ELEIÇÕES 2026
Após 12 pesquisas, Omar na frente e David em segundo sem pedir voto
Após 11 pesquisas realizadas em 2025, em um processo eleitoral antecipado como nunca se viu, o senador Omar Aziz, com pré-candidatura lançada no início do ano, obteve média de 38,6% das intenções de voto. Em segundo vem o nome que não está oficialmente na disputa, do prefeito de Manaus, David Almeida, com a média de 22,7% da preferência do eleitor. Em terceiro, empatado tecnicamente com David, está a pré-candidata Maria do Carmo, empresária do ramo da educação que tem o apoio expresso do ex-presidente Jair Bolsonaro: 22,5% das intenções de votos. O compilado das pesquisas foi realizado pela Perspectiva – Mercado e Opinião, que divulgou a própria pesquisa neste domingo (28/12). A empresa, no entanto, não considerou a pesquisa Projeta, a 12ª do ano, para o cálculo da média das intenções de voto, levantamento no qual David aparece na frente de Omar.
ESTUDOS – Neste ano, oito institutos, alguns com atuação nacional, publicaram levantamentos: RealTime 1, Iveritas, Census, Ipen, Real Time Big Data, Projeta, o novato ComuniDados e a Perspectiva. O primeiro levantamento foi feito em março, logo após Omar e Maria confirmarem pré-candidaturas.
Na última pesquisa do ano, Omar, Alberto Neto e Braga lideram
Pesquisa de intenção de voto da Perspectiva divulgada neste domingo (28/12) mostra o senador Omar Aziz à frente na corrida eleitoral para governador do Amazonas e o deputado federal Capitão Alberto Neto e Eduardo Braga liderando a disputa pelas duas vagas de senador nas eleições de 2026. No cenário com Omar, a empresária Maria do Carmo e o prefeito David Almeida, o senador chega a 39%, Maria a 23% e David 19%. Brancos, nulos, não souberam dizer totalizam 19%. No cenário 2, com o vice-governador Tadeu de Souza no lugar de David, Omar alcança 44%, Maria 29% e Tadeu 7%. Brancos, nulos e não souberam dizer aumentam para 20%. Em caso de 2º turno, considerando apenas os votos válidos, Omar vence Maria por 56,6% a 43,4% e David por 58,2% a 41,8%.
SENADO – A Perspectiva também perguntou ao eleitor a preferência do voto para o Senado: deputado federal Alberto Neto 39%, Eduardo Braga 38%, Plínio Valério 32%, o governador Wilson Lima 30%, o ex-deputados federal Marcelo Ramos 21%, Marcos Rotta 17%, Brancos, Nulos e não souberam responder 23%. A pesquisa ouviu 2.500 eleitores por telefone em todo o Amazonas, dos dias 17 a 26 deste mês de dezembro, com margem de erro de 2 pontos percentuais.
Maria do Carmo comemora números da pesquisa Perspectiva
A segunda colocação nas pesquisas de intenção de voto está animando a campanha da pré-candidata Maria do Carmo. Na avaliação da empresária, o resultado dos levantamentos estatísticos seria prova que o eleitor tem no nome dela uma opção de mudança. Além disso, a pré-candidata destaca ainda o posicionamento junto ao eleitorado na capital amazonense. Para a pré-candidata, a própria direita se mostra fortalecida no Estado, quando se leva em conta o resultado das pesquisas para o Senado, que apontam o deputado federal Alberto Neto em primeiro ou segundo lugar. Maria do Carmo acredita que estará no segundo turno das eleições de 2026 e que a rejeição menor é um diferencial na corrida eleitoral.
Mais um na fila por vaga de vice. Senador busca mulher para a chapa
Mais um nome se insinua a Omar Aziz na tentativa de ser o escolhido para vice na chapa do senador ao Governo do Amazonas: é o do presidente do PT-AM, o deputado estadual Sinésio Campos. O petista se junta ao ex-prefeito de Parintins BI Garcia e ao ex-deputado federal Marcelo Ramos, que também já se colocou à disposição para ocupar o posto ou o de candidato ao Senado, e assim como Sinésio, também na cota do PT, que deve apoiar Omar nas eleições de 2026.
PREFERÊNCIA – Para a tristeza dos pretendentes a vice, Omar entende que a melhor opção para ele é ter uma mulher de vice. Uma vice oxigenaria a campanha do experiente político, e que pelo próprio tempo na política, enfrenta relevante índice de rejeição, sobretudo junto ao eleitorado de Manaus.
TRÂNSITO
Deputado D’Angelo se envolve em acidente e nega embriaguez ao volante
O deputado estadual Cristiano D’Angelo se envolveu em um acidente de trânsito na véspera do Natal, em Manacapuru, município de reduto eleitoral do parlamentar. O veículo em que estava o deputado colidiu com a traseira de uma motocicleta de transporte individual. A passageira recebeu os primeiros atendimentos no hospital local e em seguida foi transferida para tratamento especializado em Manaus. Em nota à imprensa, o deputado nega que estivesse embriagado, que não faz uso de bebidas alcoólicas e que processará veículos de comunicação que propagaram a versão que seria, defende o parlamentar, inverídica. A assessoria de D’Angela informa que o acidente foi provocado por uma frenagem brusca feita pelo motociclista e que todo o atendimento foi prestado às vítimas e familiares.
OPERAÇÃO AURORA
MPE desarticula exploração sexual de adolescentes em regiões de garimpo
O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), desarticulou uma organização criminosa envolvida na exploração sexual de adolescentes em regiões de garimpo, na calha do Rio Madeira, Região Sul do Amazonas. A primeira fase da operação Aurora, que contou com o apoio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil, cumpriu mandado de prisão, além de medidas cautelares para a preservação de provas e à proteção das vítimas. A investigação continua e corre em segredo de Justiça.
DESEMPENHO
Amazonas registra 2º maior crescimento econômico do País
O Índice de Atividade Econômica Regional, medido pelo Banco Central, aponta que o Amazonas obteve o segundo maior crescimento do País. A alta, segundo matéria publicada pelo Portal BNC Amazonas, parceiro da COLUNA DO CRISTO, foi de 5,7% na comparação com outubro de 2024, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, que contabilizou avanço de 7%. O desempenho colocou o Amazonas entre os destaques nacionais do levantamento, que acompanha mensalmente a atividade econômica nos Estados.
REFERÊNCIA – O resultado amazonense puxou a Região Norte, que apresentou a maior variação percentual entre as demais regiões do País, com crescimento de 3,2% no período. Para mais informações, acesse bncamazonas.com.br.
8 DE JANEIRO
Organização a qual Bolsonaro quis apelar reconhece tentativa de golpe
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), reconheceu que houve tentativa de golpe de Estado no Brasil, que culminou com os atentados à sede dos Três Poderes, no 8 de Janeiro de 2023. O relatório da Comissão é um balde de água fria, ou pior que isso, uma pá de cal nas pretensões do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por liderar a trama golpista, em obter apoio internacional para o discurso de que ele é vítima de perseguição política. Em fevereiro, Bolsonaro se reuniu com o relator do documento, Pedro Vaca Villareal, com esse intuito, esforço que agora se mostra ter sido em vão.
CONCLUSÃO – “A Relatoria entende que o Brasil passou por tentativas deliberadas de deslegitimar os resultados eleitorais internacionalmente reconhecidos do período eleitoral de 2022, além do planejamento e da tentativa de execução de um golpe de Estado”, afirma trecho do relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.
FRASE DO DIA
“A falta de uma resolução completa desse passado ditatorial levou à sobrevivência de atitudes autoritárias”
PEDRO VILLAREAL, DIRETOR DA OEA
(Trecho do relatório que reconhece tentativa de golpe de Estado no Brasil, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro)
