A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), marca presença no 10º Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde que inicia, neste sábado, 6/9, no centro de convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, no bairro de Flores, zona Centro-Sul da cidade.
Pelo menos 100 servidores da Semsa, entre gestores, profissionais de saúde e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), participam do evento, que termina na segunda-feira, 8/9, e é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM). O objetivo do congresso é estimular a busca de soluções para os desafios da saúde pública a partir do compartilhamento de experiências e informações.
Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, o evento do Cosems é um momento fundamental para a troca de vivências e saberes entre os profissionais da atenção primária à saúde.
“Apesar das particularidades dos estados do Norte e Nordeste, é importante destacar que também existem muitas semelhanças. Ao promover essa troca de vivências, fortalecemos a construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados no cotidiano de quem faz o SUS. Nesse sentido, a Semsa irá apresentar suas práticas bem-sucedidas”, ressaltou a secretária.
Apresentação
A Gerência de Saúde Bucal da Semsa, apresentou, na manhã deste sábado, 6/9, dois trabalhos, sendo o primeiro o “Ordenamento da rede de saúde bucal para prevenção do câncer de boca na Semsa Manaus”, que conquistou o primeiro lugar na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da política nacional de saúde bucal “Brasil Sorridente em Brasília, em novembro do ano passado.
A experiência mostra como a adoção de procedimentos nos fluxos de atendimento aos usuários favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, refletindo na mudança na condução dos casos. A diretora da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Cláudia Carvalho, explica que a inovação nasceu da necessidade de analisar os fluxos até então adotados pela área de Saúde Bucal frente ao número de biópsias realizadas na rede primária de atenção à saúde.
A cirurgiã-dentista ressalta que o número de solicitações de biópsias reunidas no sistema de dados não refletia os procedimentos requeridos pelos profissionais de saúde da ponta, o que sinalizava a necessidade de um controle maior, para um acompanhamento mais preciso dos usuários que tinham realizado os procedimentos.
“Sentimos a necessidade de fortalecer e acompanhar o fluxo do atendimento de casos que necessitavam desse procedimento. Uma das primeiras ações envolveu a qualificação dos servidores para a oferta do serviço de nível especializado nas unidades básicas de saúde, sobretudo nas regiões mais distantes do centro urbano. Antes disso, o serviço era restrito aos CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), então o ganho foi muito significativo para os usuários”, assinala Cláudia.
A experiência “Impacto do Julho Laranja na otimização do atendimento odontológico na idade de 0 a 2 anos e Manaus”, que evidencia as ações de conscientização da campanha em unidades de saúde e estabelecimento de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), também será apresentada no congresso.
Estruturada em várias frentes de trabalho que se embasam no reforço dos hábitos saudáveis e no acompanhamento odontológico infantil, a campanha investe na sensibilização de gestores escolares, familiares e junto às crianças, utilizando elementos lúdicos presentes no teatro, na dramatização e nos jogos infantis, reforçando que pequenos cuidados fazem a diferença.
A Diretoria de Inteligência de Dados (DID), também se fará presente no congresso com dois trabalhos aprovados na “Mostra Aqui tem SUS”, sendo o primeiro intitulado “Gestão da Informação Estratégica na APS: criação da Diretoria de Inteligência de Dados em Manaus”, e o segundo a “Implantação do módulo raio-x: estratégia para redução do tempo de espera no diagnóstico da TB”.
A Diretora do DID, Sanay Souza Pedrosa, também participará da mesa que debaterá as contribuições do e-SUS para a gestão do cuidado, falando sobre a experiência-piloto do e-SUS APS em Manaus.
— — —
Texto e fotos – Divulgação/Semsa