Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Prefeitura de Manaus realiza ‘Oficina da Língua Nheengatu’ para professores indígenas
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Prefeitura de Manaus realiza ‘Oficina da Língua Nheengatu’ para professores indígenas
Município

Prefeitura de Manaus realiza ‘Oficina da Língua Nheengatu’ para professores indígenas

Portal Amazonense 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 28/8, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, a  “Oficina da Língua Nheengatu”, voltada para professores indígenas das Escolas Indígenas Municipais (EIMs) e dos Espaços de Estudos da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígena (EELMCTIs).

O objetivo é fortalecer as práticas de alfabetização e letramento na língua nheengatu, além de promover a revitalização, manutenção e fortalecimento linguístico e cultural entre professores e comunidades indígenas.

A ação integra as políticas educacionais de valorização das línguas indígenas e da cultura amazônica, e faz parte do projeto “Alfabetização e letramento bilíngue nas EIMs / Revitalização da língua materna nos EELMCTIs”, inserido no plano de Programas, Projetos e Ações 2025 da Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI).

O assessor pedagógico da GEEI, Matheus Santos, que ministrou parte da oficina, ressaltou a importância da iniciativa. “A língua nheengatu carrega a história de muitos povos. Trazer esta oficina para os professores é garantir que esse conhecimento continue vivo, sendo multiplicado dentro das salas de aula e nas comunidades. É mais do que ensinar uma língua, é fortalecer identidades”, afirmou.

A professora do espaço Tupãna Ruca, Ana Lina, que participou do encontro, destacou o impacto da formação em sua prática pedagógica. “Aprender mais sobre a nheengatu me dá segurança para trabalhar a língua com meus alunos. Além disso, é um momento de troca, onde também fortalecemos nossa cultura e nos reconhecemos dentro dela”, disse.

A língua nheengatu, considerada uma língua franca, é falada principalmente no alto e médio rio Negro. Ela preserva a identidade cultural e a história dos povos amazônicos, servindo como elo entre gerações e meio de acolhimento entre diferentes etnias. Em diversos momentos da história, o nheengatu foi utilizado para a comunicação entre indígenas e não indígenas, e ainda hoje é símbolo de resistência e reafirmação da identidade étnica.

— — —

Texto e fotos – Jordana Rodrigues/ Semed

Leia Também

Prefeito David Almeida destaca avanço das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, consolidando-se como um dos maiores cartões-postais da cidade

Por Portal Amazonense 13 horas atrás

Prefeitura de Manaus executa manutenção em galeria subterrânea no bairro Novo Aleixo

Por Portal Amazonense 13 horas atrás

David confirma ordem para construção da Cidade do Autista

Por Portal Amazonense 14 horas atrás

Procon Manaus realiza ‘Dia D’ com palestra virtual simultânea

Por Portal Amazonense 15 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza ação preventiva e coíbe alagamentos

Por Portal Amazonense 15 horas atrás

Profissionais de saúde da prefeitura participam de treinamento de brigada de emergência

Por Portal Amazonense 15 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?