Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Cessão de Tempo em favor da família de Julieta Hernandez, artista venezuelana morta em Presidente Figueiredo
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Legislativo > Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Cessão de Tempo em favor da família de Julieta Hernandez, artista venezuelana morta em Presidente Figueiredo
Legislativo

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Cessão de Tempo em favor da família de Julieta Hernandez, artista venezuelana morta em Presidente Figueiredo

1 ano atrás
Compartilhar
Compartilhar

Nesta terça-feira (11/6), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará Cessão de Tempo, dentro da Sessão Ordinária, em favor de Sophia Hernández e de Denise Motta Dau, secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, do Ministério das Mulheres, que irão falar sobre o assassinato da artista venezuelana Julieta Hernández. A Cessão de Tempo tem iniciativa da deputada Alessandra Campelo (Podemos), presidente da Procuradoria Especial da Mulher, da Aleam.

Em dezembro de 2023, Julieta Hernández, a “Palhaça Jujuba”, viajava pelo Brasil de bicicleta. Ela estava a caminho de seu país de origem, e no dia 23 de dezembro, quando já estava no município de Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros de Manaus), parou de mandar notícias aos amigos e familiares.

No dia 6 de janeiro deste ano, o corpo da artista foi encontrado em uma área de mata do município.

De acordo com as investigações, a artista foi estuprada, assassinada e teve seu corpo queimado pelo casal Thiago Angles da Silva e Deliomara dos Anjos Santos, que confessou o crime.

A deputada Alessandra Campelo explica que, na última semana, o Ministério das Mulheres manifestou apoio à ação articulada pela União Brasileira de Mulheres (UBM) e aos familiares de Julieta Hernández para que o crime seja reconhecido como feminicídio.

No Amazonas, a Procuradoria da Mulher apoia e é a responsável pela articulação no sentido de mudança de tipificação para feminicídio.

“O assassinato da Julieta apresenta características de um crime misógino, ou seja, de um crime de ódio à artista circense como mulher”, declarou Campelo, reforçando que a realização dessa Cessão de Tempo em favor de Sophia Hernández, irmã da Julieta, e da secretária Denise Motta Dau, tem o objetivo de fazer uma grande sensibilização e mobilização social para que o assassinato da Julieta Hernández seja tipificado como feminicídio.

A deputada destaca, ainda, que o caso de Julieta entra para as estatísticas como símbolo de um país em que o direito de existir plenamente enquanto mulher segue violado.

Foi feminicídio: justiça por Julieta Hernández

Em busca de mobilizar os órgãos competentes, a Procuradoria da Mulher, em parceria com o Ministério das Mulheres, com a UBM, movimentos sociais e rede de proteção à mulher no Amazonas, realiza uma programação especial ao longo desta semana, buscando apoio para a mudança de tipificação do crime.

Segunda-feira – 10 de junho

9h30 – Reunião no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) com a juíza Vanessa Leite Mota, o promotor de Justiça Felipe Fish, do Ministério Público do Estado (MP-AM) e a promotora de Justiça Jussara Pordeus (Ouvidora da Mulher do TJAM).

15h – Reunião com representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) e a presidente da Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB-AM, Marlene Parisotto.

Terça-feira – 11 de junho

10h – Durante Sessão Plenária, na Aleam, a deputada estadual Alessandra Campelo fará uma rápida explicação sobre o histórico do caso Julieta Hernández. Depois fará Cessão de Tempo para os pronunciamentos de Sophia Hernández, irmã de Julieta Hernández e de Denise Motta Dau, secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Ministério das Mulheres.

Na sequência, Sophia Hernández, Alessandra Campelo e Denise Motta Dau concederão entrevista coletiva à imprensa sobre o caso e os pleitos do movimento de mulheres em relação ao processo que tramita na Justiça.

Depois da coletiva acontecerá um Ato de Solidariedade dos Movimentos Sociais e Movimentos de Mulheres no hall Homero de Miranda Leão da Aleam.

Quarta-feira – 12 de junho

8h – Preparação e organização na frente da Aleam para saída da caravana em memória de Julieta Hernández, rumo à Presidente Figueiredo;

8h30 – saída da Caravana Julieta Hernández à Presidente Figueiredo;

10h – chegada à Presidente Figueiredo, seguido de encontro com autoridades locais e realização de manifestação pacífica em memória de Julieta Hernández e em busca de justiça, na Praça da Cultura;

11h – despacho com a magistrada do caso (advogados e Sophia Hernández);

13h – Momento intimista de Sophia Hernández com a equipe do Corpo de Bombeiros para visita no local onde o corpo de Julieta foi encontrado.

Quinta-feira – 13 de junho

Manhã: visita ao Centro de Convivência da Família Teonizia Lobo (bairro Mutirão) para foto em frente ao muro que homenageia a vítima;

15h – viagem de retorno de Sophia Hernández à Venezuela.

 

   

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Manaus, Presidente Figueiredo

Leia Também

Despacho do ministro Zanin gera “burburinho” nos corredores da Assembleia do Amazonas

Por publishnow 5 meses atrás

Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado com ampla maioria

Por publishnow 5 meses atrás

Deputado Mário César Filho participa da 1ª reunião presencial da diretoria executiva da Unale em Brasília

Por 1 ano atrás

Deputado Mário César Filho participa da 1ª reunião presencial da diretoria executiva da Unale em Brasília

Por 1 ano atrás

Deputado João Luiz leva pautas da BR-319 e estiagem no Amazonas à 4ª Reunião da Diretoria Executiva da Unale

Por 1 ano atrás

Deputado João Luiz leva pautas da BR-319 e estiagem no Amazonas à 4ª Reunião da Diretoria Executiva da Unale

Por 1 ano atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?