ELEIÇÕES 2026
O checklist do vice-governador do Amazonas Tadeu de Souza para 2026
Maior exposição na mídia, viagens ao interior do Estado, ampliação do arco de aliança com lideranças políticas, trânsito nas estruturas da administração, plano de governo com prioridades definidas. Esse é o checklist do vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, que se prepara para assumir o comando do Estado a partir de abril, caso o governador Wilson Lima deixe o cargo para disputar vaga ao Senado nas eleições do próximo ano. “Seria uma irresponsabilidade minha se eu não estivesse nesse estado constante de preparação”, tem dito Tadeu em manifestações públicas, deixando claro que conta com a possibilidade de se tornar governador. E caso aconteça, já avisou. Que vai se cercar de técnicos com capacidade de fazer muito em pouco tempo, porque apesar dos acertos que aponta no Governo do qual faz parte, quer imprimir a própria marca.
LEGENDA – No checklist de Tadeu falta definir em que partido segue no ano que pode ser o divisor de água na curta carreira política dele. Permanece no Avante ou se filia ao PDT, que passa a ser controlado a partir de janeiro pelo grupo que integra? Ele também tem na mesa a proposta do União Brasil, presidido no Estado pelo governador Wilson.
Aceno aos servidores públicos e negação ao carreirismo político
O vice-governador Tadeu de Souza fez um aceno aos servidores públicos do Amazonas. Por meio das redes sociais, Tadeu diz que está no cargo com o intuito de servir às pessoas, e não para ser carreirista político. O vice-governador é servidor público concursado há mais de 20 anos. “Deus me abençoou e me colocou na posição em que eu estou hoje, de vice-governador, de ajudar as pessoas. Eu sou alguém que, antes de ser político, estava no serviço público; portanto, minha atividade é servir. E, quando passar esse período em que eu estou como político, vou continuar servindo. Eu acredito que o verbo é esse: servir”.
Grupo liderado por David Almeida amplia força partidária própria
O grupo liderado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, está investindo no aumento da própria força partidária, que não dependa de terceiros. O projeto é ampliar o número de cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), além das quatro atuais, todas do Avante; eleger pelo menos um deputado federal; e, quem sabe, um senador. Nesse sentido, o grupo já conta com o Avante, presidido por David Almeida no Estado; comanda o Agir e o Democracia Cristã, o DC; e a partir de janeiro, o secretário de Limpeza Pública de Manaus, Sabá Reis, assume a presidência estadual do PDT.
RETROSPECTO – Em 2024, o grupo montou a Coligação Avante, Manaus, composta por Avante, Agir, DC, PSD e MDB, reelegendo David Almeida com 54,59% dos votos válidos.
Maria do Carmo vai à tríplice fronteira defender projetos de desenvolvimento
A pré-candidata ao Governo do Amazonas Maria do Carmo foi longe no Estado neste fim de semana, Ela esteve no extremo Oeste, nos municípios Tabatinga e Benjamin Constant, na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. Em Tabatinga, a pré-candidata do PL se reuniu com lideranças indígenas, de jovens e comunitárias, oportunidade em que apresentou projetos para o desenvolvimento da região. Maria do Carmo está percorrendo municípios da Calha do Rio Solimões e a meta é visitar todas as 61 cidades do interior amazonense até a campanha oficial. A pré-candidata ganhou motivação adicional nas últimas semanas, com o crescimento dela nas pesquisas de intenção de voto, na disputa com o outro pré-candidato a governador declarado, o senador Omar Aziz.
PLANALTO
Maioria prefere Michelle ou Tarcísio de Freitas como candidato da direita
Apenas 8% dos eleitores acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro fez bem ao escolher o filho, o senador Flávio para enfrentar Lula nas eleições de 2026. Seguindo a pesquisa de intenção de voto realizada pelo Datafolha, 22% preferem a ex-primeira-dama Michelle para representar o campo da direita nas urnas. Entre os bolsonaristas mais fieis, ela é a preferência de 35%. Outros 20% dos ouvidos pela pesquisa realizada dos dias 1 a 4/12 dizem que o melhor nome para impedir o quarto mandato de Lula é o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
LIDERANÇA – Na mesma pesquisa, o presidente Lula derrota todos os adversários em segundo turno e registra a maior vantagem justamente diante de Flávio Bolsonaro: 15 pontos percentuais.
Centrão desaprova Flávio Bolsonaro e pode lançar chapa puro sangue
A decisão de Jair Bolsonaro, de indicar o filho Flávio para ser o candidato do PL à Presidência da República, também não foi bem recebida pelo Centrão, grupo de partidos com maioria dos assentos no Congresso Nacional. Republicanos, União Brasil, Progressistas, por exemplo, tinham a expectativa de que Bolsonaro apoiasse o governador de São Paulo,Tarcísio de Freitas, para a disputa presidencial contra Lula em 2026. Com a mudança, lideranças do bloco partidário já se articulam para lançar uma chapa própria, uma terceira via, com nomes apenas do Centrão. O próprio Tarcísio pode ser o cabeça de chapa do grupo, tudo dependerá do governador de São Paulo, de apoiar ou não o projeto familiar de Bolsonaro.
PARTIDOS
TSE autoriza criação da Federação Renovação Solidária
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a criação da Federação Renovação Solidária, formada pelo Solidariedade e o Partido Renovação Democrática (PRD). Com o referendo da Justiça, as duas legendas assumem o compromisso de permanecerem unificadas por pelo menos quatro anos. Na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), a federação está representada pelo deputado Felipe Souza (PRD). Na Câmara de Vereadores de Manaus (CMM), nenhum parlamentar.
NACIONAL – Com a homologação da Renovação Solidária, o País passa a contar com quatro federações partidárias registradas no TSE: Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV); Federação PSDB Cidadania (PSDB e Cidadania); Federação PSOL – Rede (PSOL e Rede Sustentabilidade) e a Renovação Solidária.
PMB passa a se chamar Democrata. Tribunal pede ajustes em estatuto
Outro partido que passa por mudança é o Partido da Mulher Brasileira, o PMB. O Tribunal Superior Eleitoral aprovou por unanimidade a mudança do nome para Democrata. A ausência de abreviação não foi vista como um problema pelo Tribunal. Recentemente, o Partido Popular Socialista (PPS) adotou o nome Cidadania. A Corte seguiu o voto do relator, ministro André Mendonça, que também impôs ajustes no estatuto, relacionados à democratização e ao funcionamento dos diretórios regionais. Um dos pontos observados, e cobrados pelo TSE, é sobre mecanismos internos de enfrentamento da violência política de gênero que o partido precisa ter.
SUPERFICIAL – Nas últimas duas décadas, partidos mudaram de nome e siglas para tentar contornar a perda de credibilidade na sociedade. A manobra tem efeito ilusório porque não alcança o modus operandi da política partidária.
EDUCAÇÃO
Secretaria se surpreende com elevado índice de presença em concurso
O índice de participação dos inscritos no concurso da Secretaria de Educação da Prefeitura de Manaus surpreendeu a organização do concurso. 78% compareceram para a realização das provas, que selecionarão 1 mil servidores para início imediato, já para o ano letivo de 2026. Outros 500 ficarão em cadastro de reserva. Mais de 70 mil se candidataram às vagas de níveis médio e superior, nas áreas administrativa, magistério (professor e pedagogo) e analista municipal.
CORREÇÃO — O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, informa que o gabarito preliminar estará disponível a partir das 15h desta segunda-feira (8/12), no portal do Instituto Consulplan. A previsão é que o resultado final seja divulgado em fevereiro de 2026.
FRASE DO DIA
“Olha, tem uma possibilidade de eu não ir até o fim. Eu tenho um preço pra isso”
FLÁVIO BOLSONARO, SENADOR
(Em declaração após participação em um culto evangélico em Brasília, neste fim de semana, sobre ser candidato à Presidência da República nas eleições de 2026)
