Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
Reading: Festival de Cirandas 2025: FVS-RCP reforça prevenção de doenças e monitoramento de saúde em Manacapuru
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Executivo > Festival de Cirandas 2025: FVS-RCP reforça prevenção de doenças e monitoramento de saúde em Manacapuru
Executivo

Festival de Cirandas 2025: FVS-RCP reforça prevenção de doenças e monitoramento de saúde em Manacapuru

Redacao 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Ações de vigilância monitoram riscos a saúde durante evento cultural de massa

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), atua no 27º Festival de Cirandas, desde sexta-feira (29/08) até domingo (31/08), que acontece no Cirandódromo do Parque do Ingá, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). O evento de massa conta com operação estruturada de vigilância em saúde para a proteção da população local e dos visitantes.

O plano operativo, coordenado pela FVS-RCP, é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru e contempla ações antes, durante e após o evento. Uma equipe de 14 profissionais da vigilância em saúde estadual atuará no festival.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que o Governo do Amazonas reforça a estrutura da saúde na festividade para garantir segurança e bem-estar dos moradores e visitantes. “Foi feito planejamento estratégico com o propósito de dar todo o suporte na área da saúde, para que a festa possa ocorrer com tranquilidade. Essa presença reforça nosso compromisso em oferecer saúde pública eficiente, humanizada e próxima da comunidade”, afirmou a secretária.

Entre as atividades da Vigilância em Saúde estadual estão a orientação de estabelecimentos que comercializam alimentos e bebidas, visando o consumo de água e alimentação segura; além do acompanhamento das condições de higiene em pontos estratégicos do evento, como balneários, restaurantes, lanchonetes, embarcações e hospedagens.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCP

Além disso, o plano prevê o monitoramento em saúde durante o evento por meio de equipes de coletas de dados posicionadas em pontos estratégicos de atendimento à saúde, estabelecendo comunicação direta com a identificação de padrões, tendências e possíveis riscos à saúde.

As ações também contemplam a prevenção a violências sexuais contra crianças e adolescentes, de gênero, além da prevenção de acidentes. Outro destaque é a promoção da saúde sexual por meio de distribuição de material educativo com orientações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) ao HIV e distribuição de preservativos e unidades de gel lubrificante. As ações de prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ocorrem em suporte às ações desenvolvidas pela equipe municipal de saúde de Manacapuru.

Voltada às ações de prevenção, a acidentes de trabalho e promoção à saúde do trabalhador, estão sendo repassadas orientações e distribuição de material educativo às agremiações das cirandas, visando o fortalecimento da vigilância na identificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da atuação articulada entre os diferentes setores da saúde. “É nossa missão atuar para que a tradição e a alegria do Festival de Cirandas caminhem ao lado da saúde pública. A vigilância em saúde atua de forma preventiva, protetiva e educativa, fortalecendo a segurança da população durante eventos de grande porte”, afirmou.

Ao destacar as ações, o diretor de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas (Diplae), Augusto Zany, ressaltou a relevância do planejamento e da resposta rápida. “Para um evento de massa, como o Festival de Cirandas, cada detalhe é pensado para prevenir riscos e dar resposta imediata a emergências. Trabalhamos em rede, alinhados com o município e com a SES-AM, para assegurar que a saúde esteja presente em todas as etapas do festival”, destacou.

Evento de massa

A ação da FVS-RCP frente a eventos de massa inclui, ainda, ações pré e pós-evento com atuação coordenada das vigilâncias sanitária, ambiental, epidemiológica, em saúde do trabalhador, hospitalar e de qualidade e laboratorial, com ênfase na prontidão a detecção e resposta a riscos de saúde pública.

O post Festival de Cirandas 2025: FVS-RCP reforça prevenção de doenças e monitoramento de saúde em Manacapuru apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM

Leia Também

Amazonas avança em agenda de negociações bilaterais na COP30 para ampliar iniciativas ambientais

Por Redacao 2 horas atrás

Hospital Delphina Aziz realiza mais três transplantes em um único dia

Por Redacao 2 horas atrás

Governador Wilson Lima inaugura primeira etapa da nova AM-010 e destaca avanços sociais e econômicos para oito municípios

Por Redacao 6 horas atrás

PC-AM apreende mais 23 quilos de drogas escondidas em um colchão e prende mulher em flagrante em Amaturá

Por Redacao 7 horas atrás

Espetáculo ‘Rede de Memórias’ emociona público ao reviver tradições e afetos da cultura amazonense

Por Redacao 7 horas atrás

Festival Amazonas de Música renasce após sete anos e celebra a força da criação autoral no estado

Por Redacao 7 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?