Greve dos auditores paralisa novas linhas de produção e já ameaça empregos
Os auditores fiscais da Receita Federal intensificaram o movimento grevista nas alfândegas e novas linhas de produção no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) param por falta de insumos. A chamada operação padrão, que atrasa o desembaraço alfandegário, já dura mais de quatro meses e caso persista por mais tempo, as demissões não estão descartadas, na indústria e no setor comercial. No início deste mês, os auditores deflagraram a operação Desembaraço Zero, agravando o represamento de insumos e mercadorias nos Portos de Manaus. No segmento de condicionadores de ar, um dos que mais cresce na ZFM, empresas de gás refrigerante começam a ter dificuldade em atender os fabricantes do produto final. No comércio, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), Ralph Assayag (foto), diz que muitos empresários ingressam na Justiça para liberar mercadorias, mas a solução precisa vir do governo federal. “O País perde muito mais com a greve do que atendendo o pleito salarial da categoria”. Até março,a estimativa é que o Governo Federal tenha perdido R$ 14,6 bilhões em arrecadação de impostos.
Bancada federal cobra agências da Caixa no interior do Amazonas
O senador Omar Aziz e o deputado federal Silas Câmara estiveram reunidos com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, para cobrar a instalação de agências da Caixa onde o banco não está presente no interior do Amazonas. Um dos objetivos do pleito, defenderam os parlamentares representando a bancada federal do Estado no Congresso Nacional, é facilitar o acesso e pagamento de benefícios sociais do próprio Governo Federal. Na oportunidade, o senador Omar lembrou que esse foi um compromisso assumido pelo banco ainda em 2023. O presidente da Caixa se comprometeu em agilizar o processo de implantação das unidades. Pela necessidade, os primeiros municípios a receberem as novas agências são: Barreirinha, Carauari, Novo Aripuanã, Benjamin Constant e Boca do Acre.
Manaus se prepara para nova seleção do Minha Casa, Minha Vida
Nas próximas semanas, o Governo Federal abrirá nova seleção de projetos habitacionais para financiamento pelo Programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, anunciou o ministro das Cidades, Jander Filho, em reunião com o senador Eduardo Braga, em Brasília. Nas próximas semanas, antecipou o senador, projetos com novas moradias também serão entregues nos municípios amazonense de Presidente Figueiredo e Tefé. O secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, esteve na agenda com Braga e o ministro, tratando de novos projetos que a Prefeitura de Manaus deverá apresentar ao Minha Casa, Minha Vida. Nos convênios com o Governo Federal, as prefeituras entram com o terreno para a construção dos conjuntos de casas ou apartamentos.
Dois amazonenses comandam avanços na indústria eletroeletrônica
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou os requisitos para a fabricação de refrigeradores e similares, alinhando os produtos fabricados no País às melhores práticas internacionais desempenhadas pelo segmento. A medida valoriza a tecnologia embarcada cada vez mais intensa nos eletrodomésticos. Por trás da medida, dois amazonenses: os presidentes do Inmetro, Márcio Brito, e da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Junior, que conduziram as discussões que levaram à atualização das normas. “O diálogo sempre transparente, técnico e colaborativo entre a Eletros e o Inmetro teve como foco a melhoria do ambiente de negócios, estímulo à inovação e na entrega de mais valor ao consumidor brasileiro”, destaca Jorge Junior.
Hugo Motta curto e grosso: anistia não é prioridade da população
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, foi curto e grosso na mensagem aos bolsonaristas, e ao próprio ex-presidente Bolsonaro: a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) é muito mais importante que a anistia (aos condenados pelos atentos do 8 de Janeiro de 2023 à sede dos Três Poderes). “Para a população, a matéria do imposto de renda tem sim um apelo muito maior. Porque nós estamos tratando de possibilitar às pessoas que menos têm de ter uma renda a mais”. A declaração foi dada em debate organizado pela CNN Brasil e que contou ainda com o ministro da Fazenda,
Fernando Haddad.
Câmara de Minas Gerais dá exemplo aos parlamentares lacração
A Câmara Municipal de Felício dos Santos, em Minas Gerais, acaba de dar exemplo aos parlamentares lacradores. A casa legislativa cassou o mandato do vereador do Avante Wladimir Canuto, por quebra de decoro parlamentar, por invadir sala de emergência de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com o pretexto de fiscalizar o atendimento à população. Na ocasião, idoso de 93 anos que passava por um procedimento cardíaco de emergência faleceu diante do tumulto. Em Manaus, caso semelhante foi protagonizado pelo vereador Capitão Carpê em outubro de 2023. Aos gritos, entrou na maternidade municipal Moura Tapajós para fiscalizar a demora de atendimento. Na ocasião, os funcionários de plantão condenaram o modus operandi do vereador. O Sindicato dos Médicos emitiu nota de repúdio, pedindo punição da Câmara ao parlamentar.
TRAMA GOLPISTA
Após live, STF notifica Bolsonaro em hospital sobre início de ação penal
O Supremo Tribunal Federal (STF) notificou o ex-presidente Bolsonaro no quarto do hospital em Brasília onde ele está internado. A notificação comunica o início da ação penal, processo pelo qual responderá por tentativa de golpe de Estado e crimes correlatos. O STF já havia notificado os demais réus na mesma ação e aguardava data mais adequada para notificar o ex-presidente, já que está se recuperando de cirurgia no intestino. Mas como Bolsonaro participou de live com filhos na noite anterior para fazer propaganda de venda de capacete que faz referência a ele, o Supremo entendeu que o ex-presidente já estava em condição de receber o oficial de Justiça.
FRASE DO DIA
SENADOR DO AMAZONAS OMAR AZIZ
Ao final de cada propaganda de jogo deveria ter a seguinte mensagem: o jogo destroi a família!”
(Em debate na Comissão de Esportes do Senado sobre restrições à publicidade de Bets – casas de apostas digitais)