A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizaram, nesta quarta-feira, 9/4, o encerramento do curso de confeitaria de flores e buquês de massa elástica oferecido às mulheres atendidas pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM).
Ao longo de dez dias de curso, realizados na escola Senai Antônio Simões, localizada no Distrito Industrial, zona Sul, a turma pôde aprender técnicas de modelagem e montagem de flores e buquês com massa elástica, voltadas à decoração de bolos e doces finos. Durante o encerramento, um café especial com bolos caseiros feitos pelas próprias alunas também foi realizado.
“Esse curso é uma oportunidade para que essas mulheres conquistem sua autonomia financeira, gerem renda e, principalmente, fortaleçam sua autoestima. As participantes fazem parte da Associação das Donas de Casa do Estado do Amazonas (Adcea), onde o CRDM também desenvolve um trabalho essencial de prevenção à violência doméstica. É um espaço de aprendizado, acolhimento e transformação”, destacou a diretora do Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Semasc, Marley Santos.
A instrutora do curso e educadora, Zenilde Cavalcante, ressaltou o sentimento de orgulho e dever cumprido ao repassar o conteúdo do curso para a turma, enfatizando a importância da capacitação profissional para mulheres em busca de liberdade e novas oportunidades.
“É muito gratificante poder fazer parte desse momento. É um curso simples, mas que oferece um aprendizado valioso, que pode ser levado para casa e transformado em renda. Ver essas mulheres aprendendo, se dedicando e já saindo com outra perspectiva é algo que me emociona. Saber que o conhecimento que compartilhei pode abrir portas e contribuir para o futuro delas é uma honra”, frisou.
A enfermeira Elinete Fernandes, de 55 anos, contou que essa já é a terceira vez que participa de um curso promovido pelo Senai e, mesmo já tendo formação na área da saúde, expressou o quanto busca constantemente novos aprendizados, não apenas para si, mas também para compartilhar com outras pessoas.
“Mesmo já tendo minha formação na área da saúde, eu acredito que o aprendizado nunca para. Essa é a terceira vez que participo de um curso no Senai e, para mim, é sempre uma oportunidade de crescer e também de levar esse conhecimento adiante, compartilhando com outras pessoas tudo o que aprendo aqui”, concluiu.
— — —
Texto – Igor Costa/Semasc
Fotos – Diego Lima/Semasc