A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta quarta-feira, 30/7, a 8ª Mostra de Pesquisa Científica em Saúde, com a apresentação de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de instituições de ensino superior nas unidades de saúde da rede municipal. A programação, organizada pela Escola de Saúde Pública (Esap Manaus), ocorreu no Centro Universitário Martha Falcão Wyden, no bairro Adrianópolis, das 8h às 17h.
Reforçando o compromisso da gestão municipal com a produção e a disseminação do conhecimento científico na área da saúde, a mostra promove uma devolutiva de projetos de pesquisa conduzidos nos cenários de prática da Semsa Manaus, com a apresentação dos trabalhos e resultados a gestores e servidores da saúde municipal, além de outros pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, e trabalhadores da área da saúde.
“Esse é um momento para fazermos uma devolutiva das pesquisas que utilizam os dados e cenários da Secretaria Municipal de Saúde. É um retorno sobre o que foi produzido e dos resultados, buscando aprimorar mais ainda a rede municipal de saúde”, explicou a diretora da Esap, Karina Cerquinho.
Na mostra, foram apresentados 39 estudos desenvolvidos em unidades de saúde da rede municipal, nas áreas da Atenção Primária, Saúde do Idoso, Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Vigilância Epidemiológica e Ambiental, entre outras, feitas por pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior, da iniciação científica ao doutorado.
A palestra de abertura, com o tema “Do prompt à publicação: uso da IA na pesquisa científica”, ficou a cargo do doutor em Epidemiologia e Saúde Pública, Daniel Barros de Castro, que trouxe reflexões atuais sobre o uso da Inteligência Artificial como ferramenta de apoio à ciência.
A programação incluiu ainda a 3ª Jornada de Iniciação Científica Paic Esap/Semsa – 2024/2025, realizada em parceria com a Fapeam. No encontro, estudantes de graduação apresentaram os resultados de estudos desenvolvidos em diferentes cenários de prática da Semsa Manaus, sob a orientação de servidores da secretaria.
A mesa de abertura do evento reuniu a diretora da Esap Manaus, Karina Cerquinho, ao lado da reitora do Martha Falcão Wyden, Carla Sena Batista, e da diretora técnico-científica em exercício da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Ana Cláudia Maquiné Dutra.
Estudos e temáticas
Realizada no período da tarde, a mostra de pesquisas realizadas nos cenários de prática da Semsa Manaus abrangeu 39 trabalhos em 12 áreas: Apoio Diagnóstico, Assistência Farmacêutica, Atenção Primária, Atenção Psicossocial, Condições Crônicas, Educação em Saúde, Grupos Especiais, Qualidade de Vida no Trabalho, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde Bucal e Vigilância Epidemiológica e Ambiental.
Entre as variadas temáticas abordadas nos trabalhos estão o papel do cuidado farmacêutico na adesão à terapia antirretroviral, a hesitação vacinal no contexto das populações amazônicas, as dificuldades de puérperas no aleitamento materno exclusivo, e os saberes e práticas com a saúde de idosos de comunidades rurais e ribeirinhas.
A mostra reuniu pesquisadores da iniciação científica ao doutorado, de instituições como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Leônidas e Maria Deane/Fiocruz Amazônia, Universidade Paulista (Unip), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre outras.
Pesquisa científica e IA
Na palestra “Do prompt à publicação”, o epidemiologista da Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Daniel Barros, discutiu como as ferramentas de inteligência artificial, a exemplo do ChatGPT, estão transformando todas as etapas da produção científica, da revisão bibliográfica, coleta e análise de dados até a escrita, revisão e formatação de artigos.
Barros enfocou cuidados éticos essenciais no uso dessas ferramentas, como a prevenção contra vieses, o respeito aos direitos autorais e a garantia da integridade da pesquisa, reforçando a importância do uso responsável da IA e da real compreensão de seus potenciais e limites.
Jornada
Incluída na agenda da 8ª Mostra de Pesquisa Científica, a 3ª Jornada de Iniciação Científica Paic Esap/Semsa contou com a apresentação de cinco trabalhos, em formato banner, no hall do Martha Falcão Wyden. Os estudos foram desenvolvidos por alunos de graduação participantes da edição 2024-2025 do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Esap/Semsa, que tem o apoio da Fapeam no financiamento de bolsas.
No evento, os estudantes Fernanda Moreira, Giovanna Pereira, Luana Helena Lourenço, Manoel Eduardo Tavares e Pâmela Eva da Silva apresentaram os resultados de suas pesquisas, que foram avaliados por profissionais de saúde estatutários da Semsa, com a presença dos servidores da secretaria que atuaram como orientadores durante as pesquisas.
— —- —- Texto – Jony Clay Borges / SemsaFotos – Valdo Leão / SemcomDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCoUv2