ELEIÇÕES 2026
Omar reúne secretários de assistência social para elaborar plano de governo
O senador Omar Aziz se reúne na manhã desta sexta-feira (19/8) com praticamente todos os secretários municipais de assistência social do Amazonas. Em pauta, a discussão dos problemas enfrentados na área, em especial no interior do Estado. Até esta quinta-feira, 53 prefeituras já haviam confirmado presença. Assim como nos dois encontros anteriores, com secretários de Saúde e de Educação, o senador quer mapear qual a realidade do Estado nas áreas essenciais para propor soluções que serão apresentadas em plano de governo. Omar é pré-candidato ao Governo do Amazonas em 2026 e desde o início deste ano, um grupo de especialistas está dedicado ao levantamento dos gargalos que freiam o desenvolvimento e à formulação de propostas alinhadas com a realidade local.
SISTEMÁTICA – Os encontros setoriais devem ser realizados até o final deste ano. A partir da próxima reunião, informa a coordenação de elaboração do plano de governo, eles ocorrerão em um espaço maior, para ao menos 200 pessoas. Nos dois anteriores, sobre Saúde e Educação, participação média de 120 pessoas, entre secretários, prefeitos, ex-prefeitos e lideranças comunitárias.
Perspectiva aponta nomes para federal. Atual bancada se reelegeria
No ranking dos mais citados para deputado federal nas eleições de 2026, praticamente toda a atual bancada do Amazonas na Câmara está presente. Pesquisa de intenção de voto realizada pela Perspectiva Mercado e Opinião mostra Amom Mandel em 3° (10% dos votos), Silas Câmara em 4° (6%), Saullo Vianna em 5° (5%), Sidney Leite em 6° (5%), Adail Filho em 8° (5%), Átila Lins em 9° (4%) e Fausto Jr em 10° (4%). O vereador de Manaus Sargento Salazar encabeça a lista, preferência de 14% dos entrevistados para o cargo, seguido do governador Wilson Lima, mencionado por 11% dos eleitores. Salazar e Wilson também aparecem quando a pesquisa pergunta ao eleitor em quem votaria para o Senado.
BANCADA MAIOR – com a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para a redistribuição das vagas da Câmara com base no Censo do IBGE de 2022, a bancada do Amazonas passará de 8 para 10 representantes a partir de 2027. Como a medida não foi aplicada pelo Congresso – foi vetada pelo presidente Lula por não atender o que dizia a lei, cabe agora ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cumprir a medida até 1° de outubro.
Apesar da liderança para federal, Salazar planeja se manter em Manaus
Mesmo com a ampla vantagem na corrida eleitoral por uma vaga de deputado federal, o vereador Salazar resiste à ideia de se candidatar ao cargo. O projeto dele é permanecer atuando em Manaus, se preparando para a eleição para prefeito da capital amazonense em 2028. Nesse sentido, o policial militar que se elegeu o vereador mais votado ano passado, planeja campanha para deputado estadual em 2026. O movimento frustra os planos do presidente do partido ao qual ele é filiado, o PL, Alfredo Nascimento, que conta com uma grande votação de Salazar para federal capaz de também levá-lo, de carona, à Câmara dos Deputados. Na pesquisa Perspectiva, Alfredo aparece em 16°, com 2%, o equivalente a pouco mais de 37 mil votos.
Comissão da Câmara aprova projeto de Saullo que beneficia deficientes
A Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara federal aprovou o Projeto de Lei 982/24, de autoria do deputado Saullo Vianna, e que prevê grande alívio no orçamento de milhões de pessoas com deficiência. Pela proposta, ficam isentos do Imposto de Renda (IR) quem tem grave ou moderada deficiência. Também será possível deduzir no IR despesas com tratamento, reabilitação e tecnologias assertivas, que ajudam as pessoas com problemas físicos a ter uma melhor condição de vida. Com a isenção e até dedução do imposto, a pessoa com deficiência verá o seu orçamento render um pouco mais no fim do mês.
VIGILANTE – Apesar de licenciado do mandato para comandar a secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Manaus, Saullo segue atento ao andamento de emendas e projetos apresentados no mandato. Agora, o projeto que beneficia os deficientes segue para apreciação de outras comissões temáticas da Câmara dos Deputados.
União dos Vereadores do Brasil realiza primeira assembleia na CMM
A União dos Vereadores do Brasil no Amazonas (UVB-AM) realizou a primeira assembleia na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A reunião inaugural contou com a presença do presidente nacional da UVB, Gilson Conzatti. A entidade, que chega para reunir os vereadores do Estado, é a mais antiga representação do legislativo municipal brasileiro. Nesta sexta-feira (19/9), a entidade realiza evento de apresentação da seccional amazonense no auditório da Assembleia Legislativa (ALE-AM). Na composição da primeira diretoria, o vereador de Manaus Diego Afonso como presidente da UVB-AM. Os três vice-presidentes também são da Câmara de Manaus: Professora Jacqueline (1ª vice), Rodrigo Sá (2º vice) e João Carlos (3º vice).
EXPANSÃO – Em entrevista à Rádio multiplataforma Hub Amazônia, Diego Afonso adiantou que é projeto da seccional criar sub-sedes, em municípios-polo do interior amazonense.
Prefeitura de Manaus apresenta projetos de inovação ao Banco Mundial
A Prefeitura de Manaus está negociando com o Banco Mundial, financiamento de projetos de desenvolvimento social com base, sobretudo, no empreendedorismo e na inovação. Comitiva da instituição esteve esta semana na cidade e a possibilidade é de investimentos em diversas áreas da gestão municipal. O secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Alonso Oliveira, acrescenta que a parceria com o Banco Mundial poderá impulsionar programas estruturantes que unem inovação, sustentabilidade e desenvolvimento social. O objetivo é tornar a cidade referência em políticas públicas modernas e conectadas às principais demandas da população.
AGENDA AMAZÔNIA
Governador define agenda que o Amazonas apresentará na COP30
O Governo do Amazonas já tem definida a pauta que defenderá na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que acontece em novembro na capital paranaense, Belém:
criação de fundos para o financiamento de projetos na região e o desenvolvimento e fortalecimento da bioeconomia. Esse é o ramo da economia que mais cresce no mundo e que tem na Amazônia o maior celeiro no mundo. Ao apresentar a agenda para a COP30, o governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que o Estado está elaborando um plano de bioeconomia e que até novembro ele deverá estar pronto, para ser apresentado na conferência da ONU para o clima.
EXPERIÊNCIAS – o secretário de Meio Ambiente do Estado, Eduardo Taveira, afirma que o Amazonas tem como pilar ações sustentáveis que já estão sendo colocadas em prática e serão usadas como exemplo durante as tratativas com líderes e representantes mundiais. Além de preservar 97% da cobertura natural, o Amazonas investiu R$1 bilhão nos últimos anos para o fortalecimento de cadeias produtivas como as da castanha, óleos essenciais, pesca, turismo de base comunitária, além promover concessões florestais.
FRASE DO DIA
“A anistia já foi considerada inconstitucional por vários ministros do STF, então o foco não tem de ser esse, e sim uma nova dosimetria das penas, que é algo mais viável e realista”
PAULINHO DA FORÇA, DEPUTADO FEDERAL
(Sobre o texto que será apresentado para ser votado na Câmara dos Deputados e que tira a possibilidade de tentar livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro da cadeia)
