Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 10 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

SEGUNDA-FEIRA, 1° DE DEZEMBRO

Alerta para invasão de venezuelanos em RR e AM com ofensivas dos EUA

O governo brasileiro está em alerta crescente com a possibilidade de uma invasão de venezuelanos no País, incluindo traficantes, pela fronteira Norte, a partir de Roraima e Amazonas via BR-174. A preocupação se deve à crescente escalada militar imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao governo do ditador Nicolás Maduro, com o pretexto do combate ao narcotráfico na região. Depois de Trump anunciar que os ataques por terra contra traficantes devem começar em breve no território venezuelano, no sábado o líder norte-americano decretou o fechamento do espaço aéreo do país sul-americano. As pressões começaram há cerca de dois meses, quando a Marinha norte-americana se instalou no Mar do Caribe e passou a explodir embarcações supostamente do tráfico. No dia 11 de novembro, chegou à região o porta-aviões USS Gerald Ford, o maior e mais letal do mundo. O poderio bélico da chamada besta dos mares é maior que o das forças armadas de Maduro. O ditador tem repudiado as ofensivas e preparado a população para a iminente invasão militar.

PANO DE FUNDO – Trump alega estar combatendo o envio de drogas aos Estados Unidos a partir da Venezuela, mas a maior parte da droga consumida pelos norte-americanos chega por terra e pelo Pacífico. Controlar a Venezuela, na verdade, é ter nas mãos as maiores reservas de petróleo do mundo.

Avião VIP de Maduro voa para fronteira com RR e levanta suspeita de fuga

Neste fim de semana, o Airbus A-319, com a matrícula YV2984, operado pela Conviasa, companhia aérea do Governo de Nicolás Maduro, saiu de Caracas, a capital Venezuelana, e pousou no Aeroporto de Santa Elena de Uairén. O local fica a cerca de 10 quilômetros da fronteira com o Brasil, a partir do Estado de Roraima. A rota foi rastreada pelo ADSB Exchange e segundo o site, o Airbus é descrito como uma aeronave VIP do governo venezuelano, utilizado em viagens oficiais de Maduro. Em 2020, foi alvo de sanções dos Estados Unidos e pode ser apreendido em solo americano ou de países aliados.

DITADOR EM FUGA? – A movimentação levantou suspeitas de uma eventual fuga do ditador justamente no momento em que o presidente norte-americano Donald Trump dá todos os indícios de que se prepara para invadir a Venezuela.


ELEIÇÕES 2026
David acompanha Omar de perto mesmo sem pré-campanha nas ruas

O prefeito de Manaus, David Almeida, está muito bem posicionado na disputa pelo Governo do Amazonas. Mesmo sem ter se lançado pré-candidato – até aqui afirma que apoiará o senador Omar Aziz para o cargo -, aparece próximo do senador, seja junto ao eleitorado de Manaus ou do interior do Estado, onde Omar é mais forte e está fazendo pré-campanha desde março. É o que revelam os números divulgados pelo Instituto Ipen, em pesquisa de intenção de voto encomendada pelo consórcio de sites e portais G6 e que incluiu David entre as opções apresentadas aos entrevistados. No principal cenário simulado da pesquisa estimulada, com todos os principais nomes ao Governo do Amazonas, Omar registra 42,65%, David 33,78%, a empresária Maria do Carmo 19,27% e o vice-governador Tadeu de Souza, 4,30%.

ELEITORADO – Na divisão dos votos, Omar lidera em Manaus e no interior do Estado, mas com David Almeida acompanhando de perto. Na capital amazonense, Omar 27,90%, David 25,30% e Maria do Carmo 20,70%. No interior, Omar 40,40%, David 27% e Maria do Carmo 14,20%. Nas últimas eleições majoritárias, Manaus respondeu por 60% dos votos válidos.

Metade da atual bancada do Amazonas não figura no Top 10 da Pesquisa Ipen

Outro dado curioso que chamou atenção na pesquisa Ipen/G6 foi a disputa pelas oito vagas de deputado federal. No Top 10 dos mais citados pelos eleitores entrevistados, metade (4) da atual bancada não figura. Ao contrário disso, nessa lista entram dois vereadores de Manaus, Sargento Salazar e José Ricardo; um deputado estadual, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALAM), Roberto Cidade; dois ex-prefeitos de Manaus, Arthur Neto e Alfredo Nascimento; e o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, o quase senador na eleição de 2022. Salazar desponta na liderança e Amom, que disputará a reeleição, aparece em segundo, ambos com intenções de voto na casa dos dois dígitos.

TOP 10

Sargento Salazar – 20%
Amom Mandel – 13,1%
Roberto Cidade – 6,7%
Arthur Neto – 6,6%
José Ricardo – 5,5%
Silas Câmara – 5,5%
Saullo Vianna – 4,9%
Alfredo Nascimento – 4,7%
Átila Lins – 4,5%
Coronel Menezes 3,6%

Maria do Carmo visita municípios e promete desenvolver o Agro

A pré-candidata do PL ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, aproveitou o fim de semana para visitar municípios do interior do Estado. Na noite de sexta-feira (28/11), Maria se reuniu com empresários e lideranças políticas em Manacapuru. Em encontro com jovens do município, discutiu temas como fomento ao empreendedorismo. No sábado, a pré-candidata esteve na comunidade agrícola Novo Remanso. Localizada no município de Itacoatiara, é uma das mais importantes do Estado. Na oportunidade, Maia do Carmo discutiu melhorias para a logística de escoamento da produção de abacaxi. Os produtores de Novo Remanso respondem por 70% da colheita da fruta no Estado, atividade desempenhada por aproximadamente 1,3 mil famílias.

PLANO DE GOVERNO – “Esses trabalhadores não têm apoio na produção dessa joia que é o abacaxi. No nosso projeto de governo vamos ter o olhar voltado à agricultura familiar e incentivar o Agro no Amazonas”.


Governador cria expectativa sobre anúncio de benefícios à Educação

O governador do Amazonas, Wilson Lima, criou expectativa aos professores no fim de semana. Na manhã desta segunda-feira (1º/12), informou que anuncia medidas para a educação, direcionadas aos profissionais que atuam na rede pública de ensino. As ações, segundo o governador, serão apresentadas em coletiva de imprensa na Sede do Governo e têm o objetivo de valorizar a categoria, reconhecer o trabalho desenvolvido nas unidades escolares e ampliar o alcance das políticas educacionais. Como em todo fim de ano, os profissionais da Educação também nutrem a expectativa pelo pagamento do abono Fundeb. Na semana passada, o prefeito de Manaus, David Almeida, confirmou que pagará o benefício aos profissionais da educação municipal em janeiro.


DISPUTA DO DUODÉCIMO
Depois do Tribunal de Justiça, MP também pede aumento de repasses

Primeiro foi o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), agora é o Ministério Público do Estado (MPAM) que pede ao Estado aumento do repasse financeiro, o chamado duodécimo, para o exercício do próximo ano. Durante visita à Assembleia Legislativa (ALE-AM), a Procuradora-Geral de Justiça, Leda Mara, confirmou que a Instituição que comanda também está solicitando aumento do repasse constitucional atual, de 3,6% para 3,9%. Segundo a Procuradora, o percentual do duodécimo destinado ao MPAM não é atualizado há pelo menos quatro anos.

EXPANSÃO – O aumento do repasse do duodécimo é apontado como necessário para garantir a manutenção das atividades do Ministério Público em Manaus e a própria expansão que a Instituição obteve no interior do Estado. A mesma justificativa é utilizada pelo Tribunal de Justiça, que alega déficit de R$ 180 milhões nas contas de 2026 caso o repasse não seja reajustado.

Relatora do Orçamento do Estado coloca panos quentes em cobranças

A deputada estadual Alessandra Campelo, relatora do Orçamento do Estado para 2026, relativizou a crise entre o Tribunal de Justiça e o Governo do Amazonas por conta do pedido de aumento do duodécimo. Segundo a parlamentar, houve “interpretação equivocada” das discussões sobre o tema. Ao contrário dos anos anteriores, o Tribunal de Justiça quebrou o protocolo e encaminhou diretamente à Assembleia Legislativa projeto com o pedido do aumento do duodécimo. O movimento veio após o governador Wilson Lima afirmar que poderia ajudar o Tribunal a fechar as contas deste ano, mas que não aumentaria o repasse financeiro para o próximo exercício. Diante do impasse, a turma do “deixa disso” entrou em campo, capitaneada pela relatora do Orçamento.


FRASE DO DIA

“Espero contar com os seus melhores esforços para contribuir para deter esta agressão que acontece com cada vez mais força e ameaça seriamente os equilíbrios do mercado energético internacional”

NICOLÁS MADURO, DITADOR DA VENEZUELA

(Trecho da carta enviada por Maduro à Organização dos Países Exportadores de Petróleo – Opep neste domingo – 30/11)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 3 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 5 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 6 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?