A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), iniciou uma ação de monitoramento nas vias públicas ao redor dos condomínios residenciais Paradise Lake, Paradise River, Paradise Sky e Paradise Sunrise, localizados na avenida Pedro Teixeira, zona Oeste, após receber diversas denúncias de moradores sobre o estacionamento irregular de veículos.
O IMMU recebeu denúncias, informando que moradores que possuem apenas uma vaga em seus apartamentos, e estariam mantendo dois ou mais veículos estacionados de forma indevida do lado de fora dos condomínios, na via, especialmente na rotatória e em áreas sinalizadas como proibidas. A prática tem causado desentendimentos entre vizinhos e prejudicado a circulação de prestadores de serviços, como entregadores e equipes de manutenção, além de comprometer o trânsito e a segurança viária na região.
O chefe da Divisão de fiscalização da zona Oeste do IMMU, Ian Domingues, ressaltou a importância da fiscalização. “Estamos intensificando o monitoramento para coibir o estacionamento irregular que prejudica não apenas os moradores, mas também toda a mobilidade da área. Nosso objetivo é garantir ordem, segurança viária e respeito às normas de trânsito”, afirmou.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, alegou que estaciona na via porque sua família possui três veículos, mas o condomínio só disponibiliza uma vaga por unidade. Ela informou ainda que pretende solicitar uma assembleia entre os condôminos para que seja discutida uma solução conjunta para o problema.
As equipes do IMMU seguem acompanhando a situação e aplicando as medidas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aos veículos flagrados em desacordo com a legislação.
— — —
Texto – Marcelo Lima/IMMU
Fotos – Divulgação/IMMU