A montanha russa de Wilson Lima
O governador Wilson Lima deseja e tem trabalhado incessantemente para ser candidato ao Senado em 2026, mas a conjuntura e condições políticas que precisa reunir têm se mostrado verdadeira montanha russa, tamanho são os altos e baixos da administração. Hora o horizonte clareia, em outro o tempo fecha com direito a trovoadas de dimensões amazônicas e o temor do insucesso nas urnas impõe reflexão e recálculo da rota. No tabuleiro político no qual joga, e por vezes é jogado o governador, tem sido cada vez mais difícil decidir: apostar na candidatura de senador ou se manter na cadeira de governador até o final do mandato em troca de um acordo que evite um fim melancólico após dois mandatos no topo da política regional. Para além de Wilson, da decisão dele depende eventual protagonismo do vice Tadeu de Souza a partir de 4 de abril, dia seguinte ao prazo da desincompatibilização eleitoral. Tadeu estará com a caneta na mão e com poder de influência e decidir, podendo disputar a reeleição ou apoiar qualquer outro projeto de poder. Para Omar Aziz, até aqui o pré-candidato mais bem posicionado, Wilson governador até dezembro de 2026 significa isolar adversários rumo à sucessão estadual.
REGRESSIVA – as eleições gerais são daqui a um ano, mas para a decisão de Wilson, restam pouco mais de cinco meses. A cada mês que passa, a pressão aumenta, dada as incertezas do momento. Ao seu favor, o poder do cargo em uma eleição majoritária, valioso ativo em qualquer cenário e negociação.
Estudo sobre tempo de rádio e TV aponta Omar com maior exposição
Estudo realizado pela Perspectiva Mercado e Opinião aponta o senador Omar Aziz como o candidato que deverá ter o maior tempo diário de rádio e TV na campanha ao Governo do Amazonas. A empresa de pesquisa de opinião leva em consideração o tempo dos partidos aos quais os pré-candidatos ao comando do Estado estão filiados, conforme os critérios da legislação eleitoral, somado às coligações que podem fazer para o pleito do próximo ano. Nessa engenharia política, Omar soma 8 minutos e 27 segundos e a empresária Maria do Carmo Seffair, a outra pré-candidata que já anunciou o projeto de disputar as eleições majoritárias, fica com 3 minutos e 50 segundos. Para chegar a esses números, a Perspectiva considera que o PSD de Omar se unirá à Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). Já no caso de Maria do Carmo, que o PL o qual ela está filiada terá acordo com o Novo, justamente o partido anterior dela.
APOSTA – Ainda que o prefeito de Manaus venha dizendo que não será canadiano em 2026, e que apoiará Omar, a Perspectiva projeta o seguinte cenário: David candidato com apoio do PSB, Podemos e da Federação União Progressista, presidida pelo governador Wilson Lima no Estado. Neste caso, 5 minutos e 24 segundos de rádio e TV.
Prefeito de Autazes cria penduricalho para engordar salário de servidores
O prefeito do município amazonense Autazes, Thomé Neto, criou um penduricalho de R$ 3 mil para engordar a remuneração mensal dos servidores e dele próprio. A proposta, pensada pelo próprio Thomé e aprovada por ampla maioria dos vereadores, concede o valor ao servidor que utilizar veículo particular no exercício da função pública. O município não tem mais que 40 mil habitantes, sistema viário diminuto, com poucas e curtas vias. A medida gerou revolta na população local, que tem sido encarada com indiferença pelo prefeito. Mais detalhes na matéria produzida pelo Portal BNC Amazonas, parceiro da COLUNA DO CRISTO. Acesse bncamazonas.com.br.
ELEIÇÕES 2026
Fametro, de Maria do Carmo, lança ação social com serviços gratuitos
A Faculdade Fametro, da empresária e pré-candidata ao Governo do Amazonas Maria do Carmo Seffair, realizará mais uma edição da Ação de Responsabilidade Social Integrada, desta vez na unidade da Faculdade na Zona Leste, a mais populosa de Manaus. Na manhã deste sábado (18/10), mais de 20 serviços serão disponibilizados gratuitamente a diversos grupos, entre eles mulheres, idosos, crianças e aos pets. Na lista dos diversos serviços, consultas médicas e exames preventivo às mulheres; consultas médicas, suporte para cálculo de aposentadoria e orientação nutricional aos idosos; consultas médicas e fonoaudiologia às crianças; e mais consultas médicas e orientação jurídica, exames laboratoriais e orientação sobre abertura de microempresas (MEIs) ao público em geral. Os donos de pets poderão levar seus animais para vacinar, castrar e vermifugar.
ESTRATÉGIA – A Ação de Responsabilidade Social Integrada aproxima a Instituição de ensino da periferia e também Maria do Carmo de um eleitorado que decide em Manaus. As Zonas Norte e Leste detêm a maior parte da população e do eleitorado da capital amazonense.
Marcelo Ramos lança central de engajamento com o eleitor
O ex-deputado federal Marcelo Ramos lançou um número de WhatsApp para dialogar com o eleitor. O político está chamado o espaço de central de engajamento, canal pelo qual ele receberá sugestões, críticas, propostas de parceria, conteúdo que ele buscará potencializar na campanha de 2026, caso emplaque candidatura. Filiado ao PT e com apoio do presidente Lula, Marcelo já declarou mais de uma vez que está disposto a construir uma candidatura majoritária, ao Senado ou até como vice na chapa de Omar Aziz ao Governo do Amazonas, candidato majoritário que deverá ser apoiado pelo PT.
URBANISMO
Prosamim+ é finalista no Oscar da Infraestrutura
Entre mais de 250 projetos de urbanismo desenvolvidos em 47 países, o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) do Governo do Amazonas foi finalista do Year in Infrastructure 2025, o Oscar da Infraestrutura. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (16/10), em Amsterdã, na Holanda. Na final da categoria Cidades, Campi e Instalações, o programa de urbanismo amazonense, e que na atual gestão foi extendido ao interior do Estado, dividiu o palco com iniciativas da China e da Índia. A premiação é promovida pela empresa global de software Bentley Systems e celebra os projetos mais extraordinários do mundo em infraestrutura que utilizam a inovação digital e promovem a qualidade de vida. O Prosamin+ é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.
Nova sede do Implurb nasce em fase de expansão e reordenamento da cidade
A nova sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), no Parque Mosaico, ZOna Centro-Oeste de Manaus, entrou em fase final de acabamento. Com 4,5 mil metros quadrados, o espaço foi projetado para atender com mais conforto e eficiência quem busca o órgão para licenciar e regularizar obras, em uma cidade em plena expansão e com desafios históricos de ordenamento. O espaço deve ser entregue, antecipou o prefeito de Manaus, David Almeida, que esteve na obra fiscalizando a etapa final dos trabalhos, até dezembro. Além da ampla área de atendimento, o prédio resolverá um problema crônico da atual sede, do lado da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa: o estacionamento. Além do projeto de acessibilidade, a nova sede do Implurb também valoriza o paisagismo.
CONCEITO – O projeto foi apresentado aos participantes do 11º Encontro da Rede Nacional dos Institutos de Planejamento Urbano, realizado em Manaus. Delegações do Paraná, Rio de Janeiro, Niterói e Maceió elogiaram a arquitetura empregada e a proposta inovadora da estrutura.
RAPIDINHA
Estado inscreve em mega oferta de cursos com 67 mil vagas
O Governo do Amazonas prepara o lançamento das inscrições do mega edital de novos cursos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Na próxima semana, do dia 20 a 22/10 o Estado ofertará 67.200 vagas de qualificação profissional à distância, distribuídas em 42 cursos. As inscrições devemos er feitas pelo endereço eletrônico cetam.am.gov.br/tudo-sobre-inscricoes/. Quem nunca fez curso pelo Cetam, deve primeiro se cadastrar na Instituição, pelo endereço inscricao.cetam.am.gov.br
FRASE DO DIA
“Concordaram em colaborar e conduzir discussões em múltiplas frentes no futuro imediato e estabelecer um caminho de trabalho a seguir”
CHANCELARIA DOS ESTADOS UNIDOS E DO BRASIL
(Trecho da nota conjunta assinada pelos representantes da diplomacia dos dois países, Marco Rubio (Estados Unidos) e Mauro Vieira (Brasil), após reunião de alinhamento para negociação de sobretaxas às exportações brasileiras e maior integração das duas economias, as maiores do continente americano)