A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), autuou, na manhã desta terça-feira, 29/4, 16 veículos de grande porte que trafegavam irregularmente pela faixa da esquerda na avenida Ephigênio Salles, zona Centro-Sul da capital, durante ação de fiscalização. A via possui sinalização que determina o uso exclusivo da faixa da direita por caminhões e carretas.
Os veículos autuados foram devidamente orientados pelas equipes de fiscalização sobre a regra de circulação específica na avenida Ephigênio Salles, que proíbe o tráfego de caminhões e carretas pela faixa da esquerda. A medida tem como principal objetivo melhorar a fluidez do trânsito, reduzir o risco de acidentes e garantir uma sensação maior de segurança aos condutores de veículos menores, que costumam utilizar as faixas centrais e da esquerda para ultrapassagens e deslocamentos mais rápidos.
“A sinalização é clara e tem como objetivo melhorar a convivência entre os diferentes tipos de veículos. Quando um caminhão ou carreta ocupa a faixa da esquerda, além de infringir a legislação, compromete a segurança e a fluidez no tráfego”, destacou o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari.
A prefeitura avança com o compromisso de proporcionar segurança viária e mais ações de fiscalização em outras vias estratégicas da cidade.
— — —
Texto – Marcelo Lima/IMMU
Fotos – Divulgação/IMMU