A pré-candidata ao Governo do Amazonas sustenta que o Estado, com apelo ambiental mundial, deveria ser exemplo de gestão ambiental, mas que a própria capital está entre as 20 piores cidades do País nesse quesito.
“Uma cidade suja, mal cuidada, um verdadeiro esgoto a céu aberto”, considera Maria do Carmo ao mostrar, em vídeo publicado nas redes sociais, igarapés poluídos e falta de saneamento básico.
O Ranking do Saneamento 2025, realizado pelo Instituto Trata Brasil, aponta: 28,46% da população servida com rede de esgotamento sanitário e 22,31% dos desejos com o respectivo tratamento.
“Uma vergonha e total descaso com nossos igarapés, hoje quase todos contaminados. Resultado, uma cidade suja e a população à mercê de inúmeras doenças”, lamenta a pré-candidata.
Ainda segundo a Professora, o desleixo com a qualidade de vida das pessoas se repete por todo o Estado e somente um a cada três amazonenses têm coleta de esgoto.
“Em Parintins, onde acontece o maior festival a céu aberto do mundo com os bois Caprichoso e Garantido, até água potável falta para população”, exemplifica ao mencionar pesquisas e matérias jornalísticas que comprovam que a população consome água imprópria e com má qualidade para saúde.
“A gente precisa tirar o Amazonas do atraso. Mudar é urgente! Mudar só depende da gente!”.