Nova pesquisa de intenção de voto movimenta grupos políticos
Tem nova pesquisa de intenção de voto rodando entre o eleitorado amazonense. A Perspectiva Mercado e Opinião está levantando os nomes de preferência do eleitor para o Governo do Estado, Senado, além de consultar a população sobre as gestões David Almeida, Wilson Lima e Lula. Entre os principais grupos que já se lançaram na disputa de 2026, a apreensão pelos números. Para o Governo do Estado, a expectativa é sobre as pré-campanhas de Omar Aziz e Maria do Carmo. Sobre o primeiro, saber se o senador avançou em Manaus e se mantém liderança no interior amazonense. Sobre a segunda, se a recente movimentação da empresária, inclusive sendo anunciada por Bolsonaro como candidata dele, resultou em melhor aceitação pelo eleitor. A pesquisa também poderá identificar se o anúncio de Marcos Rotta para uma vaga de senador afetou o projeto de reeleição de Eduardo Braga. Já a avaliação das gestões Wilson Lima e David Almeida pode encorajar novos passos de ambos governantes no tabuleiro eleitoral.
Datafolha mostra queda do governo Lula após escândalo do INSS
Pesquisa Datafolha revela que o escândalo dos descontos ilegais de aposentados e pensionistas do INSS freou o processo de recuperação do governo Lula na opinião pública. Em abril, 38% reprovavam e apenas 29% julgavam a administração federal boa ou ótima. Na pesquisa de agora, as curvas se invertem: a reprovação subiu para 40% e a aprovação caiu para 28%. Já o índice daqueles que consideram o governo Lula regular passou de 32% para 31%. Quando a pergunta foi “você aprova Lula como presidente”, 46% disseram sim contra 48% na pesquisa realizada em abril. A pesquisa, que ouviu 2.004 eleitores em 136 municípios brasileiros, foi realizada na terça e quarta-feiras desta semana, dias 10 e 11/6.
PL que garante direitos a motoristas de app está parado na Câmara federal
Há pouco mais de um ano, tramita na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 12/2024, que busca condições mínimas de trabalho aos motoristas por aplicativo, atividade cujo crescimento explodiu nos últimos anos como alternativa ao desemprego. O número de motoristas que prestam o serviço oferecido por plataformas digitais saltou de 1,5 milhão em 2022, segundo o IBGE, para 2,2 milhões ano passado, conforme estudo do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). O PL pretende assegurar direitos como contribuição previdenciária que garanta benefícios e futura aposentadoria, salário-maternidade às motoristas, além da regulação do trabalho diário sem interferir na escolha do profissional em que horários atuar. Atualmente, as jornadas são extenuantes. Os motoristas tentam compensar os baixos valores pagos pelas corridas com mais horas ao volante. Em recente pesquisa, menos de um quarto da categoria contribui para a previdência social.
Judiciário firma acordos para atender comunidades remotas no Amazonas
As Justiças federal, estadual, eleitoral e do trabalho celebraram acordos de cooperação para levar Justiça à comunidades situadas em áreas remotas do Amazonas. Entre a Justiça federal e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foram firmadas parcerias para a integração de serviços das duas instâncias judiciárias a partir dos Pontos de Inclusão Digital implantados pelo TJAM nos municípios Careiro, Manaquiri e Tonantins. O acordo segue a política de modernização do acesso ao judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já a parceria de iniciativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o TRF1, reúne TJAM e os Tribunais Regional Eleitoral (TRE) e do Trabalho da 11ª Região. O objetivo proposto pelo TRF1 é fomentar o Programa Casa de Justiça e Cidadania, de promoção da inclusão social, cidadania e atendimento jurídico em comunidades com maior vulnerabilidade social.
Justiça do trabalho usa WhatsApp para acelerar acordo trabalhista
A comunicação digital está caminhando a passos largos na Justiça do Trabalho. Em Semana de Conciliação, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª região homologou acordo para pagamento de rescisão trabalhista a uma professora de Boa Vista. A ação trabalhista tramitava desde 2019 na 3ª Vara do Trabalho da capital do Estado de Boa Vista. O uso da plataforma digital agilizou o processo de conciliação entre as partes e a justiça trabalhista roraimense. A velocidade do trâmite foi motivo de elogios dos próprios advogados, da professora que buscava receber salários atrasados e verbas rescisórias, e da escola, que teve as contas bancárias desbloqueadas após a formalização do acordo.
Combate às drogas impõe prejuízo de quase meio bi de reais ao narcotráfico
As forças de segurança estaduais apreenderam 24 toneladas de drogas, das quais quase 4 toneladas de cocaína neste ano. A marca significa prejuízo de aproximadamente R$ 410 milhões às organizações criminosas, que utilizam o Estado como corredor internacional, já que o Estado faz fronteira com produtores como Colômbia e Peru, e que abastece o Brasil e outras partes do mundo. Em 2024, as apreensões foram 91,4% maiores que as efetuadas em 2023, resultado que coloca o Amazonas como o 4º Estado mais bem-sucedido no combate ao narcotráfico, segundo o Mapa da Segurança Pública 2025, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Lanchas blindadas, equipadas com armamento pesado, e bases flutuantes foram investimentos decisivos para o aumento da apreensão de drogas no Estado.
AGENDA AMAZÔNIA
Estado combate crimes ambientais na Região Metropolitana de Manaus
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) flagrou múltiplos crimes ambientais em seis municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM): desmatamento, extração ilegal de madeira, dragagem de igarapé, além da apreensão de carvão mineral fruto de destruiçào ambiental. O órgão, que atuou com apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, aplicou R$ 740 mil em multas aos infratores. Esses são crimes que avançam silenciosamente sobre a floresta amazônica, quase sempre despercebidos pelas autoridades ambientais.
RAPIDINHAS
Eneva lança vagas para técnicos e engenheiros no Campo do Azulão
A maior operadora privada de gás natural do País, a Eneva está contratando engenheiros e técnicos em manutenção para atuarem nas atividades da companhia no Campo do Azulão, no município amazonense de Silves. As oportunidades são em diferentes áreas como manutenção, operação de usinas termelétricas e de tratamento de gás natural, segurança do trabalho e meio ambiente. Informações sobre as vagas e inscrições pelo endereço https://eneva.compleo.com.br/
Prefeitura de Manaus inaugura Lagoa do Bombeamento
O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou a nova Lagoa da Compensa, espaço antes degradado e que se torna área de convivência na zona Oeste da cidade com diversos atrativos de lazer. No segundo semestre, antecipou o prefeito, outra lagoa será revitalizada, a do bairro Japiim.
Red promove palestras gratuitas sobre comunicação pública e tecnologias
Em um mercado com escassas oportunidades de capacitação e produção de conhecimento, a Agência Red promoveu palestras gratuitas sobre comunicação pública e novas tecnologias com profissionais de referência nacional: Rodrigo Neves, da Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital (AnaMid) e Alana Pereira e Thales Bueno da plataforma Kwai. O encontro reuniu profissionais de comunicação e representantes de agências de publicidade.
9,5
milhões estão sendo destinados pela Prefeitura de Manaus à Organizações da Sociedade Civil (OSCs), contempladas por edital lançado pelo Fundo Manaus Solidária em 2024. Os termos de fomento e de compromisso das Organizações com o poder público são assinados nesta sexta-feira (13/6).
FRASE DO DIA
BENJAMIN NETANYAHU, PRIMEIRO-MINISTRO DE ISRAEL
“O Irã quer nos exterminar. Não podemos permitir um holocausto nuclear”
(Em pronunciamento na madrugada desta sexta-feira, ao justificar início de bombardeios à capital do Irã, Teerã, e regiões vizinhas que visam destruir instalações de enriquecimento de urânio para a fabricação de armas nucleares)