Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Sejusc leva serviços para povos originários da Vila Canumã, em Borba
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Sejusc leva serviços para povos originários da Vila Canumã, em Borba
Executivo

Sejusc leva serviços para povos originários da Vila Canumã, em Borba

Redacao 2 semanas atrás
Compartilhar
Compartilhar

A ação itinerante beneficiou 630 pessoas com acesso à cidadania

Foto: Divulgação/Sejusc

Com o propósito de aproximar serviços públicos e garantir direitos às comunidades tradicionais, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) levou, na segunda-feira (03/11), uma série de serviços à Vila Canumã, em Borba (a 151 quilômetros de Manaus). A ação beneficiou 630 pessoas, todas pertencentes aos povos originários da região, promovendo acesso à cidadania e valorização cultural.

Durante a programação, foram realizados atendimentos de cadastro, regularização e correção do Cadastro de Pessoa Física (CPF); declaração de hipossuficiência para emissão gratuita da segunda via de certidões de nascimento e casamento; além de serviços voltados para crianças, adolescentes, mulheres e pessoas idosas. Também houve atendimentos jurídicos e psicológicos, reforçando o compromisso integral às comunidades.

Fotos: Divulgação/Sejusc

A iniciativa contou com a participação de diversas secretarias executivas da Sejusc, entre elas a de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), a Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), a de Cidadania (Secid) e a de Políticas para as Mulheres (SEPM), que uniram esforços para garantir que cada atendimento refletisse acolhimento e respeito às necessidades da população local.

Para a secretária Jussara Pedrosa, levar os serviços da Sejusc até comunidades como a Vila Canumã é garantir que a cidadania chegue a todos, inclusive as quem vive longe dos grandes centros e o acesso aos atendimentos se torna um pouco mais difícil.

“Essa ação representa o cuidado e respeito que devemos ter com todos, reconhecendo o direito dessas pessoas e valorizando sua história. Cada ato realizado é uma forma de inclusão e dignidade, e é isso que nos move a continuar expandido essas iniciativas por todos o Estado”, pontua.

Fotos: Divulgação/Sejusc

Cidadania e acolhimento

Entre os serviços mais procurados estavam a emissão da declaração de hipossuficiência, documento essencial para a obtenção gratuita do Registro Civil de Nascimento (RCN), e a regularização do CPF, em parceria com o Pronto Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal.

As mulheres da comunidade receberam orientações sociais, jurídicas e psicológicas, além de informações sobre os serviços permanentes oferecidos pela SEPM. Já as pessoas idosas tiveram acesso ao programa Empreender no Envelhecer, que oferece microcrédito a quem tem ou deseja iniciar um pequeno negócio, a partir dos 45 anos.

Assuntos Agência Amazonas, Capa, Capa 2, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Amazonas avança em agenda de negociações bilaterais na COP30 para ampliar iniciativas ambientais

Por Redacao 1 hora atrás

Hospital Delphina Aziz realiza mais três transplantes em um único dia

Por Redacao 1 hora atrás

Governador Wilson Lima inaugura primeira etapa da nova AM-010 e destaca avanços sociais e econômicos para oito municípios

Por Redacao 5 horas atrás

PC-AM apreende mais 23 quilos de drogas escondidas em um colchão e prende mulher em flagrante em Amaturá

Por Redacao 6 horas atrás

Espetáculo ‘Rede de Memórias’ emociona público ao reviver tradições e afetos da cultura amazonense

Por Redacao 6 horas atrás

Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado

Por Redacao 6 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?