David Almeida reúne prefeitos e bancada para discutir repasses
O prefeito de Manaus, David Almeida, se reúne nesta sexta-feira (12/12) com prefeitos do interior do Amazonas e integrantes da bancada do Estado no Congresso Nacional. O grupo discute os repasses de recursos federais e o cofinanciamento da União com as prefeituras para a execução de serviços essenciais. Levantamento inédito realizado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) revelou que a maioria dos municípios brasileiros, sobretudo os da Região Norte e Nordeste, recebem menos do que têm direito. Manaus, por exemplo, está entre as últimas das mais de 5 mil cidades brasileiras que tiveram os repasses analisados no estudo da FNP. Em termos gerais, a capital amazonense recebe menos recursos que 92% dos municípios brasileiros, considerando tamanho populacional e o quanto gera em impostos.
MOVIMENTO – O estudo foi apresentado a David Almeida semana passada, na sede da FNP em Brasília. O prefeito está entre as lideranças políticas que darão início a esse movimento pela revisão nos valores transferidos aos governos municipais. A Associação Amazonense de Municípios está envolvida na mobilização dos prefeitos para a reunião em Manaus.
Em propaganda do PSD, Omar destaca feitos de quando foi governador
O senador Omar Aziz, pré-candidato ao Governo do Amazonas, utilizou a propaganda partidária do PSD, legenda que ele preside no Estado, para destacar feitos da gestão dele como governador. Na propaganda que foi ao ar, Omar destaca que em quatro anos, construiu 30 mil moradias populares; ampliou a rede de ensino com mais 24 escolas de tempo integral; na segurança dobrou o número de delegacias com funcionamento 24 horas e implantou o Programa de policiamento ostensivo Ronda no Bairro; além de avançar com as obras do que seria o Hospital Delphina Aziz, além
de construir outras 23 unidades de saúde em Manaus e no interior do Estado.
Deputado Daniel sobe o tom e afirma que vereador Salazar é traidor de farda
O deputado estadual Daniel Almeida subiu o tom no embate contra o vereador de Manaus Sargento Salazar, o principal opositor à gestão do irmão do deputado, o prefeito de Manaus, David Almeida. Daniel afirmou em discurso no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) que Salazar é criminoso, “traidor de farda”, que como policial militar se corrompeu ao tráfico e que divulgaria crimes que o vereador, oriundo da Polícia Militar, teria praticado no exercício da atividade policial. Segundo Daniel, há fortes indícios de que as empresas e patrimônio adquiridos por Salazar têm origem ilícita. O deputado estadual Delegado Péricles, do mesmo partido de Salazar, o PL, saiu em defesa do vereador. No plenário da Assembleia, afirmou que Salazar incomoda porque fiscaliza a gestão municipal.
Câmara recebe selo de transparência de associação de tribunais de contas
A Câmara de Vereadores de Manaus recebeu o selo prata de transparência, reconhecimento concedido à casa legislativa pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, a Atricon, durante a 4ª Edição do Programa Nacional de Transparência Pública 2025. Nesta edição, mais de dez mil portais de órgãos públicos foram avaliados, envolvendo um trabalho conjunto de mais de dez mil pessoas, incluindo 500 técnicos dos 33 Tribunais de Contas do País. Do total, 2.912 portais foram certificados: 998 com Selo Diamante, 1.082 com Selo Ouro e 832 com Selo Prata, categoria na qual a Câmara de Manaus se destacou.
AVANÇOS – O grande salto no nível de transparência, de 54% na avaliação em 2024 para os atuais 78% na atual gestão, presidida pelo vereador David Reis, foi determinante para que a Câmara conquistasse o reconhecimento. “Avançamos muito em menos de um ano e no próximo ano queremos a excelência, priorizando o acesso à informação e o respeito ao cidadão”, destaca o presidente.
Câmara aprova PL que protege famílias mais vulneráveis com dívidas de energia
A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 4756/23, que proíbe cobrança por protesto em cartório de contas de energia elétrica no valor de até um salário mínimo. E se o débito for maior, que o protesto não seja feito antes de 90 dias de inadimplência. O projeto foi relatado pelo deputado federal Sidney Leite, que ampliou a proteção do consumidor em caso de valores maiores que o de um salário mínimo. Segundo o parlamentar, o objetivo da proposta é dar alguma proteção às famílias mais vulneráveis. “Muitos dos cidadãos que atrasam o pagamento da conta de energia elétrica encontram-se em situação de vulnerabilidade econômica. O protesto imediato dessas dívidas agrava a condição, pois gera custos cartoriais que dificultam ainda mais a regularização do débito”, destaca o deputado amazonense.
TRÂMITE – O PL 4756/23 ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores em votação plenária.
NOVOS NEGÓCIOS
Zona Franca de Manaus encerra 2025 com atração de 78 novos fabricantes
O polo industrial da Zona Franca de Manaus encerra 2025 com 78 novos fabricantes, que devem instalar as linhas de produção no prazo de três anos. Os projetos foram aprovados nas reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS) neste ano e juntos projetam a geração de mais 3.081 novos postos de trabalho. Nesta quinta-feira, a autarquia que gerencia a política de incentivos fiscais realizou a última reunião de 2025, quando foram aprovados 61 projetos industriais e de serviços, dos quais 29 de implantação, com projeção de R$ 1,2 bilhão em novos investimentos no polo industrial da capital amazonense.
GESTÃO – Na mesma reunião, o CAS aprovou medidas de aprimoramento da governança da Suframa. Dentre elas, diretrizes para a construção do Plano Estratégico Institucional 2027-2032, baseadas em três eixos: incentivos e inovação produtiva; integração regional com foco na interiorização do desenvolvimento e fortalecimento de cadeias produtivas; e governança com eficiência e melhoria contínua.
REAÇÃO DO STF
Dura pouco manobra da Câmara para salvar mandato de Carla Zambelli
Poucas horas após a Câmara dos Deputados votar pela manutenção do mandato da deputada federal Carla Zambelli, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes derrubou a decisão e manteve a perda do mandato da parlamentar. Zambelli foi condenada pelo STF em duas ações, com penas que somam 16 anos de prisão e perda do mandato eletivo. Em julho ela fugiu para os Estados Unidos e depois para a Itália, onde está presa, para não cumprir a pena. A Câmara, ao invés de cumprir a decisão da Suprema Corte, protelou até esta semana, colocando o caso para votação do plenário. Os deputados amazonenses Capitão Alberto Neto, Fausto Junior e Pauderney Avelino votaram em favor de Zambelli.
EXTRADIÇÃO – Na Itália, a parlamentar aguarda decisão do pedido de extradição feito pela Justiça brasileira. O ministério público italiano já se manifestou pela extradição.
FRASE DO DIA
“Nós não queremos guerra na América Latina, somos uma zona de paz”
LULA, PRESIDENTE DA REPÚBLICA
(Em conversa por telefone com o presidente Donald Trump, sobre ameaça de intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela)
“Hoje eu encerro um ciclo que marcou profundamente a minha vida… mas agora preciso contribuir em outra trincheira”
CARLOS BOLSONARO, VEREADOR DO RIO DE JANEIRO
(Em discurso de despedida do filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro, que disputará o Senado pelo Estado de Santa Catarina)
