Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 2 semanas atrás
Compartilhar
Compartilhar

QUARTA-FEIRA, 12 DE NOVEMBRO

Omar valida informações coletadas com prefeituras para plano de governo

O pré-candidato ao Governo do Amazonas, senador Omar Aziz está processando e validando os dados coletados nas reuniões temáticas que realizou nos últimos meses com secretários municipais e prefeitos do Estado. Desses encontros e do levantamento de dados reunidos por grupo de especialistas, Omar tirará a base do plano de governo que apresentará na campanha eleitoral do próximo ano. O senador antecipou o processo eleitoral em mais de um ano e desde então tem se movimentado sempre orientado por dados. Antes disso, o terreno político vem sendo preparado nos últimos anos, com a definição de emendas parlamentares voltadas, sobretudo, aos principais colégios eleitorais e às principais demandas da população interiorana.

CORPO-A-CORPO – Nos últimos meses, Omar tem se dedicado a percorrer o interior do Estado. Nas viagens, acompanha a aplicação dos recusos de emendas, que estreitam alianças com prefeitos e lideranças comunitárias.

Maria do Carmo retoma agenda de viagens ao interior do Estado

A concorrente declarada de Omar Aziz até este momento da pré-campanha ao Governo do Amazonas, a empresária Maria do Carmo retomou as viagens ao interior do Estado. Neste mês, já esteve em Parintins, Silves e Iranduba. Os próximos municípios a serem visitados serão ao longo do Médio e Alto Rio Solimões. Ao contrário de Omar, Maria do Carmo é bastante ativa nas redes sociais, com publicações diárias, centradas em críticas ao que a pré-candidata classifica como “velha política”.

PERSPECTIVA – As pesquisas de intenção de voto têm mostrado que Maria do Carmo tem espaço para crescimento entre o eleitorado e que essa tendência pode se confirmar ao passo que for se tornando mais conhecida da população.

Tadeu de Souza renova laços institucionais em visitas a poderes

O vice-governador do Amazonas Tadeu de Souza inaugurou uma agenda de visitas institucionais: semana passada, esteve com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes; e nesta terça-feira (11/11), se reuniu com a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheira Yara Lins. Em ambos os casos, o vice-governador destacou a cooperação necessária entre os órgãos e poderes. Com o TCE, Tadeu de Souza defendeu o papel do Tribunal de zelar pela correta aplicação dos recusos públicos que, segundo ele, quando é respeitado, beneficia a população. Com o Tribunal de Justiça, Tadeu defendeu o fortalecimento da cooperação entre o Executivo e Judiciário voltada à regularização fundiária, trabalho que tem beneficiado milhares de famílias em Manaus e no interior do Estado.

CENÁRIO – Em abril, Tadeu de Souza poderá se tornar governador efetivo, caso o governador Wilson Lima deixe o cargo para se candidatar nas Eleições 2026. E nas próprias eleições do próximo ano, terá o direito de disputar a reeleição.

Wilson e David na COP. Será se sobrou tempo para um tacacá juntos?

Dois dos principais personagens das eleições de 2026, independente do papel que exerçam na próxima campanha eleitoral, estiveram na COP30, em Belém: o prefeito David Almeida e o governador Wilson Lima defenderam no palco das discussões climáticas mundiais, ações que ambos desenvolvem na área ambiental, na capital amazonense e no Amazonas. O governador apresentou financiamento que o Estado teve acesso junto ao Banco Mundial em parte pela governança ambiental que exerce. O prefeito aproveitou o debate promovido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos para defender a criança de uma bolsa de crédito de carbono municipal. Com o Banco Mundial, o Município defende a ideia com projeção de captar US$ 500 milhões até 2028.

TÊTE-À-TÊTE – será se depois da lotada agenda ambiental Wilson e David tiveram tempo para tomar um tacacá e colocar a conversa em dia?

Caixa concede Selo de Gestão Ambiental à Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus recebeu o Selo Caixa Gestão Sustentável, em reconhecimento às boas práticas em Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local. Ao lado da Prefeitura de Belém, as duas cidades são as primeiras da Região Norte a receber o Selo. O prefeito David Almeida falou da importância da certificação para novos projetos do Município com parceiros nacionais, como a própria Caixa, ou internacionais, como o Banco Mundial. Com a Caixa, as administrações que detém o Selo têm acesso a financiamentos com juros menores e a melhores condições de pagamento.

GESTÃO – “Ser reconhecido por uma entidade como a Caixa Econômica Federal, que avalia o ambiental, o social e também a questão climática, nos faz crer que estamos no caminho certo”, avaliou o prefeito da capital amazonense.


CORDA BAMBA
Mais um ministro bolsonarista adia julgamento do governador de Roraima

O governador Antônio Denarium teve o julgamento de cassação do mandato de reeleição mais uma vez adiado. Desta vez foi salvo, ao menos por enquanto, pelo ministro bolsonarista do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques, que pediu vista do processo na noite desta terça-feira (11/11), noticia o Portal BNC, parceiro da COLUNA DO CRISTO. Antes disso, mês passado, o caso já havia sido suspenso, com pedido de vista do outro ministro bolsonarista, André Mendonça. Denarium é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e Nunes Marques e Mendonça foram nomeados por Bolsonaro. Denarium e o vice dele, Edilson Damião, respondem à denúncia de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Para mais informações, acesse bncamazonas.com.br.


CRIME ORGANIZADO
Ministério Público do AM assina acordo para rastreio de criptoativos

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) firmou acordo de cooperação técnica com os ministérios públicos dos Estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina para o rastreio de criptoativos. As criptomoedas são utilizadas pelo crime organizado para a lavagem de dinheiro fruto da criminalidade ou para financiar atividades ilegais como terrorismo e o tráfico de pessoas. O acordo foi firmado durante reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), em Brasília. O rastreio dos criptoativos será possível com o uso do Reactor, um software desenvolvido pela empresa norte-americana Chainalysis.

SUPORTE – O Acordo de Cooperação nº 082/2025/MP cede aos participantes licenças temporárias do software e eventuais programas similares desenvolvidos pela Chainalysis, além de treinamento de uso e suporte técnico.


SOCIAL
Viviane Lira fala das ações do Fundo Manaus Solidária na Rádio Hub

A Rádio multiplataforma Hub Amazônia, parceria da COLUNA DO CRISTO, entrevista nesta quarta-feira (12/11) a presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Viviane Pinheiro Lira. Entre os assuntos a serem abordados estão as ações de Natal, que incluem comunidades ribeirinhas da capital amazonense. O Fundo é um braço da política de assistência social da gestão municipal. Em 2024, mais de 100 organizações sociais tiveram projetos sociais financiados pelo FMS, em seleção feita por edital público. A prioridade é o apoio a projetos sustentáveis e que gerem trabalho e renda nos bairros. A entrevista é às 6h ao jornalista Ivan Brito, no Programa Fala Caboco da Rádio Hub, que tem como público-alvo as populações das zonas Norte e Leste, as mais populosas de Manaus.


FRASES DO DIA

“As tarifas Bolsonaro são uma abominação”

GAVIN NEWSOM, GOVERNADOR DA CALIFÓRNIA – EUA

(Em declaração na COP30, sobre a política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump)

“Há uma supressão de competências da Polícia Federal, a criação de mecanismos que podem dificultar a nossa atuação no enfrentamento ao crime organizado”

ANDREI RODRIGUES, DIRETOR-GERAL DA POLÍCIA FEDERAL

(Sobre o Projeto de Lei Antifacção em tramitação na Câmara dos Deputados)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 3 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 5 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 6 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?