Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 21 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

NOTÍCIA DA HORA
Wilson planeja apoiar Alberto Neto ao Governo para facilitar ida ao Senado

Uma nova articulação política está em curso: tornar o deputado federal Capitão Alberto Neto candidato ao Governo do Amazonas com apoio do atual ocupante da cobiçada cadeira, Wilson Lima. Interlocutores estão construindo a ponte que pode restabelecer a relação entre o governante e o parlamentar, estremecida com a disputa eleitoral de 2024 para prefeito de Manaus. A reaproximação é o primeiro passo para negociar a implementação do plano: bom para Wilson, que reduz a disputa pelas duas vagas de senador em jogo a ele e Eduardo Braga, candidato à reeleição; e péssimo para a empresária Maria do Carmo Seffair, atual pré-candidata ao Governo pelo próprio PL, partido de Alberto Neto. Pesquisas de consumo interno têm indicado grande potencial de Alberto Neto para concorrer ao cargo de governador contra o já declarado pré-candidato Omar Aziz. E mesmo que não vença, ele terá ganho grande visibilidade pela segunda eleição seguida, reforçando o nome para prefeito da capital amazonense em 2028 com apoio do próprio Wilson Lima senador, caso o intento tenha êxito.

Presidente nacional do PL pode ser peça-chave em acordo com Bolsonaro

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro já declarou publicamente em mais de uma ocasião que o candidato dele ao Senado pelo Amazonas é Alberto Neto. Para que isso mude, Bolsonaro terá de ser convencido, de que Alberto Neto pode ser substituído por Wilson Lima nas urnas. Para tanto, o presidente nacional do UnIão Brasil, partido que Wilson presidente no Amazonas, o advogado Antonio Rueda deverá ser acionado. Um dos pontos a favor de Wilson Lima é que ele sempre se colocou como político de direita e apoiador de Bolsonaro. Além disso, o próprio PL é parte da administração estadual, com cargos no primeiro escalão.

Pesquisa Ipen confirma dificuldade eleitoral do governador

Pesquisa realizada pelo Ipen, sob encomenda do grupo G6, consórcio de portais amazonenses de notícias, confirma a dificuldade do governador Wilson Lima na disputa pelo Senado com Alberto Neto no páreo. Realizada nos 12 maiores colégios eleitorais do Amazonas, a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira, aponta: Eduardo Braga 27%, Alberto Neto 20,2%, Wilson Lima 16,1%, Marcos Rotta 10,9%, Marcelo Ramos 9,6% e Plínio Valério 9,3%. A pesquisa foi realizada de 18 a 25 de julho, presencialmente, com 1.500 eleitores. A margem de erro é 2,52%, com índice de confiabilidade de 95%.

Projeto significa traição sem precedentes à Maria do Carmo

O plano de Wilson Lima de pavimentar caminho para o Senado sem a concorrência de Alberto Neto destrói o projeto de pré-candidatura que a empresária Maria do Carmo Seffair está tentando construir para o Governo do Amazonas pelo próprio PL. Bolsonaro inclusive gravou vídeo recentemente apoiando a pré-candidatura dela. Localmente, o presidente do PL Alfredo Nascimento tem caminhado com Maria do Carmo pelo interior do Estado e em bairros da periferia de Manaus. Traição será pouco para classificar o que a manobra significará para Maria do Carmo.

Disputa pelo título padrinho do Caic TEA acirra embate Cidade-Mário César

A inauguração do Centro de Atenção Integral à Criança – Caic TEA José Clemente acirrou embate que já havia sido deflagrado nos bastidores entre o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), Roberto Cidade, e o colega de parlamento Mário César Filho. Ambos disputam o posto de padrinho da obra, inaugurada pelo governador Wilson Lima, o pai da criança de fato e de direito, mas antes disso os deputados já haviam se desentendido. Roberto Cidade não gostou de Mário César negar apoio ao projeto político dele, de disputar as eleições de 2026 como candidato a deputado federal. Mário César disse à Cidade que ele já tem candidato para o cargo, que fechou apoio à reeleição do deputado federal Fausto Jr.

Sidney foi contra manobra e defende redistribuição de vagas na Câmara

Em entrevista à imprensa, o deputado federal Sidney Leite explicou que foi contra o arranjo da Câmara federal para atender os Estados com direito a aumento da bancada, como é o caso do Amazonas, mas que é a favor da redistribuição de vagas, conforme prevê a Constituição e determinou o Supremo Tribunal Federal (STF). Ao invés de realocar vagas de Estados com redução populacional naqueles que registraram crescimento conforme o Censo do IBGE de 2022, a Câmara criou 18 vagas para que nenhuma bancada perdesse representação. Mesmo aprovado pelo Congresso, o presidente Lula vetou o projeto. E devido à impopularidade do tema, o Congresso deixará para que o STF aplique a Lei. Para o Amazonas, a redistribuição amplia a bancada de 8 para 10 deputados. E como efeito direto, a Assembleia Legislativa do Estado (ALEM) também ganha acentos, passa de 24 para 30, a serem disputados já nas eleições de 2026.

Um dos Cabeças do Congresso, Pauderney faz balanço positivo do mandato

Defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM) na Reforma Tributária e atuação direta no projeto de elevação do limite de isenção do Imposto de Renda foram algumas das áreas de atuação do deputado federal Pauderney Avelino neste pré ano eleitoral. O parlamentar faz balanço positivo desde a volta dele à Câmara federal, desta vez como suplente do deputado licenciado Saullo Vianna, atualmente no cargo de secretário de Assistência Social da Prefeitura de Manaus. “Com a reforma (tributária), a nossa Zona Franca de Manaus se tornará ainda mais atrativa a partir de 2032, quando passará a ser o único Estado com incentivos constitucionais garantidos”, destaca Pauderney. O trabalho do parlamentar foi reconhecido pelo quarto ano, eleito como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Perito da Polícia Civil preso na Operação Militia colabora e é solto

Dos nove policiais presos na Operação Militia do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), o único da Polícia Civil envolvido, um perito, já está em liberdade. Ele foi solto após colaborar com as investigações durante depoimento colhido na tarde desta terça-feira, logo após a deflagração da operação em Manaus. O grupo é acusado de roubo e extorsão mediante sequestro, tendo como alvo pessoas envolvidas ou investigadas por prática de crimes. A Operação, que se originou em investigação sobre sequestro realizado em fevereiro deste ano, foi coordenada pela 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública. Foram mobilizados 150 policiais e contou com apoio do Centro Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime-Organizado (Caocrimo), do Ministério Público; e das polícias Civil e Militar do Amazonas.


HORDA BOLSONARISTA
Umberto, irmão de Marcelo Ramos, encontra Carla Zambelli na Itália

Foi o delegado amazonense Umberto Ramos, irmão do ex-deputado federal Marcelo Ramos, quem encontrou a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli na Itália e que levou à prisão dela nesta terça-feira (29/7). Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ter contratado hacker para invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Umberto Ramos, ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, é adido da PF em Roma. Descobriu onde Zambelli estava morando, em apartamento de brasileira nos arredores do Vaticano, reuniu provas e encaminhou à polícia italiana, que efetuou a prisão. Zambelli estava foragida e na lista da Interpol. A partir de agora, a Justiça brasileira adota as tratativas com a Itália para a extradição da deputada, para que ela cumpra a pena a qual foi condenada no Brasil. A cassação do mandato na Câmara federal também deve se dar nas próximas semanas.


PATRIOTAS MADE IN EUA
Eduardo Bolsonaro tramou por tarifaço e agora se empenha contra negociação

Como se tivesse a certeza da impunidade, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro já não esconde mais de ninguém que a família, em especial o pai Bolsonaro, deve estar acima do Brasil. Ele declarou que “está trabalhando para que a comitiva de parlamentares do Brasil não tenha diálogo com o governo norte-americano”. Deputados e senadores, de situação e oposição, estão nos Estados Unidos para negociar o tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump contra as exportações brasileiras, que deve entrar em vigor na sexta-feira, 1º de agosto. Eduardo Bolsonaro, o filho 03 de Bolsonaro, se licenciou da Câmara dos Deputados em março para articular punições do governo Trump contra o Brasil. A estratégia é pressionar o País a livrar Bolsonaro da ação penal por liderar tentativa de golpe de Estado e proporcionar anistia para que o ex-presidente esteja elegível para nas Eleições 2026. Em vídeo, o ex-deputado federal Marcelo Ramos diz que a conduta de Eduardo é criminosa, tipificada em lei sancionada pelo próprio pai quando presidente.


TARIFAÇO DE TRUMP
Suprema corte norte-americana pode julgar abuso de política tarifária

Nesta quinta-feira (31/7), a justiça federal norte-americana em Washington deve analisar a apelação apresentada pelo governo Trump em favor da política tarifária que o republicano vem aplicando mundo afora. A prática havia sido suspensa pela Justiça no início de abril e após o julgamento nesta semana, o caso pode parar na Suprema Corte dos Estados Unidos. O Brasil, ameaçado de receber sobretaxa de 50% sobre as exportações, pode ser beneficiado porque a aplicação do tarifaço não tem base comercial. O presidente Donald Trump usa o mecanismo econômica para pressionar o judiciário e o legislativo em favor de Bolsonaro, inelegível e na iminência de ser condenado à prisão na trama golpista, que culminou com os atentados à sede dos Três Poderes em 8 de Janeiro de 2023. Nos últimos dez anos, os Estados Unidos foram superavitários na relação comercial com o Brasil. No período, o saldo em favor dos norte-americanos é de US$ 410 bilhões.


FRASE DO DIA
EDUARDO BOLSONARO, DEPUTADO LICENCIADO

Eu trabalho para que eles (parlamentares brasileiros) não encontrem diálogo”

(Sobre empenho pessoal para impedir que comitiva do Congresso Nacional, que está nos Estados Unidos, negocie fim do tarifaço norte-americano que afeta a economia brasileira)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 3 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 6 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 7 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?