Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Notificação para demolição de construções irregulares no Viver Melhor 3
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Notificação para demolição de construções irregulares no Viver Melhor 3
Município

Notificação para demolição de construções irregulares no Viver Melhor 3

Portal Amazonense 1 mês atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), começou, nesta segunda-feira, 23/6, a notificar moradores do conjunto residencial Viver Melhor 3, na zona Norte, a realizarem demolições voluntárias, no prazo de 10 dias, para retirar diversas ocupações irregulares em áreas públicas como calçadas, espaços comuns e logradouros.

A ação cumpre sentença condenatória de obrigação de fazer, da 1ª Vara da Fazenda Pública do Amazonas. Foram feitas 29 notificações no primeiro dia e o trabalho vai continuar nesta terça-feira, 24/6, até que todos os residentes sejam notificados para fazer as demolições de estruturas construídas, como garagens cobertas, boxes de metal e de alvenaria, avanços e similares construídos à revelia da legislação urbana, ocupando áreas públicas como se fossem bens privados.

Neste primeiro dia da ação, foram encontradas situações como andares, varandas e extensões dos apartamentos, construídos à revelia do projeto original. Junto com as notificações, os moradores estão recebendo uma comunicação, com as informações da sentença.

Além do Implurb, equipes da Guarda Municipal e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), também atuaram durante a ação.

Demolição voluntária

A demolição espontânea é o melhor para as situações de desconformidades encontradas no conjunto, na qual o proprietário faz a retirada dos avanços e não gera ônus ao poder público.

A gerente da Divisão do Controle do Implurb (Dicon), arquiteta e urbanista Maria Aparecida Froz, lembra que casos semelhantes foram fiscalizados e passaram por demolição administrativa nos anos de 2015 a 2023, quando a prefeitura fez demolições semelhantes, também cumprindo sentença judicial, nos conjuntos Yael, Ayapuá, Cidade Jardim, João Bosco e Eldorado, por exemplo.

“Não é uma ação simples, mas entendemos a necessidade de se cumprir a sentença judicial. Muitas edificações são construídas não apenas descaracterizando o conjunto, mas comprometendo a segurança, com avanços e obras em andares. Além da ocupação de áreas públicas, como calçadas e passeios”, explicou Cidinha.

Administrativa

Em caso de não cumprimento da demolição voluntária, a prefeitura terá que realizar a demolição administrativa para recuperar as áreas públicas do conjunto. Conforme decisão judicial, a sentença visa permitir o trânsito regular de pessoas e o estacionamento de veículos em suas respectivas vagas, “sob pena de adoção de medidas coercitivas para assegurar a efetividade desta decisão”. Nenhuma das estruturas físicas construídas estão no projeto original do residencial.

“Foi uma ação movida pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que acionou a justiça em desfavor do município. Agora é uma decisão de cumprimento de sentença. Fizemos a reunião com a nossa equipe para montar a operação que visa retirar construções irregulares e feitas por particulares em áreas públicas e áreas comuns a todos no conjunto. Nenhuma das áreas é passível de regularização”, afirmou o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto.

Para Peixoto, é importante que a população entenda não ser possível ocupar espaços públicos, como calçadas e até mesmo vias, com construções privadas, tomando para si áreas que não são privadas, mas de uso geral, para todos. “Vamos fazer a primeira notificação e a gente espera que eles possam cumprir voluntariamente essa demolição e retirada. É importante que todos compreendam a necessidade da demolição e remoção de estruturas construídas ao arrepio da lei. A prefeitura reitera o seu compromisso de atuar em prol do direito coletivo”, concluiu. 

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Antônio Pereira/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCiZxc

Leia Também

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Concultura nos bairros’ com participação de mais de 47 artistas

Por Portal Amazonense 13 horas atrás

Prefeitura de Manaus apresenta boas práticas em resposta a desastres durante encontro nacional da FNP

Por Portal Amazonense 13 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza 2ª edição da ‘Ação + Solidária’ com serviços gratuitos no bairro Tarumã

Por Portal Amazonense 14 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica operação ‘Transporte Legal’ em todas as zonas da cidade

Por Portal Amazonense 19 horas atrás

NOTA

Por Portal Amazonense 1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza primeira ação do projeto ‘Jogo Limpo’ na minivila olímpica do Santo Antônio

Por Portal Amazonense 1 dia atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?