Vereador de Manaus e assessores presos suspeitos de rachadinha
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) amanheceu com a polícia batendo à porta. O vereador Rosinaldo Bual, do partido Agir, a chefe de gabinete e outros dois assessores dele foram presos na manhã desta sexta-feira (3/10), em operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, o Gaeco, do Ministério Público do Amazonas (MPAM). As denúncias que pesam contra o parlamentar são de prática de rachadinha com funcionários do gabinete dele e outros ilícitos com uso da estrutura parlamentar. Além das prisões de Bual e assessores, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversos endereços de Manaus. Cofres, R$ 370 mil e uma arma de fogo foram recolhidos em endereços ligados a Bual, incluindo o gabinete dele na CMM. Os envolvidos poderão responder por peculato e organização criminosa.
PERFIL – Rosinaldo Bual é ex-industriário, trabalhou na fábrica de relógios do polo industrial de Manaus Dumont; serviu ao Exército, onde esteve até 2004 no posto de sargento. Além de vereador, é empresário, proprietário de autoescolas. Na política, tem o bairro Compensa como principal base eleitoral.
Prisão de afilhado foi fio da meada para investigações
A operação do Ministério Público do Amazonas que culminou na prisão do vereador Rosinaldo Bual e assessores iniciou em abril, quando quatro jovens foram presos suspeitos de terem roubado a casa do parlamentar. Entre os envolvidos, um afilhado de Bual, Gabriel Ferreira Barbosa, ex-apresentador da agremiação folclórica Boi Garanhão. Na ocasião do roubo, os quatro levaram da casa do vereador dinheiro e quatro armas de fogo. Nos interrogatórios e investigações, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público chegou às suspeitas de práticas de rachadinha e outros crimes com uso do mandato parlamentar.
OAB dá a largada para a disputa da vaga de desembargador
Foi dada a largada para a disputa que definirá o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Os advogados interessados na vaga do Quinto Constitucional, destinada à classe profissional, têm desta sexta-feira (3/10) até o final deste mês de outubro para se inscrever, conforme determina o regulamento definido pela Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB/AM). O presidente da seccional, Jean Cleuter, informa que a eleição será no dia 19 de dezembro, mas para ter direito ao voto, os advogados devem regularizar a situação junto à Ordem até 5 de dezembro. A grande novidade na escolha deste ano, em substituição à aposentadoria do desembargador Domingos Chalub, será a paridade de gênero: a tradicional lista sêxtupla, de onde sairá o futuro desembargador, será composta por três homens e três mulheres. Às vésperas do Natal, à presidência do TJAM receberá a relação, que será reduzida a três candidatos, com pelo menos uma advogada na disputa. Dos três, o governador do Estado escolherá o novo integrante do Tribunal de Justiça em 2026.
INFLUÊNCIA CRESCENTE – A vaga em disputa ganhou importância como não se via em décadas. Isso porque o Judiciário passou a ter uma importância cada vez maior, com forte influência na política.
Cidade demonstra força política em comemoração de aniversário
A comemoração de aniversário foi para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), deputado Roberto Cidade, também uma demonstração de articulação e força política. No ambiente festivo em um dos auditórios da Casa legislativa, Cidade reuniu políticos dos mais variados espectros: da situação à oposição, representantes da política local e com atuação no interior do Amazonas.
Foi essa capacidade de aglutinar que inclusive lhe garantiu a eleição e reeleição para o comando da Assembleia. E quem não esteve presente, enviou mensagem pelas redes sociais, como o senador Eduardo Braga. A demonstração de força política acena positivamente para o ousado projeto de Cidade nas próximas eleições: se eleger deputado federal e conquistar uma vaga de estadual ao pai, empresários e que está em plena pré-campanha.
Wilson, padrinho dos motofretistas, lança cursos e entrega novos kits
O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou 250 kits a motofretistas pelo Programa Detran Cidadão. Desde o primeiro mandato, o governador faz questão de manter a boa relação com a categoria, com a entrega de equipamentos de segurança, em Manaus e no interior do Estado. Nos kits, os motofretistas recebem capacete, colete de identificação, bolsa térmica, joelheiras, cotoveleiras e antena corta-pipa. Neste ano, uma grande novidade para a categoria. Wilson Lima lançou plataforma de cursos à distância.
Marcelo Ramos define o plano do PT para as Eleições 2026
O ex-deputado federal Marcelo Ramos deixa claro qual é o plano do PT para as eleições de 2026. Apoio do partido do presidente Lula ao senador Omar Aziz para o Governo do Amazonas e o senador Eduardo Braga para reeleição e, em troca, o nome dele, Marcelo Ramos, para disputar a outra vaga ao Senado na mesma chapa majoritária – PSD, MDB, PT. Marcelo é um dos principais aliados do presidente Lula no Amazonas. Nas eleições de 2024, disputou a Prefeitura de Manaus com apoio expresso do presidente. Até iniciar a campanha eleitoral do ano passado, o ex-deputado federal exercia cargo de assessor especial da presidência da Petrobras.
ECONOMIA
Suframa vai à China em busca de investimentos em áreas estratégicas
Técnicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) irão até a China em busca de investidores para setores estratégicos do polo industrial da capital amazonense. O grupo embarca no próximo dia 24/10 para a cidade de Shenzhen a convite da Fundação para o Intercâmbio Internacional e Cooperação de Shenzhen. O município, da província Guangdong, é considerado o Vale do Silício chinês. Na região estão algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, com destaque para setores de semicondutores, eletroeletrônicos, telecomunicações, energias renováveis e Internet das Coisas (IoT). O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destaca que a China é um parceiro estratégico da Zona Franca e a viagem de prospecção é oportunidade de ampliar os investimentos locais.
ALVOS – O coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Suframa, Arthur Lisboa, destaca que o maior interesse da missão é atrair investimentos para segmentos como o eletroeletrônico e o de condicionadores de ar, nos quais a ZFM é altamente competitiva.
Honda vai produzir motos híbridas e elétricas na Zona Franca de Manaus
A Honda da Amazônia anunciou investimento de R$ 1,6 bilhão na unidade da Zona Franca de Manaus, uma das mais tradicionais do polo industrial. O recurso será destinado à ampliação da capacidade produtiva, modernização das linhas de produção e lançamento de novos modelos, incluindo motos híbridas e elétricas. O anúncio foi feito pelo CEO da Honda para a América do Sul, Arata Ichinose, em encontro com 1.100 concessionários da marca em São Paulo. O prefeito de Manaus, David Almeida, comemorou o anúncio dos novos investimentos, que vão gerar empregos na unidade da fábrica japonesa na cidade.
FRASES DO DIA
“É motivo de orgulho para Manaus contar com empresas como a Honda, que há décadas impulsionam o nosso polo industrial e contribuem decisivamente para a geração de empregos e renda”
DAVID ALMEIDA, PREFEITO DE MANAUS
(Sobre o investimento bilionário anunciado pela Honda na fábrica instalada na ZFM)
“Sem a anistia, não haverá eleição em 2026”
EDUARDO BOLSONARO, DEPUTADO FEDERAL
(Em nova fala de tom golpista, o mesmo que predominou no governo do pai na Presidência da República)