O vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, reinaugurou, nesta sexta-feira, 7/11, a escola municipal Nossa Senhora da Paz, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semed), totalmente revitalizada. Localizada na rua João Alfredo, bairro da Paz, zona Oeste, a unidade passou por uma ampla reforma estrutural e modernização de seus espaços, após 20 anos de espera.
A escola atende 852 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, distribuídos em 15 salas de aula, e conta com 25 professores e equipe administrativa e pedagógica completa.
O vice-prefeito Renato Junior destacou que a prefeitura tem intensificado as obras de revitalização nas escolas da rede municipal, alcançando mais de 80% das unidades reformadas.
“A Prefeitura de Manaus segue com um amplo programa de reformas e reconstruções das escolas. Já revitalizamos mais de 80% da rede e o nosso compromisso é continuar levando infraestrutura de qualidade para todos os bairros”, afirmou Renato Junior.
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, ressaltou que os investimentos em infraestrutura têm transformado o ambiente escolar e contribuído para a melhoria da educação na capital, refletida no avanço de Manaus no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Esses investimentos melhoram a qualidade de vida do professor e oferecem ao estudante um espaço mais propício para aprender. Desde o primeiro mandato do prefeito David Almeida, já reformamos 367 escolas. Saímos da 13ª para a 5ª colocação nacional no Ideb, resultado do trabalho de uma equipe que faz a diferença na sala de aula”, destacou Júnior Mar.
Estrutura renovada
Com 2.635 metros quadrados de área total e 1.403 metros quadrados construídos, a escola recebeu melhorias em infraestrutura, acessibilidade, conforto térmico e segurança, garantindo melhores condições de ensino e aprendizagem.
Entre as principais intervenções estão a substituição das telhas de barro por telhas termoacústicas, a reforma da cozinha e dos banheiros, e a modernização das salas de aula, que ganharam novo revestimento cerâmico, forro, rede elétrica e iluminação. Também foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado, reativado o poço artesiano e reforçada a segurança com o fechamento em alvenaria e novas grades de proteção.
A gestora Socorro Medeiros destacou que a reforma era um sonho antigo da comunidade, aguardado há mais de duas décadas. “Esperávamos por esta reforma há mais de 20 anos. Era difícil trabalhar durante o período chuvoso, mas nunca perdemos a esperança. Hoje, temos uma escola praticamente reconstruída, com estrutura de qualidade para nossos alunos. É um grande presente para toda a comunidade”, afirmou Socorro Medeiros.
O estudante do 2º ano, Pedro Henrique Passos, contou que ficou encantado com a nova estrutura. “A escola ficou muito legal depois da reforma. Está tudo arrumado. O que eu mais gostei foi do banheiro e do refeitório, estão muito bonitos”, disse.
A obra também incluiu pintura geral, recuperação das calçadas internas e externas, instalação de novas lixeiras e bebedouros, substituição das portas de madeira por metálicas com visor e a identificação das salas.
— — —
Texto – Alexandre Abreu/ Semed
Foto – Clóvis Miranda/Semcom e Eliton Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCzWZg e https://flic.kr/s/aHBqjCzWBC