Brics inicia tratativas para instalar câmara de comércio em Manaus
O Brics, aliança intergovernamental liderada por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, está interessado em instalar uma câmara de comércio em Manaus. O bloco político-econômico está atento às potencialidades amazônicas e um eventual acordo para a implementação desse canal de comunicação fomentará novos negócios e captação de investimentos internacionais para a capital amazonense. A proposta de parceria foi discutida pelo Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios da Prefeitura de Manaus com o presidente global da Câmara de Comércio do Brics e Mercosul, Nelson Hoppe, em reunião realizada nesta quinta-feira (9/10), da qual participou o prefeito de Manaus, David Almeida. Segundo o prefeito explicou à Coluna, esta é a primeira de tantas outras reuniões que ainda ocorrerão até se decidir instalar o braço comercial do Brics na cidade.
INTERESSE – A possibilidade é grande, manifestada pelo próprio representante do bloco comercial. “Manaus é o coração da Amazônia. Nossa intenção é criar aqui um braço da Câmara do Brics, voltado a atrair investimentos estrangeiros, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento social e econômico”.
Comitê busca estreitar relação com empresariado e fomentar negócios
O presidente do Comitê de Melhoria do Ambiente de Negócios da Prefeitura de Manaus, o secretário municipal de Finanças, Clécio Freire, destaca que a reunião com o representante do Brics aconteceu em um ambiente propício, no momento em que o Executivo municipal cria uma estrutura para desfazer entraves e otimizar a burocracia que emperram o desenvolvimento de novos negócios. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag, que também participou da reunião com o representante do Brics, destaca a importância do Comitê como instrumento de diálogo do poder público com o empresariado. Segundo ele, o interesse do bloco econômico na Amazônia é oportunidade de novos negócios com o comércio, a indústria da Zona Franca de Manaus, a bioeconomia e o turismo.
Carpê nega debandada do PL e cita nomes para estadual e federal
Depois do presidente do PL no Amazonas, Alfredo Nascimento, o vereador de Manaus Capitão Carpê também negou que o partido apoiará outro nome para o Governo do Amazonas em 2026: “nossa pré-candidata ao Governo é a professora Maria do Carmo, assim como o nosso pré-candidato ao Senado é o deputado federal Capitão Alberto Neto”, disse ele à Rede de rádio e TV Onda Digital. Carpê também rebateu a possibilidade de debandada de parlamentares do partido caso Alfredo apoie outro candidato e que a legenda já tem inclusive chapa com nomes que poderão disputar vagas de deputado federal e estadual. Ele citou os vereadores da capital amazonense Salazar e Rosses para a Câmara federal e ele próprio para estadual.
REAÇÃO – Semana passada, circulou na imprensa que Alfredo Nascimento estaria negociando apoio do PL a outro potencial candidato ao Governo em 2026. Para frear as especulações, foi às redes sociais dizer que os rumores eram fake news.
Segurança pública no centro dos debates dos pré-candidatos
A Segurança Pública será inevitavelmente um dos temas mais debatidos pelos candidatos aos cargos majoritários nas eleições de 2026. O senador Omar Aziz e a empresária Maria do Carmo, pré-candidatos ao Governo do Amazonas, têm tratado do tema como crônico e que precisa de um choque de ordem. Omar, que já foi governador e secretário de Segurança do Estado, já afirmou que pretende resgatar as essências de programas que na avaliação dele deram certo, como o Ronda no Bairro, que ampliou a presença da Polícia Militar nas ruas. Já Maria do Carmo crítica o que ela chama de práticas da “velha política e dos discursos de palanque”, mas que, segundo ela, são de pouca efetividade no dia a dia da população. Ela cita o baixo percentual de resolução dos homicídios no Estado, 41%, como exemplo de fracasso das políticas públicas voltadas ao sistema de segurança.
DESALENTO – “Mais da metade das mortes seguem sem respostas. A família chora, o Estado se cala e a vida segue, como se fosse normal, mas não é”, critica a pré-candidata.
Prefeitura presta homenagem às vítimas da Covid-19
A Secretaria de Limpeza Urbana da Prefeitura de Manaus (Semulsp) prepara a entrega da praça do Anjo da Esperança, na véspera do Dia de Finados. Situada no cemitério Nossa Senhora Aparecida, o espaço é uma homenagem às vítimas da Covid-19 e aos profissionais da saúde que arriscaram as próprias vidas cuidando dos pacientes durante a pandemia. O local utiliza materiais reciclados, oriundos de compensação ambiental. No centro da praça, um anjo de três metros de altura, feito em concreto, criado pelo escultor, o gari Luiz Cláudio Silva, o Luizinho.
PESADELO – Na pandemia, Manaus se tornou uma espécie de epicentro da crise sanitária no País e ganhou as manchetes do mundo pela crise do oxigênio que vivenciou. Média de 200 pessoas morreram por dia no ápice da pandemia.
ECONOMIA
Eletroeletrônico, o maior empregador da Zona Franca de Manaus
No recente balanço divulgado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus, a Suframa, o setor eletroeletrônico se mostrou consolidado como o maior empregador do polo industrial da capital amazonense: 40% de toda mão de obra empregada estão nas linhas de produção dos fabricantes do segmento. “São 48 mil empregos diretos, de um total de 131 mil postos formais, consolidando sua força na geração de emprego e renda e no fomento ao desenvolvimento econômico do Amazona”, destaca o presidente executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, a Eletros, Jorge do Nascimento Junior, entidade que representa alguns dos maiores fabricantes do segmento instalados na Zona Franca de Manaus.
ALERTA – os fabricantes de condicionadores de ar instalados em Manaus, o segundo no mundo em produção, estão enfrentando uma situação inusitada. Têm capacidade instalada e mercado para continuar crescendo, mas estão represados pela falta de capacidade do único fornecedor de compressores no Brasil, sediado em São Paulo. Eles pedem mudanças na legislação para importar o componente, sob pena de paralisação de linhas de produção, o que já começa a ocorrer, ou mesmo o encerramento de operações.
INTERIOR
Asfalta Amazonas completa recapeamento viário de Barreirinha
O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou novo convênio com a Prefeitura de Barreirinha para concluir o asfaltamento das vias do município. Serão R$ 10 milhões pelo Programa Asfalta Amazonas para seis quilômetros de asfalto mais a construção de meio-fio e sarjeta. “É mais uma etapa de pavimentação depois de um convênio com a Prefeitura e agora o restante será pavimentado com essa ordem de serviço”, destaca o prefeito Darlan Taveira. O governador acrescenta que o Programa Asfalta Amazonas proporciona dignidade com a maior mobilidade à população interiorana.
PROGRAMA – O Asfalta Amazonas contempla 33 municípios, com obras em andamento em 19 deles. Entre os municípios beneficiados estão Silves, Envira, Presidente Figueiredo, Coari, Juruá, Canutama, Itacoatiara e Tapauá.
Ao todo, os convênios firmados com as prefeituras já somam R$ 384 milhões.
CANTILENA
Carla Zambelli ameaça ministro da Justiça italiana com greve de fome
Condenada no Brasil a 10 anos de prisão e presa na Itália, a ainda deputada federal bolsonarista Carla Zambelli enviou carta ao ministro da Justiça italiana, Carlo Nordio, dizendo que iniciará greve de fome na cadeia. Segunda ele, só suspenderá a medida se o ministro não autorizar a extradição dela para o Brasil. “Por ter certeza que o senhor não tomou a melhor decisão, começo hoje uma greve de fome que só o senhor pode acabar, negando minha extradição, o que me colocará em liberdade, que é o correto”, diz trecho de carta, escrita por ela após ter pedido de prisão domiciliar negado.
HISTÓRICO – Zambelli está na maior cadeia feminina da Itália. Foi presa após fugir do Brasil para não cumprir a pena aplicada pelo Supremo Tribunal Federal, por ter contratado hacker que invadiu os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Zambelli também está condenada em outro caso, em que perseguiu opositor com arma em punho pelas ruas de São Paulo. Na Câmara, o Conselho de Ética julga a cassação do mandato dela.
FRASE DO DIA
“Quero ser o um intelectual a serviço do Brasil sem cargos”
LUÍS ROBERTO BARROSO, MINISTRO DO STF
(Em discurso de despedida do Supremo Tribunal Federal – STF, quando anunciou aposentadoria, antecipada em 8 anos)