Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Prefeitura de Manaus realiza quinta operação no ano de transbordo do lixo da orla do rio Negro
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Prefeitura de Manaus > Prefeitura de Manaus realiza quinta operação no ano de transbordo do lixo da orla do rio Negro
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza quinta operação no ano de transbordo do lixo da orla do rio Negro

Portal Amazonense 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, nesta segunda-feira, 21/4, a quinta operação de transbordo do lixo retirado da orla do rio Negro e das comunidades indígenas e rurais da capital. A ação aconteceu no porto Trairi, bairro Compensa, zona Oeste da cidade.

O objetivo da operação é dar destino adequado ao lixo que é recolhido mensalmente pelas equipes da Semulsp em áreas de difícil acesso, onde o acúmulo de resíduos compromete a qualidade da água, a biodiversidade e a vida nas comunidades ribeirinhas.

Até 2024, a prefeitura retirava até 800 toneladas de lixo por mês dessas regiões. Hoje, com a instalação de 11 ecobarreiras em pontos estratégicos de igarapés e afluentes, o volume foi reduzido para menos de 400 toneladas. “De 700 toneladas, já caiu para 300, 250, fica oscilando nesses números”, informou o secretário da Semulsp, Sabá Reis. “Isso é uma vitória, é uma conquista de muita luta da prefeitura”.

Segundo o secretário, a redução expressiva na quantidade de lixo recolhido está diretamente ligada à eficiência das ecobarreiras, que impedem que o material flutuante chegue ao rio Negro. “Esse material é o que as pessoas jogam nos igarapés e ele vem para o rio. Com a implantação das ecobarreiras, isso diminuiu muito”, explicou.

Sabá Reis também destacou que a meta da prefeitura é, cada vez mais, reduzir a necessidade dessas operações pesadas de transbordo, com apoio da tecnologia e da conscientização da população. “Eu quero ver um dia a nossa população participando educativamente, dando exemplo para os mais novos, para que nossa cidade possa ser uma cidade de lixo zero”.

Além da operação desta segunda-feira, a Semulsp mantém um calendário contínuo de ações ambientais, com foco em educação, recuperação de áreas degradadas e projetos de revitalização, como os que estão sendo desenvolvidos na Lagoa da Compensa e, futuramente, no Amarelinho, no bairro Educandos.

A Prefeitura de Manaus reafirma o compromisso com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das populações ribeirinhas, e prevê novas ações integradas para ampliar a proteção dos rios e igarapés de Manaus.

— — —

Texto – Dora Tupinambá / Semulsp

Fotos – Clovis Miranda / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC9MJb

Leia Também

Resultado dos programas Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas

Por Portal Amazonense 1 mês atrás

Prefeitura prorroga prazo para adesão ao ‘Dívida Zero’

Por Portal Amazonense 1 mês atrás

Ação de educação para o trânsito com servidores da Semad

Por Portal Amazonense 1 mês atrás

Terceira parcela do Alvará 2025 vence nesta quinta-feira, 5/6

Por Portal Amazonense 1 mês atrás

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em junho para recadastro obrigatório

Por Portal Amazonense 1 mês atrás

Prefeitura de Manaus abre inscrições para curso gratuito de finanças com uso da HP12C

Por Portal Amazonense 1 mês atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?