Leão 14, progressista-moderado no comando de 1,4 bilhão de fiéis
Norte-americano com uma segunda cidadania, peruana, foi o escolhido para um dos mais importantes cargos do mundo. Robert Prevost é o novo Papa, que substitui Francisco, e que segue legado deixado há mais de 120 anos por Leão 13. O agora Leão 14 nasceu em Chicago, mas adquiriu cidadania peruana em 2015, onde viveu por décadas. Ele assume a liderança da maior igreja do mundo, com 1,4 bilhão de fiéis. E justamente pelo tamanho, tem poderes que vão além do religioso. Não à toa, os comandantes das principais lideranças mundiais já saudaram o novo Papa. Leão 14 tem um perfil progressista, ainda que mais moderado que o de Francisco. Ele é de uma das congregações mais antigas da Igreja Católica, a dos agostinianos, os filhos de Santo Agostinho, que prega a humildade, acolhimento e o cuidado com os pobres. Além disso, a escolha pelo nome Leão 14 não é por acaso. Foi o papado de Leão 13, de 1878 a 1903, que iniciou a Doutrina Social, voltada aos trabalhadores, aos direitos deles e à Justiça social.
Aposta é que novo Papa seja um contraponto à política trumpista
Analistas religiosos e políticos apostam que Leão 14 será uma espécie de contraponto ao governo Donald Trump, que tem adotado medidas que visam colocar o mundo aos pés dos Estados Unidos. Em sua primeira mensagem, o novo Papa falou em paz, acolhimento, em construir pontes, como defendia o antecessor Francisco. Quando ainda era cardeal, um dos braços direito de Francisco, Robert Prevost criticou o presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e JD Vance, logo após a posse de ambos. Ele criticou a decisão de Trump de deportar imigrantes, enviando-os a uma prisão em El Salvador. Sobre Vance, disse que o amor não deve ser classificado, defendendo que o amor às pessoas deve ser único e não categorizado conforme a importância social do semelhante.
Ministério Público aponta fantasmas e nepotismo na Prefeitura de Maraã
A Prefeitura do município amazonense de Maraã é acusada de manter funcionários fantasmas e de praticar nepotismo. A promotoria de Justiça do Município recomendou que o prefeito Pastor Edir (União Brasil) e os secretários de Saúde e Educação municipais resolvam as ilegalidades identificadas nas duas pastas. O Ministério Público do Estado (MPE-AM) informa que as irregularidades foram verificadas em diligências realizadas pelo órgão: servidores que constam nas folhas de pagamento, mas não comparecem ao trabalho, muitos residindo fora do Município; outros com vínculo empregatício com o Governo do Amazonas, prática que pode configurar acúmulo indevido de cargo público; além de casos de funcionários com desvio de função. Diante dos fatos constatados, o órgão orienta a exoneração dos secretários, considerados responsáveis pela continuidade das ilegalidades; além da apuração dos valores pagos ilegalmente aos funcionários fantasmas.
Governo Lula contra-ataca e coloca Bolsonaro no escândalo do INSS
O governo Lula lançou o primeiro contra-ataque à oposição que busca enfraquecer a atual administração com o escândalo dos descontos ilegais aos aposentados. Veio à tona a medida provisória sancionada em 2022, sem vetos, pelo ex-presidente Bolsonaro que pôs fim a um controle maior sobre os descontos em benefícios do INSS. A oposição diz o contrário, que o ex-presidente defendeu a revalidação anual dos descontos, ao enviar proposta ao Congresso com esse intuito em 2019. Mas o que de fato foi aprovado, contando inclusive com o aval dos então líderes de Bolsonaro, incluindo o deputado amazonense Capitão Alberto Neto, foi a flexibilização que beneficiou o esquema de descontos sem autorização de milhões de aposentados e pensionistas. Se era arriscado os aposentados irem às agências do INSS na pandemia, a revalidação poderia ter sido feita pela internet, mas não foi o que aconteceu.
Greve na Receita Federal agora ameaça a reforma tributária
A greve dos auditores da Receita Federal (RF) subiu um novo degrau. Iniciada em novembro do ano passado, agora alcança o departamento responsável pela elaboração de normas e sistemas da reforma tributária. A direção do sindicato da categoria, a Unafisco, diz que o movimento gerou um atraso tanto na regulamentação quanto no desenvolvimento dos sistemas que implantarão os impostos que simplificam a legislação tributária nacional, o CBS e IBS. O novo entrave ameaça atrasar o cronograma da reforma tributária em 2026. Essa é uma greve silenciosa, que a população até aqui percebe apenas pelo atraso na entrega de produtos importados. Na indústria e no comércio, o risco é de desabastecimento, que pode afetar empregos e no aumento do preço dos produtos. Linhas de produção do polo industrial da Zona Franca de Manaus já começam a parar pela falta de insumos, que aguardam liberação dos auditores da RF nos portos da cidade.
Estado reúne setor produtivo para discutir nova fase da reforma
A secretaria de Fazenda reuniu representantes do setor produtivo para discutir a implantação da reforma tributária no Estado. O secretário Alex Del Giglio explicou que o encontro teve como objetivo ouvir a classe empresarial para que a nova legislação não afete negativamente a economia, da mesma forma a arrecadação tributária se mantenha de forma sustentável ao longo do tempo. No encontro, foram apresentados os principais pontos de interesse da indústria incentivada e as principais estratégias para o atual estágio da reforma tributária.
Prefeitura de Manaus leva cultura aos bairros com o Arte pela Cidade
Artes nos terminais de integração do transporte coletivo, nas praças, feiras e mercados da cidade. A Prefeitura de Manaus lança projeto inovador que valoriza a produção artística local. Arte pela Cidade foi lançado pelo prefeito David Almeida e inicia já nesta sexta-feira (9/5), com programação definida até novembro. O principal objetivo, segundo a Prefeitura, é levar a cultura para a periferia, aos bairros, além dos principais palcos artísticos da capital amazonense. Ao todo, a programação cultural contempla 500 artistas. As únicas pausas do projeto serão em junho, durante a realização do Festival de Parintins, e em setembro, quando ocorre o Sou Manaus Passo a Paço.
FRASE DO DIA
LEÃO 14, PAPA
Deus nos ama, a todos. O mal não prevalecerá. Somos todos, estamos todos nas mãos de Deus”
(Em sua primeira mensagem, logo após se anunciado o novo Papa, direto da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano)