Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Apreensão de bebidas irregulares na operação ‘Zero Metanol’
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Apreensão de bebidas irregulares na operação ‘Zero Metanol’
Município

Apreensão de bebidas irregulares na operação ‘Zero Metanol’

Portal Amazonense 4 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Uma fiscalização realizada nesta quinta-feira, 9/10, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), com o apoio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) e das polícias Civil e Militar, resultou na apreensão e inutilização de 13 mil litros de bebidas, entre cerveja e energéticos, encontrados em condições irregulares de acondicionamento.

A ação fez parte da operação “Zero Metanol”, promovida pela Visa Manaus desde a última segunda-feira, 6/10, com o objetivo de monitorar e coibir possíveis casos de adulteração de bebidas alcoólicas na capital amazonense.

Ao todo, foram apreendidos 13 mil litros de bebidas, sendo 12,6 mil litros de cerveja de diferentes marcas, e cerca de 400 litros de energético. A distribuidora, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, foi autuada pela Visa Manaus.

“Os produtos estavam em situação de avaria ou já vencidos, não estavam devidamente identificados, e estavam expostos de forma totalmente inapropriada, em área aberta, com exposição ao sol, além de um ambiente sem higiene adequada”, informou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão.

Os itens foram levados para o Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19, rodovia AM-010, onde foram inutilizados. A distribuidora irá responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor atual é de R$ 145,37, sem prejuízo de outras penalidades.

O gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, explicou que essa providência é necessária para proteger a saúde coletiva. “Sem a devida segregação e informação a respeito da condição em que as bebidas se encontravam, elas poderiam ser distribuídas por engano ou desviadas de forma criminosa, expondo a população a agravos à saúde”, salientou.

Desde a última segunda-feira, 6/10, a operação “Zero Metanol” já fiscalizou 20 estabelecimentos, com quatro deles autuados por falta de licenciamento sanitário e irregularidades no acondicionamento das bebidas.

Cuidados

A Visa Manaus prossegue com a operação “Zero Metanol” nos próximos dias e salienta o papel estratégico da população em denunciar a produção e venda irregular de bebidas alcoólicas. Os consumidores devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas de procedência desconhecida, observar aspectos relacionados à vedação, prazo de validade, informações que indiquem ingredientes, origem e registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e rotulagem (que precisa estar intacta, sem sobreposição). Adquirir bebidas de estabelecimentos confiáveis também é um cuidado fundamental.

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. Quando ingerida, a substância é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar ao óbito. Dentre os principais sintomas da intoxicação estão visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Serviços

Ao identificar esses sintomas a pessoa precisa buscar de imediato as unidades de emergência médica. Além disso, é necessário contatar o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM), que pode ser acionado pelos números de emergência (92) 3305-4702 / 0800-722-6001 e pelas linhas convencionais (92) 3305-4702 / (92) 3305-4732.

O Disque-Intoxicação da Anvisa, que responde por meio do 0800 722 6001, e o Centro de Controle de Intoxicações (CCI) que atende pelo 0800 771 3733 são outros serviços essenciais à disposição da população para orientações e esclarecimentos de dúvidas.

A visa reitera que os estabelecimentos com bebidas suspeitas de contaminação devem ser denunciados à Ouvidoria da Visa Manaus, pelo número (92) 98842-8481 (atendimento das 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).

— — — 

Texto – Renildo Rodrigues/Semsa e Lara Bernardes/Procon Manaus

Fotos – Clóvis Miranda/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCwQm6

Leia Também

Nova frente do pacote de recapeamento viário na zona Norte

Por Portal Amazonense 53 minutos atrás

Prefeitura retoma grupo de trabalho para revitalização dos jardins da praça Dom Pedro II

Por Portal Amazonense 1 hora atrás

Prefeitura retoma grupo de trabalho para revitalização dos jardins da praça Dom Pedro II

Por Portal Amazonense 1 hora atrás

Prefeitura de Manaus reforça infraestrutura com manutenção asfáltica no bairro Zumbi dos Palmares

Por Portal Amazonense 1 hora atrás

Prefeitura de Manaus reforça infraestrutura com manutenção asfáltica no bairro Zumbi dos Palmares

Por Portal Amazonense 1 hora atrás

Prefeitura interdita estabelecimento comercial que vendia açaí

Por Portal Amazonense 1 hora atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?