A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que, a partir da próxima segunda-feira, 21/7, a vacina contra Hepatite A estará disponível para pessoas que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), em 14 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Atualmente, 2.278 usuários fazem uso da estratégia de prevenção na capital.
A oferta da vacina contra a hepatite A na capital segue as orientações da Nota Técnica nº 184/2025, emitida pelo Ministério da Saúde. O documento foi elaborado com base em dados epidemiológicos.
De acordo com o ministério, esse grupo apresenta maior vulnerabilidade à infecção pelo vírus da hepatite A, especialmente em razão de práticas sexuais que podem envolver contato oroanal, uma das formas de transmissão da doença.
Considerado esse cenário, a vacina passou a ser recomendada também para os usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, que é uma estratégia de prevenção que envolve o uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não vivem com o vírus, mas têm maior risco de exposição. A ampliação do público-alvo da imunização busca fortalecer a proteção desse grupo e conter a disseminação da hepatite A, reforçando a importância da vacinação como estratégia de saúde pública.
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informa que a Semsa buscou aliar a oferta da vacina em unidades que ofertam a PrEP, como forma de facilitar o acesso ao imunizante. Isabel explica também que a proteção vacinal deve ser realizada em esquema de duas doses conforme a faixa etária, com um intervalo mínimo de seis meses entre as doses.
“É importante assinalar que os usuários que têm comprovação vacinal com uma dose, precisam de mais uma dose, conforme o intervalo e a faixa etária. Já aquelas pessoas que não tem comprovação vacinal contra a doença, precisam de duas doses. Os usuários que comprovem ter recebido as duas doses, não precisam receber o imunizante. Mas a mensagem fundamental é ampliar a proteção vacinal”, sintetiza.
Para ter acesso ao imunizante, a Semsa recomenda aos usuários que apresentem documento de identificação oficial com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF. A apresentação da receita de PrEP nos últimos seis meses é suficiente para comprovar a indicação da vacina.
Para pessoas de 15 a 17 anos o Programa Nacional de Imunização (PNI) recomenda a vacina contra a Hepatite A Pediátrica. Para usuários com 18 anos e mais, o imunizante indicando é o de uso adulto.
Inflamação no fígado gerada por uma infecção viral, a Hepatite A pode gerar complicações e a transmissão de HIV. Sua ocorrência se dá por via fecal-oral, podendo acontecer através da ingestão de água ou alimentos contaminados, bem como por meio de práticas sexuais que envolvem contato oroanal.
Unidades que irão ofertar a vacina contra a Hepatite A para usuários que fazem uso da PrEP
Zona Norte
USF Arthur Virgílio Filho
USF Carmen Nicolau
USF Professor Carlson Gracie
Zona Sul
USF Dr. Luiz Montenegro
USF Nilton Lins
Zona Leste
USF Dr. José Amazonas Palhano
USF Desembargador Fabio Couto Valle
USF Enfermeira Ivone Lima dos Santos
USF Dra. Luiza do Carmo Ribeiro Fernandes
Zona Oeste
USF Ajuricaba
USF Deodato de Miranda Leão
USF Lindalva Damasceno
USF Parque das Tribos
USF Silvio Santos
— — —
Texto – Tânia Brandão/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa