Omar, Braga e Saullo na dianteira das ações da pré-campanha no interior
Os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga e o deputado federal Saullo Vianna tomaram a dianteira da pré-campanha eleitoral no interior do Estado. Com pesado investimento em emendas parlamentares e frequente corpo a corpo nos principais colégios eleitorais, o trio dá o tom do que será a campanha em 2026, na chapa que têm Omar como pré-candidato ao Governo do Amazonas, Braga na disputa pela reeleição ao Senado e Saullo também em busca da reeleição na Câmara dos Deputados. Em praticamente todo fim de semana, o trio está junto, ou mesmo separado, nas principais cidades do interior amazonense: Coari, Tefé, Novo Airão, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins são alguns dos municípios por onde o grupo já esteve recentemente. Em todos eles, inaugurações e acompanhamento de obras, realizadas pelo Governo Lula ou com recursos de emendas. Na terra de Garantido e Caprichoso, os parlamentares anunciaram mais R$ 200 milhões em emendas para a cidade.
ALIANÇAS – O PSD de Omar, o MDB de Braga e o PT de Lula devem estar juntos em 2026. Saullo é do União Brasil, que agora compõe a Federação União Progressista, mas o deputado deve mudar de partido no próximo ano e fazer parte da aliança em torno do projeto dos dois senadores.
Em nova pesquisa, Omar mantém liderança; Maria registra crescimento
Pesquisa Direto ao Ponto, divulgada nesta segunda-feira (20/10), mostra liderança do senador Omar Aziz, com 42% das intenções de voto para o Governo do Amazonas, seguido pela empresária Maria do Carmo Seffair, com 28%, e o vice-governador Tadeu de Souza, com 7%. A novidade desta pesquisa é que em relação ao apurado em abril, Omar registra queda e Maria do Carmo crescimento. Pelos números do Direto ao Ponto, há seis meses Omar tinha 45% e Maria do Carmo 26%. Considerando a margem de erro, de 2,25%, a oscilação também pode ser considerada dentro do previsto pelo próprio levantamento. No cenário 2, com o nome do presidente da Assembleia, Roberto Cidade, testado, Omar mantém liderança, com 40%, Cidade 29% e Tadeu 7%. No 3° cenário simulado, Omar 41%, Alberto Neto 33% e Tadeu 6%. Para a presidência da República, a Pesquisa Direto ao Ponto apurou vitória de Lula sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Souza (20%) e Bolsonaro (37%), inelegível, chegando a 44% na melhor pontuação.
MOSTRA – A pesquisa foi realizada de 1 a 8 deste mês de outubro com 2.024 eleitores, em Manaus e mais 16 municípios do interior do Amazonas. O índice de confiança nos números é de 95%.
Presidente da CMM aproveita fins de semana para pré-campanha a estadual
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis, é mais um político que tem claro que a eleição de 2026 já começou e que não dá para iniciar a pré-campanha apenas no próximo ano. Nos fins de semana e em feriados, o vereador aproveita para ir ao interior do Estado. Neste fim de semana, esteve em Tefé, importante colégio eleitoral entre os principais do interior amazonense. Depois de três mandatos na Câmara de Vereadores da capital amazonense, David Reis tentará vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Em 2022, o presidente da CMM disputou a vaga de federal e foi o 11º candidato mais votado. Alcançou 3,14% dos votos totalizando 62.540.
Governador lança maior mutirão de cirurgias de catarata da história
O governador Wilson Lima lança nesta segunda-feira o maior mutirão de cirurgias de catarata da história do Estado, pelo Programa Opera+ Amazonas. A meta, segundo o Estado, é realizar 12 mil procedimentos até dezembro, reduzindo o tempo de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, onde os pacientes passam pela triagem e consultas pré-operatórias. No interior do Amazonas, mais de 6 mil pessoas já foram atendidas por mutirões oftalmológicos, que também realizam cirurgias de pterígio, popularmente conhecido como carne crescida.
Assembleia legislativa aprova Ronda Guardiã: proteção à crianças
A Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM) encaminhou para avaliação do governador Wilson Lima projeto de lei da deputada estadual Débora Menezes que cria a Ronda Guardiã. A exemplo da Ronda Maria da Penha, a proposta da parlamentar é que o Estado implante um serviço para a proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência. Débora Menezes defende que seja criada uma estrutura com viaturas próprias e equipes especializadas, formadas por policiais civis e militares, com preparação baseada no tema e base operacional funcionando na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). Como a criação prevê despesas ao Executivo, incluindo a mobilização de policiais, a deputada sugere que os recursos venham do orçamento estadual ou de convênios com os governos federal e municipal.
Ministério Público contesta contrato da Câmara para guarda de bens
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) está pedindo a anulação de contrato de aluguel de imóvel por R$ 270 mil para a guarda de bens da Câmara Municipal de Manaus. O órgão aponta irregularidades na contratação direta, por inexigibilidade de licitação ao analisar o contrato nº 010/2025-CMM. A Ação Civil Pública (ACP), ajuizada pela 13ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa e Proteção do Patrimônio Público, entende que não foram cumpridos requisitos previstos na Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. A Câmara está no prazo para apresentar defesa e contestar a ACP movida pelo Ministério Público.
David Almeida entrega 32º espaço de esportes e lazer revitalizado
O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugura o 32º espaço esportivo na cidade. Nesta segunda-feira, entrega quadra poliesportiva na comunidade Braga Mendes, bairro Cidade de Deus, na Zona Norte, uma das mais populosas da cidade. A prefeitura informa que o espaço foi completamente reestruturado, recebendo nova pavimentação, pintura, alambrado, iluminação e áreas de convivência. Ao lado dos programas de reestruturação das redes de saúde e educação e o programa de recapeamento de vias, a reforma de espaços de esporte e lazer foi outra política pública com importante peso na renovação do mandato de David Almeida em 2024.
DISPUTA
Infraero tem nova decisão judicial para tomar posse do Aeroclube de Manaus
A histórica disputa entre a Infraero e o Aeroclube de Manaus ganhou novo capítulo. A Justiça Federal do Amazonas determinou a desocupação imediata da área, nas proximidades da Rodoviária de Manaus, em favor da Infraero. A ação, emitida no último dia 15 de outubro, deu apenas cinco dias para a saída definitiva. A medida atende a um pedido da Infraero, que desde 2023 administra o aeroporto por portaria do Ministério de Portos. Segundo a estatal, o aeroclube mantém o hangar e áreas adjacentes sem autorização e sem pagar pelo uso, mesmo após o fim do convênio firmado com o Estado do Amazonas. As três famílias que se dizem proprietárias da área, alegam erro na origem, de registro cartorial indevido em nome da União. A matéria completa no Portal BNC Amazonas, parceiro da COLUNA DO CRISTO. Acesse bncamazonas.com.br.
FRASE DO DIA
“Nobel enxerga o Brasil com indiferença ou exotismo”
MILTON HATOUM, ESCRITOR
(Em entrevista à Folha de S.Paulo. Escrito amazonense, recém-ingresso na Academia Brasileira de Letras – ABL, chegou a ser cotado para o Nobel de Literatura deste ano de 2025)