Alunos de cinco escolas da Prefeitura de Manaus participaram, na noite de segunda-feira, 1º/9, dos jogos da fase de grupos das “Municipíadas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2025”. O evento esportivo foi realizado na escola municipal Carlos Gomes, localizada no bairro Compensa, zona Oeste da cidade.
Na ocasião, competiram os estudantes das escolas municipais Abílio Nery, Antônia Medeiros, Elvira Borges, Rodolpho Vale e Carlos Gomes, inscritos na categoria “A” de futsal, que corresponde à modalidade masculina até 29 anos. Ao todo, 50 alunos participaram, divididos em dois grupos.
O principal objetivo da ação é valorizar o protagonismo dos estudantes, incentivar a prática esportiva no ambiente escolar, fortalecer o trabalho em equipe e promover o vínculo entre colegas e professores. A iniciativa também busca fomentar a inclusão, a participação social e o sentimento de pertencimento dos alunos, contribuindo para o combate à evasão escolar.
O coordenador de Esportes da Semed, Ronnie Melo, destacou que, no total, foram inscritas 31 equipes de futsal nas “Municipíadas da EJA 2025”, e que os jogos dessa modalidade serão encerrados no dia 12 de setembro.
“Temos o futsal A, que é a categoria de hoje; o futsal feminino, com sete equipes; e o futsal B, para alunos acima de 30 anos, com duas equipes. Todos os jogos de futsal serão concluídos no dia 12 de setembro”, explicou Melo.
Um dos alunos que participou da fase de grupos foi Michel da Rocha, de 15 anos, estudante da EJA, da escola municipal Antônia Medeiros. Estreando na competição como jogador de posição fixa, Michel ajudou sua equipe a vencer o time da escola municipal Abílio Nery por 2 a 1, garantindo vaga na sequência do torneio. Para ele, o grupo está preparado para ir longe.
“Acho que o time está focado, fortalecido e bem preparado. Por isso, acredito que vamos passar desta fase, chegar à final e até sermos campeões este ano”, disse o estudante.
O professor de educação física da escola municipal Abílio Nery, Danilo Fialho, ressaltou que a competição é uma ferramenta importante para tornar o ensino da EJA mais atrativo.
“Os alunos passam o semestre inteiro perguntando quando vão acontecer os jogos. Quando apresentamos o calendário e as inscrições, eles ficam animados e motivados, não apenas para jogar, mas também para frequentar mais a escola. As municipíadas são um grande incentivo para manter os estudantes da EJA em sala de aula”, afirmou o professor.
— — —
Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Ulisson Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCsLMg