Novas revelações sobre Bolsonaro ampliam tensão em políticos do AM
A menos de duas semanas do início do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro se agrava a cada dia. O cenário amplia a tensão entre as lideranças da direita, obrigadas a pensar em diferentes cenários, inclusive o de terra arrasada caso Bolsonaro seja condenado à prisão por tentativa de golpe de Estado. No Amazonas estão em jogo candidaturas à reeleição na Assembleia e disputas por vagas ao Senado (Wilson Lima e Alberto Neto) e ao Governo do Amazonas (Maria do Carmo). Nos áudios extraídos do celular de Bolsonaro, apreendido pela Polícia Federal como parte do mais novo inquérito aberto contra ele e o filho, o deputado afastado Eduardo, novas provas reforçam a trama golpista. Entre os arquivos encontrados no celular, uma minuta de carta de Bolsonaro com pedido de asilo ao presidente da Argentina de extrema direita, Javier Milei. Em áudios recuperados do aparelho, conversas entre pai e filho e com o pastor Silas Malafaia provam que Bolsonaro e Eduardo estão por trás das sanções do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra autoridades brasileiras e que visam livrar Bolsonaro das garras da Justiça. Caso condenado, a pena pode superar os 30 anos de reclusão.
Moraes dá prazo de 48h para advogados explicarem plano de fuga
Por conta da minuta de carta com pedido de asilo na Argentina, o ministro do STF Alexandre de Moraes, que preside a ação penal por tentativa de golpe de Estado, deu prazo de 48 horas aos advogados de Bolsonaro, para que expliquem o documento. O ministro aponta risco de fuga como o mais grave descumprimento das medidas cautelares impostas ao ex-presidente e que resultaram na prisão domiciliar. Na minuta do pedido de asilo, Bolsonaro alega perseguição política para se refugiar no País vizinho.
Julgamento reforça mobilização por manifestações no 7 de Setembro
Dada a importância simbólica para o bolsonarismo, novas manifestações públicas de apoio a Bolsonaro estão sendo organizadas para acontecer no Dia da Independência, 7 de Setembro. E a mobilização deve ser maior que a verificada nas manifestações anteriores, dado o início do julgamento no STF, marcado para dias antes, 2 de setembro. Em Manaus, a nova manifestação de apoio ao ex-presidente deve ocorrer mais uma vez no Complexo Turístico Ponta Negra, nas imediações do anfiteatro local.
Congresso em Foco elege Braga e Alberto Neto entre os melhores
O senador Eduardo Braga e o deputado federal Capitão Alberto Neto estão entre os vencedores do Prêmio Congresso em Foco 2025, que elege anualmente os melhores parlamentares por meio de votações populares e de júri técnico. Braga foi escolhido o melhor senador pelo júri, composto por jornalistas, representantes do terceiro setor, da academia, dos trabalhadores e do próprio Congresso em Foco. Já Alberto Neto foi escolhido o melhor deputado do Amazonas na Câmara federal. O senador Eduardo Braga foi destaque na Reforma Tributária, como relator. Alberto Neto lista as leis que conseguiu aprovar no mandato. Criado em 2006 pelo Portal Congresso em Foco, o prêmio reconhece os deputados federais e senadores que se destacam pela atuação ética, em defesa dos direitos humanos, da boa governança, da transparência e do interesse público.
Após constrangimento, senador Omar ironiza derrotada na CPMI do INSS
Bola nas costas, o Governo dormiu, não sabem contar? Essas foram algumas das frases usadas pelo senador Omar Aziz após a derrota do Governo na eleição da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Omar era o indicado do presidente do Senado, David Alcolumbre, e do presidente Lula para presidir a CMPI, mas nas 12 horas que antecederam a eleição, nesta quarta-feira (20/8), a posição virou os votos e emplacou não só o presidente, mas também o relator da Comissão. Na sala onde estavam deputados e senadores, o constrangimento de Omar e da base aliada de Lula foi geral e a oposição não poupou críticas e ironias ao Governo. Após mais esse fracasso da articulação política governista, o líder no Senado, Randolfe Rodrigues, do PT do Amapá, balanço no cargo. Para Omar Aziz, a derrota na CPMI significa perder os holofotes da imprensa nacional, meses antes do processo eleitoral de 2026. Para Lula, artilharia dobrada da oposição.
Sidney Leite defende investigação da farra dos bancos com consignados
Durante a eleição do presidente e relator da CPMI do INSS, o deputado federal amazonense Sidney Leite levantou um aspecto que também deve ser atacado pela Comissão: a “farra dos bancos com empréstimos consignados do INSS”, como definiu o parlamentar. Ele lembrou que além dos descontos ilegais nas contas de aposentados e pensionistas, foco da investigação de deputados e senadores que começa agora, os segurados do INSS também são explorados pelas instituições financeiras. “Hoje temos uma fila significativa de espera para aposentadorias e benefícios, com casos de pessoas que chegam a falecer sem garantir o seu direito. E no dia em que recebem o benefício, bancos entram em contato oferecendo empréstimos consignados. Esse sistema frágil do INSS facilita a corrupção e o giro indevido de dinheiro”, avalia o deputado.
David Almeida dá início às obras de novo conjunto habitacional em Manaus
O prefeito David Almeida esteve acompanhando o andamento dos serviços de terraplanagem em área da Zona Oeste onde será construído um novo conjunto habitacional na capital amazonense, o Conjunto Cidadão 10. O empreendimento é parte dos convênios realizados pela Prefeitura com o Governo Federal, pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. O local receberá um megaempreendimento: 36 prédios de 16 apartamentos, totalizando 576 novas moradias. Ao todo, a gestão municipal tem planejado 16 conjuntos habitacionais, dos quais três estão em execução. Além da construção de novos empreendimentos, a atual gestão mantém o Programa Casa Manauara, que até junho deste ano reformou mais de 400 lares. O programa habitacional municipal é uma espécie de xodó de David Almeida, com grande apelo social dado o déficit histórico de Manaus por moradias populares.
Ouvidora da Mulher do TRE Amazonas comanda encontro nacional
A juíza Lídia de Abreu Carvalho, Ouvidora da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e Presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE), comandou a 17ª edição do Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (ECOJE), realizado em Pirenópolis, Goiás. O evento é uma oportunidade para que os representantes das ouvidorias eleitorais regionais troquem experiências voltadas ao avanço dos serviços prestados. O 17º ECOJE contou com a presença de autoridades como o ouvidor nacional de justiça, conselheiro Marcello Terto. Entre os temas debatidos, Violência Institucional e o Papel das Ouvidorias, o Uso da Inteligência Artificial no Combate à Violência Política de Gênero e Papel das Ouvidorias no Combate à Desinformação.
AGENDA AMAZÔNIA
Economistas produzem carta com propostas para a COP30
O Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR) realiza, até esta sexta-feira (22/8) na Assembleia Legislativa do Amazonas, a 13ª edição do Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam). A presidente da Corecon, Michele Aracaty, afira que o Enam traz programação com temática que visa fomentar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Com o tema Pacto Econômico com a Amazônia frente às mudanças climáticas: rumo à COP30, as entidades participantes produzirão a Carta dos Economistas da Amazônia Legal, documento com propostas para o desenvolvimento sustentável da região. O Conselho Federal de Economia (Cofecon) entregará o documento ao comitê organizador da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), reforçando a contribuição dos economistas para o debate sobre mudanças climáticas e economia verde.
TARIFAÇO DE TRUMP
Estados Unidos anunciam novo recuo e reduzem impactos no Brasil
Novo recuo do governo do presidente Donald Trump com relação ao tarifaço de 50% imposto às exportações brasileiras. Depois de excetuar cerca de 700 produtos nacionais da sobretaxa, o Departamento de Comércio Norte-americano incluiu todos os produtos com partes de aço e alumínio na mesma tarifação aplicada aos demais países que comercializam com os Estados Unidos. A medida, comemorada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que está à frente das negociações sobre o tarifaço, alcança 6,4% das exportações aos Estados Unidos, o equivalente a US$ 2,6 bilhões, reduzindo ainda mais o peso do tarifaço sobre o Brasil.
FRASE DO DIA
OMAR AZIZ, SENADOR
O Governo dormiu, como vem dormindo em muita coisa”
(Sobre a derrota na eleição para o comando da CPMI do INSS)