A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), atendeu, na tarde deste sábado, 23/8, uma ocorrência de corte irregular de árvores em área de mata pública localizada na rua Lourenço Braga, no bairro Educandos, zona Sul da cidade. Durante a ação, agentes do Patrulhamento Ambiental da Guarda Municipal constataram a derrubada de aproximadamente 15 árvores, com a utilização de equipamentos como motosserra, terçados, escada de alumínio, galões de combustível e cordas.
Os responsáveis pela atividade não apresentaram qualquer licença ambiental para o procedimento. Diante da situação, os materiais foram apreendidos e os suspeitos conduzidos ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com apoio de outra equipe da corporação. A autoridade policial lavrou Boletim de Ocorrência por crime ambiental e solicitou perícia técnica no local, a fim de mensurar os danos ambientais e dar prosseguimento às investigações.
Para o guarda municipal Jair Castro, integrante do Patrulhamento Ambiental, a ocorrência evidencia a importância da presença da Guarda Municipal nas ruas. “Nosso trabalho é proteger a população e também o meio ambiente. Quando nos deparamos com situações de crime ambiental, como essa, agimos com rapidez para impedir maiores danos e garantir que os responsáveis respondam dentro da lei”, destacou.
A Prefeitura de Manaus ressalta que o Patrulhamento Ambiental da Guarda Municipal atua diariamente na proteção das áreas verdes da cidade, em apoio às ações de fiscalização e combate a crimes ambientais, reafirmando o compromisso da gestão com a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida da população.
— — —
Texto – Laís Fernandes/Semseg
Fotos – Divulgação/Semseg