RENATO JUNIOR – obsessão pelo resgate do Centro Histórico de Manaus
Pouco mais de um mês após o início o mutirão de serviços para a revitalização e reordenamento do Centro Histórico de Manaus, as melhorias são visíveis: calçadas e ruas recuperadas, incluindo recapeamentos; ordenamento do comércio; retirada de três toneladas de fios e cabos em desuso nos postes da rede elétrica; além do acolhimento das pessoas em situação de rua. À frente desse trabalho, que envolve mais de 1.100 mil servidores de diferentes secretarias, o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Manaus, Renato Junior. “Tenho obsessão por esse trabalho de resgate do nosso Centro histórico e só vamos parar quando concluirmos esse trabalho”. O mutirão, inserido no projeto Centro Vivo, também prevê um Centro Pop, para servir de apoio e abrigo aos que vivem nessa região da capital amazonense.
CONVIVÊNCIA – Como parte da proposta de revitalizar o Centro, há duas semanas funciona a Faixa Liberada da Avenida Getúlio Vargas. Dado o sucesso do espaço de entretenimento e lazer nas manhãs de domingo, o prefeito David Almeida declarou que o projeto será permanente.
Lula conhece Centro de combate à crimes na Amazônia e starta infovias
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpre agenda em Manaus nesta terça-feira (9/9): conhece o Centro de Cooperação Internacional da Amazônia (CCPI), inaugurado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em junho; além de dar início às obras de interligação das infovias do Programa Norte Conectado. Lula também entrega cabo subfluvial que conecta a capital de Roraima, Boa Vista, ao Amazonas. Com sede em Manaus, o Centro de Cooperação Internacional amplia os esforços da União no combate aos crimes transnacionais na Amazônia, principalmente o tráfico de drogas.
COOPERAÇÃO – O Centro é coordenado pela Polícia Federal, mas conta com representantes dos Estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), modelo de gestão que visa fortalecer o combate dos crimes na região.
VOZ DAS RUAS: descrença na política, confiança na religião e nas polícias
Os partidos políticos são a instituição pior avaliada pela sociedade: 63% dizem não confiar e apenas 36% acreditam nas legendas partidárias. E como reflexo dessa descrença política, a maioria, 52% da população também não acredita no Congresso Nacional. É o que revela a pesquisa Genial/Quaest, realizada com 12.150 pessoas em todo o País, entre os dias 13 e 17 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais. E como se o desapontamento com a política levasse a busca por um outro caminho de esperança, a mesma pesquisa, que consultou a população sobre o que ela acha das instituições, a Igreja Católica é a que mais gera confiança. 73% disseram acreditar na instituição contra 25% que não confiam. Sobre as igrejas evangélicas, 65% confiam e 32% não.
INSEGURANÇA – Em um País onde a insegurança é o que mais preocupa as famílias, a sociedade revela na pesquisa que ainda deposita esperança nas forças de segurança: 71% confiam na Polícia Militar e 70% dizem confiar nos militares e forças armadas.
ANP manda Refinaria de Manaus retomar refino do petróleo de Urucu
A Refinaria de Manaus S.A. (Ream) deve voltar a refinar combustíveis imediatamente. É o que determina a Agência Nacional do Petróleo (ANP), em notificação expedida no último dia 2 deste mês de setembro. A Ream havia solicitado autorização da Agência reguladora do setor para realizar duas paradas técnicas, com duração de um ano, mas não voltou às operações normais. A consequência para o mercado local é uma das gasolinas mais caras entre as capitais brasileiras, já que a Refinaria está importando o combustível e praticando preços com base no mercado internacional. O petróleo produzido na província petrolífera de Urucu, no município amazonense de Coari, está sendo processado em refinarias do Sudeste do País.
DENÚNCIA – O caso foi revelado pelo ex-deputado federal Marcelo Ramos, que promete fiscalizar o cumprimento da determinação da ANP. Segundo ele, o refino precisa voltar para que o preço dos combustíveis e do gás de cozinha sejam baixados no Estado.
Pauderney discute com a Antaq a privatização de rios na Amazônia
A polêmica concessão de hidrovias para a exploração comercial pela iniciativa privada, que já está sendo chamada de privatização dos rios da Amazônia, é tema de reunião nesta terça-feira (9/9) na Câmara federal. O deputado Pauderney Avelino recebe especialistas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para discutir o Decreto 12.600, do último dia 28 de agosto, que trata do assunto. O Governo Federal chama de inclusão de empreendimentos públicos federais do setor hidroviário no Programa Nacional de Desestatização. Independente do nome, o investimento para a transformação dos rios da região em hidrovias é de interesse do Amazonas para que a navegação se torne mais segura e não seja impedida no período da vazante dos rios durante o chamado verão amazônico.
SAZONALIDADE – Na estiagem histórica de 2024, um segundo porto teve que ser implantado em frente de Itacoatiara para que o abastecimento do polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) fosse mantido.
Com homenagem, Jesus inaugurar, em casa, projeto de se candidatar a federal
A Câmara Municipal de Eirunepé homenageou nesta segunda-feira (8/9) o secretário de Habitação e Assuntos Fundiários da Prefeitura de Manaus, Jesus Alves. A sessão foi realizada no Ginásio Gilberto Mestrinho e movimentou a cidade. O secretário é filho do município amazonense, onde nasceu e se criou. Jesus é aliado de Eduardo Braga, foi indicado pelo senador ao cargo na gestão do prefeito David Almeida. Está à frente do maior programa habitacional da história da capital amazonense. As primeiras entregas, apartamentos populares, correrão neste fim de ano.
ELEIÇÕES 2026 – O secretário foi candidato a deputado estadual em 2022, quando obteve 33.487 votos. Apesar da votação expressiva, não se elegeu. O partido, o MDB, não o ajudou a conseguir o quociente eleitoral. Em 2026, Jesus é cotado para disputar vaga de deputado federal.
BAIXO AMAZONAS
Estado firma parceria com Albert Einstein para capacitação no interior
Profissionais de saúde que atuam nos municípios do Baixo Rio Amazonas estão sendo capacitados por profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein. Os servidores estão ampliando conhecimentos para o tratamento de pacientes com diabetes, hipertensão e pré-natal. A secretária de saúde do Estado, Nayara Maksoud, destaca o aprendizado para a implantação de práticas modernas. O Baixo Rio Amazonas foi escolhido como área de referência pelo fato do Estado ter alcançado na região o 1º lugar no ranking nacional da Planificação da Atenção à Saúde (PAS). A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) Manejo Clínico de Condições Crônicas, executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em cooperação com o Ministério da Saúde.
ESTRATÉGIA – O curso será desenvolvido em duas etapas. A primeira contempla a capacitação de 42 profissionais de nível superior, que atuarão como multiplicadores das novas técnicas. Já a segunda fase alcançará mais de 1,2 mil profissionais de níveis médio, técnico e superior.
VITRINE CULTURAL
Sou Manaus bate recorde de público e Prefeitura já pensa em ampliar festival
560 mil pessoas nas três noites de festival. O Sou Manaus 2025 foi o maior da história do evento, que neste ano completou 10 edições. Para o próximo ano, o prefeito de Manaus, David Almeida, indicou que a organização do evento pensará em aumentar o espaço onde ele é realizado, a área portuária do Centro Histórico de Manaus. Nas três noites, média de quase 190 mil pessoas, público muito acima da média de 150 mil por dia verificada nas duas edições anteriores. Os 17 palcos e as 20 atrações nacionais, distribuídas ao longo do fim de semana, não foram suficientes para abrigar todos que quiseram acompanhar os shows de variados estilos musicais.
NOVIDADES – Bilhetagem e atrações internacionais são novidades que já começam a ser pensadas para o próximo ano. Segundo o prefeito, com um festival cada vez maior, e que neste ano ganhou a imprensa nacional, se faz necessário uma organização mais ajustada, que precisa considerar a vinda de turistas de outros Estados. A gratuidade dos shows para a população local, afirma David Almeida, é algo que a Prefeitura não abre mão.
TRAMA GOLPISTA
STF retoma julgamento e Bolsonaro mantém estratégia de não comparecer
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento da ação penal 2.886, com Bolsonaro e comandantes de alta patente das Forças Armadas no banco dos réus. Com uma história de anistias, inclusive sobre o Golpe de 1964, esta é a primeira vez que comandantes militares são julgados e desta vez por crimes contra a democracia. O julgamento entra na fase final, com o voto dos ministros, com expectativa de que as sentenças sejam proferidas na próxima sexta-feira (12/9). O ministro-relator, Alexandre de Moares, rebateu as contestações dos advogados de defesa, que fizeram as sustentações orais semana passada. Na ocasião, nenhum negou que tivesse havido um plano de tentativa de golpe de Estado. Todos se concentraram em dizer que os clientes não tinham relação com a trama golpista.
SENTENÇA – Caso condenados, os réus do chamado Núcleo 1, composto pelos arquitetos do plano de golpe de Estado, que culltminou com os atentados à sede dos Três Poderes no fatídico 8 de Janeiro de 2023, podem pegar penas de mais de 30 anos de cadeia.
FRASE DO DIA
“Não sei como uma pessoa pode achar normal, em pleno século 21, uma agenda golpista”
ALEXANDRE DE MORAES, MINISTRO DO STF
(Em leitura do voto na ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e demais acusados de tentativa de Golpe de Estado e crimes correlatos)