Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: PMM segue com ações de interdição de postos sem Habite-se
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > PMM segue com ações de interdição de postos sem Habite-se
Município

PMM segue com ações de interdição de postos sem Habite-se

Portal Amazonense 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Mais seis postos de combustíveis foram fiscalizados em ação da Prefeitura de Manaus nas últimas 48 horas, em cumprimento a decisão judicial transitada em julgado no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), da 4ª Vara da Fazenda Pública, relacionada ao funcionamento irregular dos imóveis no município pela falta do Habite-se/Habitabilidade. A ação é realizada por equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), tendo iniciado o trabalho no dia 9/6.

Dos postos, cinco foram interditados e multados, e ficam no São José, Tancredo Neves e Jorge Teixeira. Os locais devem permanecer sem funcionamento até a regularização junto ao instituto. Os imóveis foram notificados previamente e, inclusive, assinaram com o Implurb um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), desde 2021, não tendo atendido à regularização necessária para sanar as irregularidades. Um dos postos já tem ação de regularização tramitando em fase final, tendo sido notificado para dar prosseguimento para conclusão do Habite-se.

“O trabalho é uma ação contínua de fiscalização, se dando em fase de uma decisão judicial que determina que o Implurb faça as ações de obrigação de fazer relacionadas ao Plano Diretor, com a interdição dos postos que não tem as devidas licenças, incluindo o Habite-se. São processos decorridos há bastante tempo, sem o cumprimento do TAC. O Implurb foi sentenciado a tomar providências, adotando as medidas necessárias e as determinações legais”, explicou o vice-presidente do instituto, Antônio Peixoto. No dia 9, dois postos, no Tarumã e no São Raimundo, foram interditados por ausência de Habite-se.

Sentença

A 4ª Vara da Fazenda Pública julgou procedente o pedido formulado pelo Ministério Público, procedendo a fiscalização nos postos de combustíveis da cidade, “efetuando-se a interdição e suspensão de atividades dos que não apresentarem o Habite-se e licenças de funcionamento”.

Na decisão, o magistrado diz ainda que quando necessário deverão ser aplicadas, para cessar as irregularidades, “a interdição e a suspensão de atividades do estabelecimento irregular, bem como o embargo e posterior demolição administrativa de obras de reforma ou nova construção de postos de combustíveis irregulares ou clandestinos, com a recuperação urbanística da área em questão”.

Lei em vigor

O objetivo é para que regularizem pendências relativas à documentação exigida pela legislação urbana em vigor, o Plano Diretor de Manaus, sob pena de multa, interdição e outros atos administrativos e de polícia do Poder Público, listados na sentença.

Quem estiver em situação pendente com o Habite-se deve buscar seu processo de regularização, bem como entrar em contato pelo email da Procuradoria Jurídica (Projur), no [email protected].

Entre os documentos que precisam ser apresentados, em caso de não ter Habite-se, estão alvará de funcionamento, expedido pela Secretaria Municipal de Finanças (Semef), licença ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), autorização de autoridade de trânsito e Auto de Vistoria (AVCB) do Corpo de Bombeiros, e demais licenças segundo termos da sentença proferida e conforme legislação urbana vigente.

A ação

A ação civil pública prevê a interdição e suspensão de atividades dos postos que não apresentassem os documentos citados. Desde a sentença, o órgão está cumprindo diversas fases de notificação dos endereços citados no processo judicial.

O programa de Regularização de Postos foi retomado em nova etapa. A ordem judicial vem sendo cumprida e os notificados que não apresentarem a documentação exigida estão sujeitos à interdição ou suspensão de atividades. 

— — —

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Fotos – Clóvis Miranda/ Semcom e Divulgação

Disponíveis em – https://www.flickr.com/gp/prefeiturademanaus/P07zkV2L3k

Leia Também

#SouManaus impulsiona comércio informal com 400 vendedores

Por Portal Amazonense 2 horas atrás

Centro histórico se transforma em palco de arte e cultura no ‘#SouManaus 2025’

Por Portal Amazonense 3 horas atrás

Experiências da Semsa ganham destaque no evento do Cosems-AM

Por Portal Amazonense 3 horas atrás

Atendimentos no primeiro dia do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

Por Portal Amazonense 3 horas atrás

Bruno & Marrone e Joelma fecham primeira noite do Palco Malcher

Por Portal Amazonense 14 horas atrás

Louvor e adoração marcam a primeira noite do #Sou Manaus

Por Portal Amazonense 14 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?