Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: COLUNA DO CRISTO
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Opinião > COLUNA DO CRISTO
Opinião

COLUNA DO CRISTO

publishnow 7 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Transporte gratuito agora é lei para 212 mil alunos da rede municipal de ensino

Tema que já projetou políticos nas décadas de 80 e 90, a gratuidade da passagem de ônibus aos estudantes agora é lei, ao menos aos alunos das escolas municipais de Manaus. O prefeito David Almeida sancionou o projeto que torna o benefício permanente, beneficiando 212 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino com pouco mais de 500 unidades. A Lei nº 441/2025 garante 44 passagens de ônibus gratuitas por mês, não cumulativas, calculadas proporcionalmente aos dias letivos. Os critérios para manter o acesso à gratuidade é manter e comprovar a matrícula escolar ativa, frequência mínima nas aulas e residência a mais de um quilômetro da escola. Além da cota de 44 passagens grátis, o aluno também pode adquirir até 16 meias-passagens por mês. Acompanhamento realizado pela secretaria de educação do Município, a Semed, mostra que o benefício contribui para reduzir a evasão escolar nas famílias de maior fragilidade financeira

Recordista de votos, Salazar indeciso sobre qual caminho seguir em 2026

O vereador de Manaus Sargento Salazar tem confidenciado, em circuitos restritos, que ainda não decidiu a que cargo concorrerá nas eleições de 2026. Ele tem a preferência por uma vaga de deputado estadual, mas há forte pressão do comando do PL, ao qual está filiado, para concorrer a uma vaga de federal dado o potencial de votos que demonstrou ao se eleger como o mais votado no pleito de 2024 para a Câmara de Vereadores. E a pressão é do próprio presidente do PL, Alfredo Nascimento, que sonha em retornar à Brasília e vê a possibilidade na carona de uma grande votação de Salazar, capaz de também catapultá-lo à Câmara federal. Salazar não quer cometer o erro de outros fenômenos da política local, que ascenderam como um meteoro, mas logo depois desapareceram. Quem lembra, por exemplo, de Carlos Portta, eleito vereador com base em personagem antipolítica, criado às vésperas da eleição de 2016?

Secretaria Executiva de Promoção Racial busca parcerias nacionais

Apesar de recente, a Secretaria Executiva de Promoção da Igualdade Racial do Município já aderiu a diversos projetos e programas nacionais para investimentos em Manaus. Entre as adesões realizadas pela Secretaria Executiva, ligada à Casa Civil da Prefeitura de Manaus, estão: ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), o que credencia o Município a conveniar com 16 ministérios; além de estar em vias de assinar o Plano Nacional da Juventude Negra Viva, do Ministério da Igualdade Racial. Com o Ministério do Turismo, a Secretaria Executiva busca convênio para que a capital amazonense seja incluída no Projeto Rotas Negras, de promoção do afroturismo. A inclusão da Igualdade Racial na gestão municipal foi formalizada no final de 2024 e já realiza ações com os movimentos sociais, como a Campanha Pratique Esporte, Não Pratique Racismo.

Estado registra aumento na busca pelo Cartão do Produtor Rural

Os agricultores do Amazonas aumentaram a busca pela renovação ou mesmo obtenção do Cartão do Produtor Primário (CPP), documento essencial para os produtores rurais terem acesso às políticas públicas de fomento ao setor. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Governo do Amazonas, o Idam, registrou a renovação de 13.163 CPPs no primeiro semestre deste ano, número 8% maior que o verificado no mesmo período do ano passado. No segundo trimestre, o município Manacapuru foi que mais avançou na regularização dos beneficiários: 441 produtores rurais, entre renovações e novos cadastros.

Ministério da Cultura e Sebrae apostam na economia criativa

O Ministério da Cultura, em parceria com o Sebrae Amazonas, está lançando um projeto pioneiro de fomento à economia criativa. O Impulso Cultural levará oficinas gratuitas de capacitação a 10 municípios do Estado e o objetivo é valorizar os saberes culturais com atividades formativas e uma premiação para negócios culturais da região. As oficinas acontecerão em Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé, Coari, Tabatinga, Maués, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira, com carga horária de 16 horas, divididas em três módulos. Os temas incluem: Economia criativa no Brasil e na Amazônia; Planejamento e gestão de projetos culturais; Acesso a financiamento e políticas de incentivo; Ferramentas de gestão e precificação de produtos e serviços. Inscrições pelo https://atrelacultural.com/impulso.


TARIFAÇO DE TRUMP
Bolsonaristas temem tiro pela culatra e tentam culpar governo por tarifaço

Na retórica bolsonarista, como bradou o deputado federal Capitão Alberto Neto na Câmara federal, o culpado pela tarifa norte-americana de 50% aos produtos brasileiros é o presidente Lula. Se a premissa é verdadeira, então porque o presidente Donald Trump impôs tarifaço ao México, Colômbia, Canadá, China, Austrália entre tantos outros países se Lula não preside essas nações? A resposta é simples e óbvia. A política tarifária de Trump atende a uma política protecionista, além de ser utilizada como instrumento político para interferir no judiciário brasileiro e assim livrar Bolsonaro do processo que responde no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Quem não lembra do ápice do plano? O atentado à sede dos Três Poderes no 8 de Janeiro de 2023, trama confessada em delação e depoimentos à Polícia Federal e ao STF pelo ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e militares da cúpula do ex-governo.

Lula anuncia comitê empresarial para redefinir comércio com os EUA

Como estratégia para fazer frente à sobretaxa de 50% às exportações brasileiras anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Lula anunciou a criação de um comitê com empresários dos segmentos mais afetados. O objetivo é repensar a política comercial do País com o mercado norte-americano. Em favor do Brasil, o fato dos Estados Unidos corresponderem a no máximo 12% das exportações brasileiras e a própria dependência norte-americana de determinados produtos brasileiros, tais como café, ferro, aço, alumínio, suco de laranja e carne bovina. Os fabricantes de suco da Flórida estão temerosos com a decisão de Trump, que pode fazer com que fiquem sem o insumo brasileiro. Na agropecuária, há anos a produção própria de carne bovina levou os Estados Unidos a ampliarem as importações do produto brasileiro.


110

mil empregos estão ameaçados pelo tarifaço de Lula, além da perda de R$ 19,2 bilhões do Produto Interno Bruto (PIB). O cálculo foi feito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com base na participação das exportações para os Estados Unidos no PIB brasileiro.


FRASES DO DIA

STEVE BANNON, CONSELHEIRO DE TRUMP

Derrubem o caso (processo contra Bolsonaro no STF), derrubamos as tarifas”

(Em entrevista ao Portal UOL, com discurso que trata o Brasil como se fosse quintal dos Estados Unidos)

JOSÉ GOMES DA SILVA, PRESIDENTE DA FIESP

“Apesar do impacto negativo para a indústria brasileira da elevação de tarifas unilateralmente pelos EUA, a soberania nacional é inegociável”

(Em nota oficial em que defende a economia brasileira e a soberania brasileira)

Leia Também

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 dia atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 2 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 3 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 4 dias atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás

COLUNA DO CRISTO

Por publishnow 1 semana atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?