A Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência e a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), encaminhou, nesta quarta-feira, 16/7, 30 jovens pensionistas, de 14 a 21 anos, para vagas de emprego, de menor aprendiz e para capacitações profissionais.
O encontro do programa “Pensando o Futuro”, da Manaus Previdência, em parceria com o Sine Manaus, aconteceu na sede da autarquia, em uma ação cujo objetivo é estimular o desenvolvimento profissional com a entrada desses jovens no mercado de trabalho.
“Devido a pouca idade, a maioria ainda não possui experiência profissional e nem chegou a ter uma chance para iniciar no mercado de trabalho e, no caso desses pensionistas, o pagamento do benefício cessa quando ele completa 21 anos, daí a importância da nossa ação para oportunizar alternativas para que continuem a ter uma renda”, enfatiza a diretora de Previdência da Manausprev, Ana Silvia Domingues.
A programação incluiu palestras orientativas sobre legislação previdenciária, o mercado de trabalho na atualidade com dicas sobre currículo, profissões, comportamento na entrevista de emprego, autoconhecimento e abertura da agenda de atendimento para o serviço de orientação profissional com psicólogo.
O encontro contou com a estrutura do Sine Manaus para cadastramento e encaminhamento imediato dos jovens às vagas disponíveis. É importante ressaltar que o vínculo de emprego ou estágio não acarreta a perda da pensão para os menores de 21 anos, permitindo que acumulem experiência e renda.
“Essa parceria entre a Manausprev e a Semtepi é de suma importância, porque torna possível uma oportunidade no mercado de trabalho, hoje, tão concorrido para esses jovens. Trouxemos também palestras com dicas de comportamento numa entrevista de emprego, o que faz toda a diferença”, aponta o diretor do Sine Manaus, Pedro Lima.
A pensionista Isabela Sombra, de 18 anos, disse que a programação contribuiu para a abertura de novas perspectivas, devido os pontos serem abordados de maneira didática.
“Gostei da iniciativa da Manausprev, pois tudo foi explicado de maneira clara. Sou universitária e essas palestras são muito importantes para dar um direcionamento, se autodescobrir profissionalmente e construir um networking. São novas informações e a gente adquire conhecimento para construir uma carreira de forma mais prática”, destacou.
Atualmente, a Manaus Previdência possui 153 pensionistas na faixa de 14 a 21 anos incompletos.
— — —
Texto – Renata Felix/Manaus Previdência
Fotos – Raquel Dedier/Estagiária – Manaus Previdência e Valdo Leão/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCmGq1