Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 3 dias atrás
Compartilhar
Compartilhar

As novas missões de Renato Junior que ampliam o capital político

O vice-prefeito Renato Junior assumiu duas importantes frentes na administração de Manaus: a revitalização do Centro Histórico da capital amazonense e a conscientização da população com a limpeza da cidade, em especial com relação ao descarte correto do lixo doméstico, missões que ampliam a projeção política do vice-prefeito. No Centro, mutirão de serviços está ordenando o comércio e recuperando a infraestrutura da região. Reforma de calçadas, recapeamento de ruas, renovação da iluminação pública, além do resgate dos moradores de rua. Na sexta-feira, dia em que Manaus completou 356 anos de fundação, Renato e o prefeito David Almeida entregaram a centenária Praça dos Remédios restaurada como parte desse projeto de revitalizar a região onde a cidade nasceu. As pessoas que ocupavam a área passarão a ser atendidas pela nova casa de Passagem e Centro Pop da cidade, que serão inaugurados nesta semana, no próprio Centro.

LIDERANÇA – Na área da limpeza pública, o serviço foi intensificado em toda cidade para atenuar alagação com a chegada do inverno amazônico. Mais do que desobstruir redes de drenagem e desassoreamento de igarapés, Renato Junior assumiu a missão de liderar campanha de conscientização sobre o descarte correto do lixo. O vice-prefeito tem mostrado que o descaso entope bueiros e sufoca os igarapés.

Mergulhado, Jesus avalia trocar de partido para disputar vaga de federal

Como se diz na política, o secretário de Habitação e Assuntos Fundiários da Prefeitura de Manaus, Jesus Alves, deu uma mergulhada. Tem sido pouco visto nas agendas da secretaria, que está em vias de iniciar uma série de importantes entregas, com a conclusão de conjuntos habitacionais. Aliado do senador emedebista Eduardo Braga, Jesus avalia sair do MDB para ter mais chances de se eleger deputado federal, projeto que ele alimenta há alguns anos. Neste fim de semana, Jesus esteve em Parintins. Participou de evento promovido pela ex-vereadora e ex-candidata à prefeita do município do interior amazonense, Brena Dianná. No discurso, Jesus usou passagens bíblicas, sobre o Rei David, para falar de política. A fala deixou muitos de orelha em pé.

Oposição à David veste a carapuça e refuta rótulo de vagabundo

Entender como pessoal uma censura que não é feita diretamente. Essa é uma definição de carapuça que pode ser encontrada nos dicionários e foi como também reagiram opositores do prefeito David Almeida após a fala dele no discurso de reinauguração da Praça dos Remédios. Segundo o prefeito, os que criticam a gestão municipal ou ele não têm trabalho. “São vagabundos que acordam tarde para fazer vídeo criticando a gestão e postar nas redes sociais”. O vereador Coronel Rosses foi um dos que tomou para si as críticas, ainda que David Almeida não tenha citado nomes. Na defensiva, Rosses refutou as palavras do prefeito e disse que ele tem uma história de trabalho na Polícia Militar.

Salazar volta a usar a patente policial para ganhar exposição nas redes

O vereador de Manaus Sargento Salazar tem utilizado a função de policial militar que ele exerceu até 2024, antes de entrar na política, para ganhar popularidade. No fim de semana, voltou ao estilo justiceiro, aquele que resolve problemas pessoalmente, na força e na raça. Abordou usuários de drogas que utilizam uma estrutura da Águas de Manaus para alimentar o vício e fazer o local de base para assaltos a moradores da região. Armado, Salazar abordou os usuários, tomou a droga, a destruiu e exigiu que eles deixassem o local. Para a platéia que ele fala, das redes sociais e aos que estão descrentes com as instituições públicas, sucesso. Para a ordem pública, a solução dada pelo vereador é paliativa, não resolve o problema social que é estrutural.

DEVER FUNCIONAL – Como legislador, Salazar não demonstra estar preocupado de fato com os problemas que ensaia combater à força. Não se tem notícia de projetos dele que ajudem o poder público com ideias, propostas ou mesmo recursos de emenda parlamentar.


ELEIÇÕES 2026
Maria do Carmo critica fala de Lula: “Que País é esse?”

Atenta ao cenário político, a pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL, Maria do Carmo, critica a desastrosa fala do presidente Lula durante viagem à Malásia. No país asiático, disse que o traficante de droga é vítima do usuário. “Enquanto o brasileiro sofre com o avanço do crime, o governo fecha os olhos e passa pano para bandido”. Segundo ela, o Amazonas precisa de liderança que defenda o cidadão. Maria do Carmo estende as críticas que faz ao presidente da república aos candidatos no Amazonas apoiados por Lula: os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, o primeiro ao Governo do Amazonas e o segundo, candidato à reeleição ao Senado. Segundo ela, todos estariam alinhados com “uma lógica que enfraquece a lei, a família e os valores cristãos e fortalece o crime organizado”. Em vídeo nas redes sociais, Maria do Carmo também refuta a fala do prefeito David Almeida, que classificou a oposição de vagabunda.


PATRIMÔNIO
Braga revela que torre da Igreja São Sebastião corre risco de desabamento

A torre de uma das mais tradicionais igrejas de Manaus, a São Sebastião, templo religioso que dá nome ao largo onde está localizado o Teatro Amazonas, corre o risco de desabamento. O grave problema foi revelado pelo senador Eduardo Braga, durante reinauguração da Praça dos Remédios, que foi restaurada pela Prefeitura de Manaus. Segundo Braga, durante o atual restauro da São Sebastião, um problema de engenharia foi detectado na torre da igreja que a coloca em risco. Por conta disso, o senador afirmou que ele está destinando R$ 7 milhões para a conclusão do restauro, com a correção de engenharia na estrutura da torre de forma emergencial.

REMÉDIOS E MATRIZ – Parte do recurso da emenda também será utilizada para restauro da Igreja dos remédios e para a continuidade de obras de reforma na Igreja Matriz.


INDÚSTRIA
Chuvas acima da média são alívio para logística do polo industrial da ZFM

A vazante aquém do esperado neste ano foi um alívio para a indústria da Zona Franca de Manaus (ZFM). Ao contrário dos últimos dois anos, quando os rios da região registraram vazante severa e histórica em mais de 100 anos de medição, neste os fabricantes puderam afrouxar os planos de contingência logística para que não faltassem insumos nas linhas de produção neste final de ano e início de 2026. Praticamente todo o insumo importado utilizado nas fábricas da ZFM, sobretudo pelas multinacionais, vêm da China. O verão amazônico de 2025, com índice pluviométrico acima da média, garantiu a navegabilidade aos navios cargueiros em toda a extensão do Rio Amazonas, do Oceano Atlântico até Manaus. A normalidade da navegação afasta o risco de desabastecimento de produtos no melhor período de vendas para a indústria. Com linhas de produção operando em até três turnos, os empregos de dezenas de milhares de trabalhadores também estão garantidos.

MEDIÇÃO – Nesta segunda-feira (27/10), segundo medição do Porto de Manaus, a cota do Rio Negro está em 19,33 metros. Na mesma data do ano passado, registrava sete metros a menos, marcando 12,33. Em 2024, a menor cota foi verificada em 4 de novembro: 12,17 metros. A partir disso, o Rio Megro iniciou o processo de cheia com o inverno amazônico.

Empresas de navegação cobram a abusiva Taxa de Pouca Água

Apesar da boa navegabilidades dos rios Amazonas e Negro neste ano, as empresas de navegação que atendem o comércio e a indústria em Manaus mantiveram a chamada Taxa de Pouca Água, que de taxa não tem nada. O valor adicional praticamente triplica os custos de importação de contêiner. O Ministério Público e o Procon investigam a cobrança abusiva. Provocada pelo deputado federal Pauderney Avelino e líderes empresariais do Amazonas, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) abriu inquérito para investigar a prática. O fato é que até o momento os valores abusivos continuam sendo cobrados e um novo inverno amazônico já se inicia sem que se tenha dado um basta ao problema.


FRASES DO DIA

“Achamos que, a longo prazo, é benéfico para o Brasil nos tornar seu parceiro de escolha e comércio, em vez da China”

MARCO RUBIO, SECRETÁRIO DE ESTADO DOS EUA

(Em entrevista à imprensa após viagem a Israel)

“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral”

LULA, PRESIDENTE DO BRASIL

(Após encontro com o presidente norte-americano, quando discutiram fim das barreiras tarifárias e sançòes econômicas à autoridades brasileiras)

“Ele é um cara muito vigoroso, fiquei muito impressionado com ele. Hoje é aniversário dele? Transmita a ele os meus parabéns”

DONALD TRUMP, PRESIDENTE DOS EUA

(Em entrevista a jornalistas durante embarque na Malásia, de volta para os Estados Unidos)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 13 horas atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 dia atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 5 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 6 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?