Robertão chega às redes sociais, aposta do clã Cidade para estadual
A família Cidade startou o projeto para tornar o patriarca da família deputado estadual nas Eleições 2026. E para diferenciar o pai do filho, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), Roberto Cidade Maia Filho, ele chega às redes sociais como Robertão, nome que também deverá identificá-lo nas urnas. A família parte do pressuposto que a candidatura de Roberto Filho a deputado federal abre espaço para o pai disputar vaga de estadual. É como se o filho saísse para federal, mas garantisse vaga de estadual para o pai. A família tem importante eleitorado no interior do Estado, onde fez história com a navegação. E para se fazer conhecido em Manaus, Robertão está nas redes sociais desde o início deste mês de julho. Aos internautas, Robertão se apresenta como pai, avô, empresário, até aqui dando destaque às postagens sobre a origem familiar. O primeiro do clã a entrar na política foi Orlando Cidade, tio do presidente da Assembleia. Orlando foi deputado estadual por três mandatos.
Quem te viu, quem te vê. Alfredo Nascimento agora é Fora Lula
O presidente do Partido Liberal (PL) no Amazonas, o ex-prefeito de Manaus Alfredo Nascimento ganhou projeção nacional como ministro dos Transportes de governos Lula e Dilma, mas agora defende o Fora Lula. O político já publicou até vídeo nas redes sociais convidando a população para manifestação contra Lula no próximo fim de semana. Como parte do projeto de tentar voltar aos cargos eletivos, fracassado nas últimas eleições, Alfredo se diz verdadeiro representante da direita no Estado. Tenta convencer o bolsonarismo que ele é um representante raiz, difícil tarefa dado o passado de lealdade e elogios aos governos do Partido dos Trabalhadores (PT). Dada a postura completamente nova em relação ao ex-companheiro Lula, a gratidão parece não fazer parte da conduta política de Alfredo. Ou seria a conveniência do momento que move o pré-candidato a deputado federal?
Rossieli Soares, o secretário estadual de educação do Brasil
O advogado Rossieli Soares está se tornando uma espécie de secretário estadual de educação do País, dada a quantidade de secretarias pelas quais passou desde quando assumiu o cargo pela primeira vez no Amazonas. Foi em 2012, na gestão do então governador Omar Aziz, quando Rossieli tinha apenas 34 anos. Ele assumiu o posto no Estado promovido do cargo de diretor do Departamento de Planejamento (Deplan) da Seduc. Depois disso, Rossieli foi para o Ministério da Educação, assumindo a pasta na gestão do presidente Michel Temer. Depois de Brasília, o advogado assumiu a secretaria de educação do Governo de São Paulo e depois a do Estado do Pará. Agora, Rossieli acaba de ser confirmado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, mais uma vez secretário da pasta.
Tribunal de Justiça empossa duas novas desembargadoras
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) empossa as duas novas desembargadoras da Corte nesta segunda-feira (29/7): Lia Maria Guedes de Freitas e Ida Maria Costa de Andrade, promovidas ao cargo no dia 1º deste mês. Elas preenchem as vagas abertas pelos desembargadores Elci Simões e Joana Meireles, aposentados compulsoriamente por idade. Com Lia e Ida, o Tribunal se torna um pouco mais feminino e segue uma diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca maior igualdade de gênero no judiciário brasileiro. No próximo mês de agosto, o TJAM abre nova vaga de desembargador, para substituir Domingo Chalub, que também se aposenta pela idade-limite, 75 anos. A vaga é do Quinto Constitucional, destinada à classe dos advogados.
Empresários denunciam aumento de cracolândias no Centro histórico
Empresários estão reclamando das cracolândias que estão se formando no Centro Histórico de Manaus. Os locais amedrontam a população e afugentam os consumidores e turistas. A mais nova cracolândia está se formando por trás da antiga Santa Casa de Misericórdia, a um quarteirão do Teatro Amazonas. Os empresários, que passaram a denunciar os casos em público, pedem ação das autoridades. Na Câmara Municipal de Manaus, o tema já foi motivo de audiência, envolvendo secretarias municipais e o Estado. O problema social é reflexo do tráfico de drogas na capital amazonense, que cresce e vive disputa entre facções pelo controle do tráfico. A cidade é porta de entrada para a droga que entra no País oriundo do Peru e Colômbia, destinada a outros Estados e também continentes.
Prefeitura adere a plano para promoção da igualdade racial em Manaus
A Secretaria de Relações Institucionais e de Promoção da Igualdade Racial (Semuripir) da Prefeitura de Manaus aderiu ao Plano Juventude Negra Viva (PNJV), criado pelo Ministério da Igualdade Racial e destinado a criar oportunidades e diminuir desigualdades para jovens negros de 15 a 29 anos. A assinatura oficial de adesão ao PNJV será realizada pelo prefeito David Almeida; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e o secretário nacional da Juventude Negra, Tiago Santana, que virão a Manaus para selar a parceria. O titular da Semuripir, Walfran Torres, informa que a partir da adesão será criado grupo de trabalho para analisar os projetos sociais que atuam com a juventude negra na capital amazonense para recebimento de suporte do Município e da União. Objetivo é ampliar as atividades de promoção das políticas públicas de igualdade racial.
COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
Rádio multiplataforma Hub Amazônia reúne líderes da Zona Leste
A Rádio multiplataforma Hub Amazônia reuniu dezenas de líderes comunitários da Zona Leste de Manaus, a mais populosa da cidade, para apresentar a programação do veículo e estar mais próxima das comunidades. O evento inaugura uma série de outros programados e que vão abranger também a Zona Norte. As duas zonas representam pouco mais da metade da população de Manaus, de cerca de 2 milhões de habitantes. Com programação popular, a Hub Amazônia, da qual a COLUNA DO CRISTO é parceira, abre espaço para a comunicação comunitária, que valoriza as vozes da periferia. A Rádio tem conteúdo diário, ao longo de todo dia, com transmissão ao vivo pelo YouTube e os aplicativos (Apps) de rádios online Garden, TuneIn e Rádios Net. Atualmente, a rádio tem uma audiência média mensal de meio milhão de pessoas.
PATRIOTAS AMERICANOS
Do Val disputa com Eduardo quem é o maior articulador das punições ao Brasil
Não bastasse tramar contra os interesses nacionais, bolsonaristas agora disputam quem mais influenciou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a decidir sobretaxar em 50% as exportações brasileiras com destino ao mercado norte-americano. Depois da campanha de Eduardo em solo americano, deputado federal licenciado filho de Bolsonaro, em defesa de punições ao Brasil como retaliação à inelegibilidade do ex-presidente, o senador Marcos do Val disse que Eduardo foi “apenas um pivô”, mas que o verdadeiro articulador junto ao Governo Trump é ele. Do Val viajou para os Estados Unidos mesmo proibido pelo STF. Ele é investigado em inquérito que apura prática de crimes de obstrução de investigações de organização criminosa e de incitação de crime”. Com a desobediência judicial, Marcos do Val teve R$ 50 milhões bloqueados em contas bancárias.
FRASES DO DIA
THE ECONOMIST, JORNAL BRITÂNICO
Chocante agressão de Trump ao Brasil é uma das maiores interferência dos Estados Unidos na América Latina desde a Guerra Fria”
(Em reportagem que critica a tarifa de 50% anunciada pelo presidente norte-americano às exportações brasileiras sem justificativa comercial)
DONALD TRUMP, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS
“Estou me divertindo muito. Nesta segunda vez (mandato), eu mando no País (Estados Unidos) e no mundo”
(Em entrevista à Revista The Atlantic)