A pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo, voltou a criticar o desempenho do Amazonas em indicadores cruciais, como o de segurança pública. Novo indicador coloca o Estado mais uma vez em último lugar.
“O ranking nacional de segurança patrimonial, que mede o quanto os bens, prédios e pessoas estão protegidos contra roubos e invasões, mostra onde o cidadão vive mais protegido. E o Amazonas está no fim da lista. Infelizmente, isso já não é exceção, está virando regra”, afirmou Maria do Carmo, fazendo referência ao levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Segundo o estudo, o Amazonas está em último lugar entre os Estados em segurança patrimonial. Nesse ranking, Santa Catarina é o melhor colocado, seguido por Minas Gerais (2º colocado) e Tocantins (3º).

O índice mede o número de roubos a cada grupo de 100 mil habitantes. Santa Catarina registra 73 e o Amazonas 721. No Rio de Janeiro e em São Paulo, que são comumente conhecidos como Estados violentos, os índices são, respectivamente, 620 e 420.
Ainda na segurança pública, Maria do Carmo lembra dos dados apresentados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, pelo qual o Amazonas é o 9º Estado com a maior taxa de mortes violentas intencionais, enquanto Manaus é a 7ª capital mais violenta do País.