A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), registrou 106 ocorrências médicas, neste sábado, 6/9, segundo dia do “#SouManaus Passo a Paço 2025”, em seus três postos de atendimento médico instalados no evento. Os casos de urgência e emergência hipertensiva foram os mais frequentes com 18 registros, seguidos por situações relacionadas à fadiga, também com 18 ocorrências. Em terceiro lugar, estiveram os transtornos associados ao uso de álcool e outras drogas, que somaram 11 casos.
As equipes também prestaram assistência a pessoas que apresentaram mal-estar geral (sete casos), episódios de vômito e diarreia (sete casos) e náuseas associadas a vômito (seis casos). Além disso, houve cinco atendimentos relacionados a crises de ansiedade.
As demais intervenções foram direcionadas a situações pontuais, como insuficiência respiratória, dormência no rosto, quedas, cortes e luxações, entre outros. Ao todo, sete pacientes precisaram ser removidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para unidades de pronto atendimento ou hospitais de urgência e emergência.
“Nossas equipes iniciaram a preparação para o atendimento pré-hospitalar muitas horas antes do início do festival, justamente para que a maioria das situações fosse resolvida ainda no local e conseguimos atingir esse objetivo. Foram poucas as ocorrências que necessitaram de remoção. Todos estão de parabéns”, destacou a assessora técnica da Subsecretaria de Assistência à Saúde da Semsa, Aldeniza Araújo.
Somando os atendimentos de quinta e sexta-feira, 5 e 6/9, as equipes de saúde da Semsa contabilizaram 171 ocorrências e 10 remoções. Os casos de fadiga (31), urgência e emergência hipertensiva (26) e transtornos relacionados ao uso de álcool e drogas (13) figuram entre os de maior número, seguidos de mal-estar geral (11) e crises de ansiedade (10).
— — —
Texto – Divulgação/Semsa
Fotos – Antonio Pereira/Semcom