Pauderney incendeia a relação de Wilson e Tadeu. “Vice é maltratado”
O deputado federal Pauderney Avelino ateou fogo no comando do Executivo estadual. Em entrevista ao Programa Tribuna Livre da Rede Onda Digital, disparou: o vice, o Tadeu, é maltratado de manhã, de tarde e de noite; de segunda a segunda desde sempre, desde quando assumiram o mandato”. E o deputado, que travou recente disputa pelo comando do União Brasil no Amazonas com Wilson Lima, deu exemplo de maltrato sofrido por Tadeu: “Em Parintins (no festival folclórico), o governador tirou o camarote do Tadeu”. Aliado às diferenças com o vice, Wilson Lima enfrenta baixa intenção de voto, revelada por recentes pesquisas encomendadas por grupos políticos. Por essa razão, Pauderney acredita que Wilson Lima deva permanecer no cargo, não dando chance para Tadeu assumir o governo e quem sabe beneficiar eventual candidatura do aliado dele, o prefeito de Manaus, David Almeida.”Um grupo de deputados inclusive faz pressão para que o governador não saia do cargo (para disputar as eleições de 2026}”.
Antony intensifica silenciosa campanha rumo ao TJAM
O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Amazonas, Flávio Antony, intensificou na última semana a articulação para o projeto de se candidatar à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que será aberta em agosto com a aposentadoria do desembargador Domingos Chalub. Antony tem trabalhado com a seguinte ideia: se vislumbrar a possibilidade de entrar na lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), sai do cargo no Estado para concorrer à vaga destinada aos advogados, pelo critério do Quinto Constitucional. Antony busca apoio entre os pares advogados e parlamentares com poder de influência na categoria. O secretário-chefe da Casa Civil é o nome do governador Wilson Lima para o cargo. O procurador do Município Marco Aurélio Choy é o outro forte nome na disputa pelo mais alto cargo do judiciário amazonense.
Braga dá cavalo de pau na comunicação por maior exposição digital
Desde quando se lançou pré-candidato à reeleição, o senador Eduardo Braga deu uma guinada de 180 graus, um cavalo de pau como se diz na gíria do marketing político, na forma de se comunicar nas redes sociais. Os cards estáticos deram vez à publicações mais dinâmicas, vídeos com manifestações do senador de forma roteirizada, linguagem objetiva, direta e efeitos especiais, estratégias que objetivam maior alcance de público e engajamento. Da bancada federal do Amazonas, Braga está longe de ser o pior em desempenhou nas mídias digitais e a participação dele em plataformas como o Instagram vem crescendo desde o visível maior investimento na divulgação do mandato. Assim como muitos, o parlamentar peca por vezes no atraso em se manifestar sobre os temas mais pertinentes ao Estado. A internet não dorme, na maioria das vezes sequer cochila.
Renato Junior estreia no comando da Prefeitura com ajuda humanitária
No primeiro dia útil como prefeito interino de Manaus, Renato Junior lançou a segunda fase da Operação Cheia 2025, com o primeiro embarque de ajuda humanitária a 2.264 famílias afetadas pela subida do Rio Negro durante o inverno amazônico deste ano. Além de cestas básicas, kits de higiene pessoal e de limpeza, colchões e água potável. A ação tem atuação integrada de secretarias do Município e conta com o apoio da Marinha do Brasil. Na coletiva de imprensa, Renato Junior deu outra importante informação. Que o próximo grande investimento em mobilidade da Prefeitura será a construção do complexo viário Passarão, a ser erguido no encontro das avenidas Brasil e Coronel Teixeira, a Estrada da Ponta Negra.
Bens de Informática, Duas Rodas e Eletroeletrônicos se destacam na ZFM
De janeiro a maio deste ano, o faturamento das fábricas da Zona Franca de Manaus (ZFM) chegou a R$ 93,3 bilhões, valor 14% maior que o contabilizado no mesmo período de 2024. Balanço divulgado pela Suframa mostra que os subsetores que mais contribuíram para o resultado incluem Bens de Informática (participação de 21,83%), Duas Rodas (20,15%) e Eletroeletrônico (16,05%). Em termos de crescimento, na comparação com o mesmo período de 2024, destaque para o desempenho do Polo de Duas Rodas (mais 21,02%), Metalúrgico (aumento de 30,59%) e Mecânico (alta de 32,49%). Os empregos se mantiveram na casa dos 131 mil, entre efetivos, temporários e terceirizados. Na avaliação do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, os resultados confirmam a eficácia do modelo de desenvolvimento, para a região e o País.
TRAMA GOLPISTA
PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
No limite do prazo que tinha para se manifestar, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por cinco crimes: liderar organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima; , e deterioração de patrimônio tombado. Além de Bolsonaro, a PGR defendeu a condenação dos ex-ministros Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Casa Civil), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Anderson Torres (Justiça), além do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e do tenente-coronel Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Com a última etapa do processo cumprida, a expectativa é que a absolvição ou condenação seja proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) até setembro.
RAPIDINHAS
Pré-candidato à reeleição, Sidney Leite entrega maquinários a 7 municípios
Sete municípios do Amazonas receberam máquinas para uso agrícola custeadas com emenda apresentada pelo deputado federal Sidney Leite. As escavadeiras hidráulicas serão entregues aos municípios Fonte Boa, Envira, Lábrea, Japurá, Carauari, Apuí e Manacapuru. O investimento integra o Programa de Aceleração da Mecanização Agrícola (Promac), do Governo Federal, e o primeiro município a receber o maquinário é Fonte Boa, onde o deputado federal fez a entrega ao prefeito Doutor Lázaro. Segundo o gestor, a escavadeira ajudará na manutenção de ramais e a abrir tanques para a criação de peixe.
Jovens são capacitados por programa do CNJ, coordenado pelo TJAM
Vinte adolescentes concluíram curso de qualificação profissional oferecido pelo Programa Novos Caminhos, iniciativa instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Resolução 543 de 2024, com realização no Estado pela Coordenadoria da Infância e Juventude (COIJ), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O grupo de jovens passou por 60 horas de aulas. Eles aprenderam educação financeira, técnicas de redação e atendimento ao cliente. A qualificação foi realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa e Ensino para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS) e a Eletrobrás.
FRASE DO DIA
EDUARDO BOLSONARO, DEPUTADO FEDERAL LICENCIADO
O Tarcísio utilizou os canais errados. O Tarcísio não tem nada que querer costurar por fora uma decisão”
(Criticando a iniciativa do governador de São Paulo, de tentar negociar com a Embaixada dos Estados Unidos o fim do tarifaço de Trump contra as exportações brasileiras, medida articulada por ele mesmo, Eduardo Bolsonaro, contra o Brasil)