Este site utiliza cookies Política de Privacidade Clique para aceitar os termos de uso.
Accept
Portal Amazonense
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Reading: Conselho Municipal do Idoso promove conferência para debater políticas públicas voltadas à pessoa idosa
Compartilhar
Portal AmazonensePortal Amazonense
Aa
Search
  • Principal
  • Sou Manaus 2024
Have an existing account? Sign In
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Amazonense > Blog > Município > Conselho Municipal do Idoso promove conferência para debater políticas públicas voltadas à pessoa idosa
Município

Conselho Municipal do Idoso promove conferência para debater políticas públicas voltadas à pessoa idosa

Portal Amazonense 3 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

O Conselho Municipal do Idoso (CMI), com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), deu início, nesta segunda-feira, 28/4, à programação da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi). Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu mais de 500 participantes no centro de convenções do Manaus Plaza Shopping, na zona Centro-Sul.

A conferência tem como principal objetivo promover a reflexão, discussão e avaliação das políticas públicas destinadas às pessoas idosas em Manaus. No primeiro dia de atividades, representantes do poder público, estudantes, especialistas, conselheiros, membros da sociedade civil e a comunidade idosa participaram dos debates, fortalecendo a construção coletiva de propostas voltadas à cidadania, à equidade e ao respeito à dignidade da pessoa idosa.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, a realização da conferência reafirma o compromisso da gestão municipal com a população idosa e destaca a importância de ampliar os espaços democráticos de escuta e participação.

“Como determinado pelo prefeito David Almeida, oferecemos todo o suporte necessário para a realização desta conferência, que é um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas para os idosos e idosas de Manaus. Trata-se de um espaço democrático e inclusivo, onde conseguimos ouvir diretamente as necessidades e os anseios dessa população, para construir ações cada vez mais eficazes e humanizadas”, destacou o diretor-presidente da FDT.

O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), Raphael Castelo Branco, também participou da conferência. Durante a abertura, ele reforçou a importância da participação ativa da sociedade civil na formulação e fiscalização das políticas públicas.

“Em Manaus, o número de pessoas idosas cresceu dez vezes nos últimos 40 anos. O envelhecimento da população brasileira é rápido, mas na região Norte ele é ainda mais acelerado. Manaus possui centenas de pessoas centenárias, como é o caso da dona Catarina, residente da Instituição de Longa Permanência para Idosos mantida pela prefeitura. É por isso que estamos aqui reunidos na conferência, em prol de construir uma sociedade mais justa, fraterna, participativa e democrática, não só a pessoas idosas, mas para todas as pessoas de todas as idades”, destacou o presidente do CNDPI. 

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Clélia Ferreira, também enfatizou a urgência na ampliação dos direitos da pessoa idosa. 

“É urgente que políticas públicas sejam elaboradas, de forma responsável, para garantir às pessoas idosas acesso a serviços de saúde de qualidade, uma vida digna e segura, além da oportunidade de participação social, direitos que muitos ainda não possuem plenamente. Por essa razão, esta conferência torna-se imprescindível, ao propiciar a reflexão, a discussão e a avaliação das ações voltadas para a promoção dos direitos da pessoa idosa”, explicou a presidente.

A programação do evento também contou com a participação de representantes da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (Decci), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI-AM).

A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa continua nesta terça-feira, 29/4, com atividades distribuídas em cinco eixos temáticos, abordando temas como o financiamento de políticas públicas, saúde e cuidado integral, enfrentamento à violência, fortalecimento dos conselhos de direitos e a ampliação da participação social das pessoas idosas.

— — —Texto – Fábio Simões / FDTFotos – Paula Pessoa/ FDT e João Viana/Semcom 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCbQok

Assuntos Capa, Capa 1

Leia Também

Prefeitura capacita pediatras para fortalecer o cuidado às crianças expostas ao HIV

Por Portal Amazonense 28 minutos atrás

Maternidade Moura Tapajóz homenageia motoristas em programação do ‘Agosto Dourado’

Por Portal Amazonense 44 minutos atrás

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

Por Portal Amazonense 1 hora atrás

Plantão noturno garante segurança e valorização ao Centro

Por Portal Amazonense 3 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária com foco em pedestres e ciclistas na região central e zona Oeste

Por Portal Amazonense 3 horas atrás

Prefeito e os presidentes da Eletros e Ventisol Agratto anunciam expansão de empresa do setor eletroeletrônico em Manaus

Por Portal Amazonense 3 horas atrás
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?