SEXTA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO
Violência contra a mulher assombra o Amazonas com quase 40 mil casos
Por mais um ano, o Amazonas registra elevado índice de violência contra as mulheres: 38.210 processos foram abertos pelo Judiciário amazonense, em Manaus e nos 61 municípios do interior com base na Lei Maria da Penha. Considerando que o Estado tem uma população estimada de 4,3 milhões de habitantes, que desse total aproximadamente metade é formada por mulheres e cada processo se refere a uma vítima, a relação é de um processo para cada grupo de 56 mulheres. Em todo 2024, apurou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) a pedido da Coluna, 38.730 mulheres buscaram a Justiça contra seus agressores. Mas os números podem ser ainda maiores. Nem todos os casos são denunciados. No ranking nacional, o Estado figura na incômoda e vergonhosa terceira posição da violência de gênero, incluindo ameaças e lesão corporal. Na maioria das vezes, as vítimas são negras e heterossexuais, agredidas física ou psicologicamente por companheiros ou ex-companheiros no próprio ambiente familiar.
JUSTIÇA – Apenas nesta semana, o Tribunal de Justiça tinha como meta julgar pouco mais de 2 mil processos baseados na Lei Maria da Penha, em mutirão da Semana Justiça pela Paz em Casa, que terminou nesta sexta-feira (28/11).
ELEIÇÕES 2026
Ipen aponta Omar na frente em todos cenários para o Governo do Estado
Pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Ipen aponta a liderança do senador Omar Aziz na disputa pelo Governo do Amazonas. Nós cenários simulados, o senador vence três nomes dos mais cotados: a empresária e pré-candidata Maria do Carmo, o vice-governador Tadeu de Souza e o prefeito de Manaus, David Almeida, ainda que este tenha declarado que não tem plano de disputar as eleições de 2026. A pesquisa, encomendada pelo consórcio de sites G6, ouviu 1.504 eleitores, em Manaus e mais 11 municípios do interior, dos dias 14 e 24 deste mês de novembro.
CENÁRIOS – Na primeira simulação, com todos os nomes oferecidos ao eleitor, Omar chega aos 42,65%, David a 33,78%, Maria do Carmo 19,27% e Tadeu aos 4,30% dos votos válidos. No cenário 2, sem Tadeu, Omar anota 43,61%, David 33,61% e Maria 22,75%. No terceiro cenário, sem David, Omar dispara. É preferência de 60% dos entrevistados, Maria cresce para 31% e Tadeu chega a 8,15%, também dos votos válidos. Mais informações no Portal BNC Amazonas, parceiro da COLUNA DO CRISTO, integrante do consórcio G6. Acesse bncamazonas.com.br.
Pesquisa CNT deixou bolsonaristas com as barbas de molho
Nesta semana, pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) fez o bolsonarismo, como diz o dito popular, colocar as barbas de molho. Na consulta ao eleitor em todo o País, o líder do campo da direita, o ex-presidente Jair Bolsonaro está com popularidade em queda. Em relação à pesquisa realizada em setembro, a intenção de voto espontânea de Bolsonaro caiu três pontos percentuais, de 20,5% para 17,5% após a prisão dele pela trama golpista. E a rejeição ao ex-presidente também piorou, passando de 40% para 43%.
EMBATES – Na disputa pelo Governo do Amazonas, o líder nas pesquisas Omar Aziz tem como adversária declarada a candidata do próprio Bolsonaro, Maria do Carmo. Para o Senado, o líder nas pesquisas, mas sem tanta folga, o senador Eduardo Braga é seguido por outros dois bolsonaristas: o deputado federal Capitão Alberto Neto e o senador Plínio Valério. Ou seja, três candidatos para as duas vagas que estarão em disputa nas próximas eleições.
David e Renato dão início a viaduto e confirmam novos projetos
Com recurso novo em caixa, o prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice e secretário de Infraestrutura Renato Junior deram ordem de serviço para o início das obras do Complexo Viário Passarão, na Zona Oeste (entroncamento das avenidas Brasil com Coronel Teixeira – Estrada da Ponta Negra). Na oportunidade, eles também confirmaram o início de outras grandes projetos na cidade neste fim de ano. As obras do novo complexo viário, com três níveis de pistas, devem durar 18 meses, com orçamento de R$ 80,3 milhões.
PRÓXIMOS LANÇAMENTOS
DEZEMBRO 2025/JANEIRO 2026
Aquário Municipal – licitação em fase de conclusão.
Cidade do Autista.
Hospital Municipal – ordem de serviço entre dezembro/2025 e janeiro/2026.
Todos esses empreendimentos são promessas da campanha de reeleição de David Almeida. O complexo viário é o quarto da gestão e tem como desafio resolver gargalos no trânsito da Zona Oeste, região de acesso à ponte sobre o Rio Negro e ao Complexo Turístico Ponta Negra. Já a Cidade do Autista tem como meta ampliar o atendimento integrado aos autistas e o Aquário Municipal fortalece a política municipal de promoção do turismo, a partir do Centro Histórico da capital amazonense, que passa por processo de revitalização na atual gestão.
Amazonas registra a maior queda de roubo a pedestres em 10 anos
Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) mostram queda de 52% nos roubos a pedestres, a maior redução já registrada nos últimos dez anos. O resultado, aponta o Governo do Amazonas, reflete a soma de estratégias utilizadas pela segurança pública: maior quantidade de policiamento, novos equipamentos e mais tecnologia à disposição das forças de segurança. Segundo a SSP, de janeiro a outubro de 2015 foram registrados 27.604 mil roubos a pedestres no Estado. Neste ano, no mesmo período, esse número caiu para 13.241. “Isso representa que os investimentos feitos na segurança pública estão dando resultado”, destaca o secretário de segurança, Coronel Vinícius Almeida.
AVANÇO ANUAL – A redução deste ano em relação ao ano passado também é expressiva. Conforme os dados do Centro Integrado de Estatística (Ciesp), a queda é de 28%: de 18.345 para 13.241 casos.
DIREITOS
Município de Iranduba ganha nova sede do Ministério Público do Estado
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) reinaugurou a sede da Instituição em Iranduba, município da Região Metropolitana de Manaus. O prédio da Promotoria de Justiça Dr. José Maria Lopes foi completamente reformado e modernizado, oferecendo uma estrutura mais ampla, confortável e adequada para um atendimento personalizado e humanizado à população local. Presente na solenidade, o prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz, destacou a importância da entrega. “A nova sede fortalece o atendimento à população e reforça o compromisso conjunto com a Justiça e os direitos de todos os irandubenses”.
PRESENÇA – A procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, ressaltou o significado institucional da obra. “Esta entrega reafirma o compromisso do Ministério Público com uma atuação cada vez mais próxima, estruturada e preparada para responder aos desafios sociais do nosso tempo”.
TRAMA GOLPISTA
Greve na Itália adia audiência de extradição de Carla Zambelli
A greve dos servidores públicos da Itália adiou a audiência sobre o pedido da Justiça brasileira pela extradição da deputada federal Carla Zambelli, que está condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a quase 16 anos de prisão em dois processos. A expectativa da própria defesa da parlamentar é que a greve dure até esta sexta-feira (28/11) e a audiência ocorra na próxima semana. Na prática, a Corte de Apelação Italiana avaliará o requerimento do Ministério da Justiça brasileiro, a pedido do Supremo Tribunal Federal, para que a deputada cumpra a pena a qual está condenada no Brasil. Em outubro, o Ministério Público italiano se manifestou favorável à extradição.
FUGA E PRISÃO – Após as condenações no Brasil, Zambelli fugiu para a Itália, onde tem cidadania. No País, foi presa em 29 de julho e desde então está no maior presídio feminino italiano, o Rebbibia.
21
MILHÕES
de brasileiras sofreram algum tipo de violência em 2024, o que equivale a cerca de 2.400 mulheres por hora.
FRASE DO DIA
“Histórico de doenças preexistentes: Refere ser portador de demência de Alzheimer em evolução desde 2018, com perda de memória recente importante”
AUGUSTO HELENO, GENERAL DA RESERVA
(Trecho do laudo do exame feito no Comando Militar do Planalto e que embase posicionamento da Procuradoria-Geral da República – PGR pela prisão domiciliar do ex-ministro de Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal na trama golpista)
