Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Campanha antirrábica já imunizou 125 mil animais e segue com vacinação em domicílio e 39 postos fixos
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Campanha antirrábica já imunizou 125 mil animais e segue com vacinação em domicílio e 39 postos fixos
Município

Campanha antirrábica já imunizou 125 mil animais e segue com vacinação em domicílio e 39 postos fixos

Portal Amazonense 3 semanas atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal 2025 (etapa urbana), promovida pela Prefeitura de Manaus, atingiu a imunização de 125.397 animais. A programação da campanha, executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, segue até 29/12, com a vacinação em domicílio. Atualmente, o CCZ também disponibiliza o imunizante em 39 postos fixos distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

A meta da campanha, iniciada em Manaus no dia 1º/10, é a vacinação de 202.400 cães e 80 mil gatos, totalizando 282.400 animais. A vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente, sendo que podem ser imunizados animais a partir de três meses de vida e que estejam saudáveis.

De acordo com o gerente do CCZ, médico veterinário Rodrigo Araújo, os 39 postos fixos incluem clínicas veterinárias, em uma estratégia para ampliar cada vez mais as formas de acesso à vacinação antirrábica na cidade de Manaus.

“Além das clínicas veterinárias, a vacina também está disponível na sede do próprio CCZ, no bairro Compensa, zona Oeste, que disponibiliza o imunizante de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h, exceto feriados. O CCZ ainda mantém postos fixos nos centros de convivência Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, e Prefeito José Fernandes, no bairro São José, que atendem de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h, também excluindo os feriados”, informou Rodrigo Araújo.

O endereço dos 39 postos fixos, segundo informa o gerente, pode ser acessado no site da Semsa (https://bit.ly/FixosAntirrábica) ou nas redes sociais da Semsa Manaus.

Estratégias

O chefe do Núcleo de Controle Populacional Animal do CCZ, Thulio Gonçalves Silva, informa que o CCZ também estabeleceu parceria para instalar postos de vacinação em dez supermercados da rede Nova Era, que irão funcionar nesta quinta e na sexta-feira, 13 e 14/11, no horário das 8h30 às 11h30.

Os postos estarão nos supermercados: Nova Era Coroado, na avenida Cosme Ferreira, Coroado 3; Nova Era Torres, avenida Nathhan Xavier, 230, Novo Aleixo; Nova Era Grande Circular, avenida Autaz Mirim, Jorge Teixeira; Nova Era Via Norte, Monte das Oliveiras; Nova Era Viver Melhor, no Santa Etelvina; Nova Era Max Teixeira, Flores; Nova Era Alvorada, avenida Desembargador João Machado; Nova Era Dom Pedro, na avenida Dom Pedro 1, nº 1.383; Nova Era Centro, rua dos Barés, nº 425; e no Nova Era Silves, avenida Silves, bairro Crespo.

“Com as estratégias estabelecidas, a campanha iniciada no dia 1º de outubro já imunizou 81.791 caninos e 43.606 felinos. As equipes vão seguir trabalhando para a imunização dos animais até a finalização da campanha na zona urbana de Manaus”, informa Thulio Gonçalves.

Reforçando o alerta à população sobre a importância da vacinação contra a raiva, Thulio lembra que o CCZ realizou em Manaus, em janeiro deste ano, a captura de um morcego frugívero, da espécie Artibeus lituratus, que se alimenta de frutas, néctar e sementes de árvores, em que foi confirmada a infecção pelo vírus da raiva.

“Manaus não registra casos de raiva humana há 40 anos, mesmo com casos comprovados em outros municípios e Estados brasileiros nesse período de tempo. Mas a identificação do vírus da raiva em um morcego presente no ciclo urbano de Manaus, mostra que há risco. Por isso, a vacinação de cães e gatos, que convivem de forma próxima com o ser humano, é ainda mais importante para reduzir o risco de que a população venha a ter contato com um animal positivo para raiva”, aponta Thulio.

Na vacinação em domicílio, as equipes de vacinadores continuarão a percorrer os bairros da capital de segunda-feira a sábado, no período da manhã, e devidamente uniformizados. “Neste sábado, por conta do feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, as equipes não estarão atuando”, alertou Thulio.

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central. Pode ser transmitida dos animais para o ser humano por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura, quando ocorre o contato com a saliva de um animal infectado. Animais domésticos, como cães e gatos, e silvestres, em especial morcegos e macacos, são os principais transmissores.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Leia Também

NOTA

Por Portal Amazonense 14 horas atrás

NOTA

Por Portal Amazonense 14 horas atrás

Prefeitura realiza ‘Dia D’ de vacinação contra a Influenza

Por Portal Amazonense 15 horas atrás

Prefeitura de Manaus atende cinco ocorrências durante as chuvas na tarde deste sábado

Por Portal Amazonense 15 horas atrás

Prefeitura realiza mais de 20 mil atendimentos no ‘Manaus Cidadã’

Por Portal Amazonense 15 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza ação de limpeza em praças

Por Portal Amazonense 16 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?