Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Profissionais do Samu Manaus promovem Semana de Enfermagem no mirante Lúcia Almeida
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Prefeitura de Manaus > Profissionais do Samu Manaus promovem Semana de Enfermagem no mirante Lúcia Almeida
Prefeitura de Manaus

Profissionais do Samu Manaus promovem Semana de Enfermagem no mirante Lúcia Almeida

Portal Amazonense 9 horas atrás
Compartilhar
Compartilhar

Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus participaram da 3ª Semana de Enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Manaus), nesta quinta-feira, 22/5, no mirante Lúcia Almeida, no centro histórico. A programação de encerramento do evento contou com atividades de socialização e descontração para as equipes do serviço de atenção pré-hospitalar, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A programação incluiu gincanas solidárias de atendimentos de urgência e emergência em cenários simulados, com provas para profissionais do Samu e para o público leigo em geral, com direito à premiação, além de jogos de tabuleiro e sorteio de brindes. As equipes de saúde e os visitantes do ponto turístico puderam usufruir também de sessões de massagem, terapia com ventosas e auriculoterapia.

A coordenadora-geral da Semana e supervisora de Enfermagem do Samu Manaus, enfermeira Sandra Regina Azevedo, relata que o serviço conta atualmente com 865 servidores, sendo 60% deles da área da enfermagem. No evento, eles se reúnem com profissionais de outras áreas e setores, incluindo enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, condutores, entre outros, em uma confraternização em torno do Samu.

“Conseguimos envolver todas as equipes e setores nesse evento, e o objetivo é justamente integrar nossos servidores e proporcionar a eles um dia de confraternização e descontração, além de mostrar ao público o trabalho que eles realizam no dia a dia”, ressaltou a coordenadora.

A chefe da Regulação e Qualidade de Vida no Trabalho do Samu, assistente social Karen Lago, destacou as atividades para descontração e socialização dos servidores no evento, enfatizando a importância do cuidado com os profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência.

“Quem está na linha de frente, em especial nas ambulâncias, vivencia estresse o tempo todo. Trabalhamos com eles o cuidado da saúde no dia a dia, no trabalho e em casa, e aqui também temos um espaço voltado para o bem-estar e a qualidade de vida desses servidores”, observou.

Para a chefe do Núcleo de Educação em Urgência do Samu, enfermeira Lêda Sobral, as gincanas de atendimentos em cenários simulados foram mais uma oportunidade para que as equipes de mostrar para a população suas habilidades e competências nos atendimentos em situações de risco à vida ou à saúde dos usuários.

“A população tem curiosidade sobre o serviço e ficamos felizes com a presença e em satisfazer essa curiosidade. É uma maneira de a gente apresentar o Samu Manaus e mostrar às pessoas a qualidade e a importância do serviço”, pontuou a servidora.

Além dos profissionais de saúde e do público do mirante, o evento de encerramento da 3ª Semana de Enfermagem do Samu Manaus teve a participação de alunos de graduação e residentes de pós-graduação do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Entre eles, esteve a estudante do 6º período, Ana Caroline Cortez, que destacou o foco do encontro no cuidado com os trabalhadores da saúde e a oportunidade de aprendizado e troca com as equipes.

“Quando participamos de atividades como essa, podemos chegar um pouco mais perto da realidade da saúde no nosso estado e entender nosso papel, enquanto indivíduos e profissionais em desenvolvimento, para somar nessas equipes e transformar essa realidade”, declarou.

Premiação

A programação da Semana de Enfermagem se encerrou com uma mesa reunindo gestores do Samu Manaus e SOS Vida. Além de Sandra e Lêda, participaram da solenidade a diretora do Samu, Elen Assunção, representando a Semsa Manaus; o diretor técnico, Eduardo Fernandes; a diretora de Enfermagem, Lídia Freitas; o gerente de Transporte, Luciano Ângelo; a gerente administrativa, Cláudia Teixeira; e o gerente do SOS Vida, João Cláudio Nobre.

Após os pronunciamentos da mesa, ocorreu um sorteio de brindes e a entrega de troféus para as equipes vencedores das gincanas, nas categorias de Suporte Básico, Suporte Avançado e Motolância, voltadas às equipes do Samu Manaus; e de Suporte Básico para leigos.

Semana

A Semana de Enfermagem do Samu Manaus é realizada há três anos, como parte das comemorações pelo Dia Nacional do Enfermeiro e ao Dia Internacional da Enfermagem, ambos celebrados em 12 de maio.

O evento busca evidenciar o trabalho dos profissionais de enfermagem do Samu Manaus e reconhecer o papel essencial que desempenham no atendimento pré-hospitalar da Semsa.

Com 38 anos de carreira na enfermagem, 20 deles no Samu Manaus, Lêda Sobral vê com satisfação o reconhecimento do serviço gerenciado pela Semsa. Ela parafraseia a diretora de Enfermagem, Lídia Freitas, dizendo-se “enfermeira de formação e ‘samuzeira’ de coração”.

“Temos honra de pertencer ao Samu Manaus, pois é um serviço que faz diferença para a vida das pessoas. Por meio da nossa atuação, conseguimos salvar vidas e permitir que as pessoas tenham qualidade de vida após a resolução do problema”, disse.

Sandra, enfermeira há 13 anos, 11 deles atuando no Samu, destaca a satisfação em toda a sua trajetória no serviço municipal, tendo passado pelo atendimento em ambulância e pela regulação de enfermagem antes de atuar como supervisora.

“Na supervisão a gente consegue desenvolver diversas vertentes de atuação, da administração até o contato com as bases no dia a dia. E na Semsa temos autonomia e apoio da gestão para desenvolver nosso serviço, não tenho do que reclamar”, avalia.

A estudante Ana Caroline conta que os exemplos de cuidado na família foram decisivos para sua opção pela graduação em Enfermagem na UEA. Já na faculdade, ela conta que sua perspectiva sobre a carreira se ampliou muito mais. “Acreditava que enfermagem era para cuidar, mas encontrei também a ciência, a pesquisa científica e muito mais. E percebi que a enfermagem é, sim, a arte do cuidado, mas vai muito além, está envolvida com tudo aquilo que é do ser humano”.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Leia Também

Prefeito David Almeida lança 67º Festival Folclórico do Amazonas e reforça compromisso com a cultura popular em Manaus

Por Portal Amazonense 4 horas atrás

Prefeitura de Manaus alinha revitalização do Centro com CDL e reforça compromisso com lojistas e camelôs

Por Portal Amazonense 6 horas atrás

Prefeitura leva projeto ‘Condutor Consciente’ à Manaus Luz e reforça importância da segurança no trânsito durante o ‘Maio Amarelo’

Por Portal Amazonense 8 horas atrás

Prefeitura realiza manutenção asfáltica no bairro São Jorge

Por Portal Amazonense 8 horas atrás

Prefeitura de Manaus implanta novos tubos de concreto armado em rede de drenagem da avenida São Jorge

Por Portal Amazonense 8 horas atrás

Prefeitura busca novas tecnologias para incorporar soluções e avançar na saúde digital

Por Portal Amazonense 8 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?