O esperado sim. David Almeida diz que Omar é o candidato dele ao Governo
O prefeito de Manaus, David Almeida, confirmou apoio ao projeto do senador Omar Aziz, de voltar a governar o Amazonas. Foi nesta quarta-feira 23 de julho, no lançamento de grande pacote de recapeamento de ruas em bairros da Zona Norte, um das mais populosas da capital amazonense. As obras serão executadas pela Prefeitura com recursos de emenda parlamentar de Omar, mais uma que o senador destinada à gestão David Almeida. “Antes que alguém pergunte, afirmo e confirmo que a aliança está mantida, já definimos até nomes… Eu não sou candidato, o candidato é o Omar e nós vamos estar juntos em 2026”, declarou o prefeito ao lado de Omar. Por hora, tudo alinhado no grupo, que inclui o senador Eduardo Braga, candidato à reeleição. Faltando um ano e três meses para as próximas eleições, o desempenho de cada ator, medido pelas pesquisas, dará o desfecho desse xadrez político. Até lá, Omar seguirá buscando novos apoios no interior do Estado e trabalhando para reduzir a rejeição, estratégia que visa não dar vez à concorrência.
Vaga de vice tem nomes declarados e disputas silenciosas nos bastidores
Com a pré-candidatura do senador Omar Aziz ao Governo do Estado cada vez mais encorpada, a disputa neste momento é pela vaga de vice. O prefeito David Almeida, principal apoio de Omar rumo ao Palácio da Compensa, já indicou publicamente o nome da filha, Fernanda Aryel. Nas entrevistas desta quarta-feira, logo após David reafirmar a aliança com ele, Omar considerou o nome e fez elogios, mas disse que o candidato a vice deve ser definido mais adiante. Marcelo Ramos se coloca como opção na cota do PT, que deve dar o maior apoio partidário a Omar em 2026. Nos bastidores, silenciosamente, o ex-prefeito de Parintins Bi Garcia também tenta se viabilizar à vaga. O deputado federal licenciado Saullo Vianna, secretário de David; e o vice-prefeito Renato Junior também estão no game.
Maria do Carmo, Tadeu de Souza e até Alberto Neto correm por fora
Neste momento, correm por fora ao cargo de governador do Amazonas a partir de 2027, a empresária Maria do Carmo, pré-candidata pelo PL e com apoio de Bolsonaro; e o vice-governador Tadeu de Souza, que depende primeiro do governador Wilson Lima deixar o cargo em abril para concorrer nas eleições de 2026. Recentes pesquisas mostram o potencial do deputado federal Capitão Alberto Neto, do mesmo partido de Maria do Carmo, mas Bolsonaro o quer candidato ao Senado.
Vice volta a investir na própria imagem com rodada de entrevistas
Entre avanços e recuos, o vice-governador Tadeu de Souza voltou a investir na própria visibilidade. O procurador do Estado de carreira definiu agenda de entrevistas nos próximos dias para falar sobretudo dos investimentos do Estado. Na entrevista que abriu a série, Tadeu voltou a dizer que se prepara para assumir o Governo do Amazonas, caso o titular do cargo, Wilson Lima, decida disputar as próximas eleições. No cargo. Tadeu poderá disputar a reeleição, desejo que ele não esconde dos mais próximos.
Governo Wilson lança novo feirão, com subsídio para 2,6 mil apartamentos
O Governo do Amazonas realiza neste fim de semana, no Centro de Convenções Vasco Vasques, do lado da Arena da Amazônia, o 2º Feirão do Programa Amazonas Meu Lar, com vantagens para quem quer financiar a casa própria. O Estado entra com até R$ 35 mil para facilitar a entrada e a concretização do negócio. Estarão à disposição 2,6 mil apartamentos, distribuídos em 30 empreendimentos, de seis diferentes construtoras. A expectativa do Governo é que 20 mil pessoas compareçam aos dois dias do Feirão, que faz parte do Programa Amazonas Meu Lar, de política habitacional do governo Wilson Lima.
Lojistas apontam prejuízos com atuação caótica da Águas de Manaus
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag, está denunciando a atuação caótica da concessionária dos serviços de água e esgoto, a Águas de Manaus, no Vieiralves, bairro de classe média-alta com forte atuação dos setores comercial e de serviços. Em vídeo nas redes sociais, o líder empresarial mostra ruas bloqueadas para reparos ou mesmo implantação de rede de coleta de esgoto sem qualquer planejamento. Os comerciantes reclamam que os serviços são realizados pela concessionária sem aviso prévio e em qualquer. E há casos em que é visível a despreocupação da empresa com o prazo para a conclusão das obras, afetando diretamente a venda dos lojistas. Ralph Assayag pede que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município, a Ageman, fiscalize os transtornos causados pela concessionária.
Governo Federal inicia ressarcimento das vítimas do Escândalo do INSS
O Governo federal inicia nesta quinta-feira (24/7) o ressarcimento dos aposentados e pensionistas que tiveram descontos ilegais nos contracheques dos últimos anos. O escândalo foi protagonizado por associações e sindicatos e revelado neste ano. No primeiro lote de ressarcimentos, R$ 3,3 bilhões serão destinados a 700 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram o desconto ilegal comprovado. Outros 250 mil aguardam o ressarcimento. No interior do Amazonas, neto descobriu que a avó sofreu descontos ilegais durante 30 anos. A estimativa do Governo federal é que aproximadamente 2 milhões de aposentados e pensionistas foram vítimas da fraude. Para ter acesso ao ressarcimento é preciso reclamar ao INSS. Quem já havia ingressado com ação na Justiça, deve desistir do processo para receber o valor devido.
RAPIDINHA
Tribunal aperfeiçoa fiscalização com integração a sistema nacional
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) agora integra a Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo, a InfoContas. Com a adesão, a corte de contas amazonense passa a compartilhar informações com os demais tribunais de forma rápida e segura e contribui para o aprimoramento da fiscalização dos recursos públicos, em outros Estados e no próprio Amazonas. A integração é uma recomendação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e no TCE-AM contou com o trabalho conjunto do Departamento de Informações Estratégicas (Deinfe) e da Diretoria de Inteligência Artificial.
FRASES DO DIA
SILAS MALAFAIA, PASTOR
Temos uma direita vagabunda que mantém o (Alexandre) Moraes no STF. Um Senado onde não temos uma maioria que ama a pátria. Uma grande maioria de vendidos e trouxas”
(Ao defender ofensiva contra o STF em defesa de Bolsonaro)
RICARDO CAPPELLI, EX-MINISTRO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL
“Eduardo Bolsonaro correu para os Estados Unidos e agora ameaça a Polícia Federal do Brasil. Quem ameaça polícia é bandido. Quem ameaça delegado é criminoso”
(Ao criticar ameaças feitas pelo filho de Bolsonaro aos policiais federais que investigam o clã Bolsonaro)
OMAR AZIZ, SENADOR DA REPÚBLICA
“As críticas fazem parte da vida pública e elas devem servir para o gestor trabalhar mais. A resposta tem que ser o trabalho”
(Em discurso no lançamento do pacote de asfaltamento de vias na Zona Norte de Manaus, com recursos de emenda do senador à Prefeitura de Manaus)