Conclave: Espírito Santo, e a política, podem levar arcebispo de Manaus ao papado
Na escolha do novo papa, não agirá apenas o Espírito Santo sobre os cardeais com a santa missão, conforme preconiza a fé cristã. A política dos homens estará presente, apontando caminhos e costurando apoios que elegerão o futuro chefe maior da Igreja Católica. E com a temática do meio ambiente tão presente no mundo, um cardeal da Amazônia terá grande chance de ser o sucessor do papa Francisco. Na região, que abrange oito países na América do Sul, existe apenas um: o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner. O pensamento e a aposta é de Leonardo Boff (foto), teólogo, filósofo, escritor, defensor da teologia da libertação, um crítico da própria igreja católica da qual já fez parte no sacerdócio. “A Amazônia vai estar no centro dos debates (no conclave) por causa do clamor ecológico… Leonardo Steiner de Manaus. É o meu candidato. Será a surpresa”, avalia Leonardo Boff em postagem no X (ex-Twitter). O conclave inicia em 7 de maio.
Super federação União Progressista potencializa candidatos em 2026
O governador Wilson Lima ganha gás extra nessa reta final de mandato. Ele presidirá o mais novo partido, a super federação União Progressista, junção do União Brasil com o Partido Progressistas (PP), oficializado nesta terça-feira (29/4) pela presidência das duas legendas. E nessa nova onda, também se fortalecem os filiados de ambos os partidos para a disputa da próxima eleição aos cargos federais e majoritários, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Roberto Cidade (ex-União Brasil), bem cotado para deputado federal, segundo recente pesquisa de intenção de voto. Nas casas legislativas, o União Progressista assume o posto de maior bancada na Assembleia e na Câmara de vereadores de Manaus. No Congresso Nacional são 109 deputados federais, a maior representação na Câmara, proporcionando aos parlamentares que disputaram cargos em 2026, os maiores fundo partidário e tempo de rádio e TV na propaganda eleitoral gratuita.
TCE premiado pelo investimento na comunicação pelas redes sociais
O investimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) em comunicação digital rendeu prêmio nacional à instituição. Conquistou o primeiro lugar em interações nas redes sociais, superando os demais tribunais de contas do País, reconhecimento que veio do 3° Prêmio Nacional de Comunicação Pública. Promovido pela plataforma SocialMediaGov, o TCE foi a única instituição pública do Amazonas a ser premiada. Na avaliação da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins, o primeiro lugar mostra a consolidação do investimento feito pela Instituição nos últimos anos em novas tecnologias para democratizar a informação produzida pelo órgão de controle.
Carla Zambelli: de ex-aliada e tiete à sincerona indigesta do clã Bolsonaro
Depois que levou a culpa pela derrota de Bolsonaro para Lula nas últimas eleições presidenciais, a deputada federal cassada Carla Zambelli ligou o “sincerômetro”. Disse recentemente que o ex-aliado-ídolo Bolsonaro não indicará a ex-primeira-dama Michelle para a disputa da presidência do País porque ela não saberia responder o porquê de Fabrício Queiroz ter feito 27 depósitos em cheque na conta bancária dela. Essa seria a kryptonita dela, assim como o caso das rachadinhas é o ponto fraco de Flávio Bolsonaro. Segundo Zambelli, uma família com muitos esqueletos no armário. Quando estavam no poder, Zambelli e Michelle foram as melhores amigas que o Palácio do Planalto já viu.
Do palco UTI, Bolsonaro vende capacete, dá entrevista e convoca para protesto
No leito de UTI do hospital onde está internado na capital federal, o ex-presidente Bolsonaro já fez live para vender capacete que faz referência a ele, já concedeu entrevista para TV e agora fez vídeo para convocar manifestantes para protesto, no próximo dia 7 de maio, em Brasília, em defesa de perdão aos condenados do 8 de Janeiro. Para os interesses econômicos e políticos dele não falta disposição. O único problema foi quando uma oficial de Justiça foi até a UTI entregar intimação comunicando início da ação penal que ele responde no Supremo Tribunal federal, justamente sobre os atentados contra as sedes dos Três Podderes, no início de 2023.
Ministério Público alerta para segurança no Festival de Parintins
A dois meses do Festival Folclórico de Parintins. O Ministério Público do Estado (MPE-AM) está recomendando, aos organizadores dos bumbás Garantido e Caprichoso e órgão públicos, recomendações de segurança. O foco são os trabalhadores que produzem alegorias e adereços do festival e a própria população, que dobra de tamanho no Município durante os três dias da festividade. Entre as recomendações, que não sejam utilizados na arena de apresentação quaisquer equipamentos, como guindastes, sem a licença prévia ou Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Além disso, o MPE chama a atenção para a observância irrestrita das determinações do Corpo de Bombeiros e do órgão de trânsito quanto à movimentação e disposição das alegorias nas vias públicas, antes, durante e após o evento, tradicionalmente realizado no último fim de semana de junho.
Prefeitura de Manaus inova na gestão com 1ª Farmácia Viva do Estado
Projeto inovador foi inaugurado em Manaus. A Farmácia Viva, fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A unidade visa valorizar as práticas tradicionais e oferecer produtos naturais amazônicos com ação terapêutica aos usuários do sistema público de saúde. Inicialmente, a unidade da capital amazonense desenvolverá formulações para a produção de sachês para consumo como chás, a partir de plantas com funções anti-inflamatórias e antioxidantes. Segundo o prefeito David Almeida, cinco UBSs serão abastecidas pela produção natural, a maioria localizada na zona rural da capital amazonense, onde o consumo de plantas é cultual e mais frequente.
DINHEIRO NO BOLSO
Município paga 14º a profissionais de educação que atingiram metas
Está na conta de 1.800 profissionais de educação, de 62 escolas municipais de Manaus, o 14º salário, benefício pago pelo alcance de metas educacionais em 2024. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida com o secretário de Educação, Júnior Mar, cumprindo compromisso que ele assumiu com a categoria no ano passado, quando a rede municipal de ensino alcançou notas recordes no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação.
FRASE DO DIA
OMAR AZIZ, SENADOR, PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO AMAZONAS
Eu fui duas vezes vice do Alfredo (Nascimento) e duas vezes do Eduardo (Braga). Eu sou PhD em vice. E serei PhD para escolher um”
(Em entrevista à Rede Onda Digital de rádio e televisão)