Fim da reeleição e mandato de 5 anos voltam à pauta do Congresso
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar – PSD/BA (foto), tem como uma das prioridades à frente do colegiado, o fim da reeleição. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) chegou a entrar em pauta, mas foi retirada. O autor, Jorge Kajuru (PSB/GO), negou que tenha sido um recuo a pedido do presidente Lula. Segundo ele, quando discutiram o assunto, Lula teria dito que prefere um mandato de seis anos e não de cinco em substituição à reeleição. Otto Alencar diz que além de mandato único, a partir de 2030, a proposta também unifica as eleições municipais com a escolha de deputados, senadores e presidente da República. Segundo ele, pelo atual regime, com o eleitor indo às urnas a cada dois anos, o governante não desce do palanque. Além disso, os processos eleitorais estão iniciando cada vez mais cedo, com pesquisas de opinião sendo divulgadas no ano anterior às eleições.
Bolsonaro expõe cicatrizes em manjado roteiro de martirização
A famosa foto da barriga entrecortada, com pontos em processo de cicatrização e drenos, não tardou. Estampou o feed das redes sociais no domingo de Páscoa como parte de um repetido roteiro que Bolsonaro segue à risca para, quem sabe, comover a opinião pública no pior momento da carreira política: réu por tentativa de golpe de Estado e crimes correlatos. Momentos depois da postagem, Michelle Bolsonaro pediu rezas e jejum de sete dias pela saúde do marido, atitude que não foi vista a primeira-dama adotar, sequer semelhante, diante a pandemia da Covid-19, quando mais de 700 mil brasileiros perderam a vida. Aliás, as vezes em que o ex-casal presidencial pediu orações foi para eles mesmo, quando se sentiram ameaçados em perder o poder.
Empresários alertam para impacto do reajuste do vale-transporte
Quinze das principais entidades representativas do comércio e do setor de serviços de Manaus, emitiram nota demonstrando preocupação com o aumento de 33% no preço da passagem de ônibus paga pelos trabalhadores. Pelo vale-transporte, a tarifa do transporte coletivo saiu de R$ 4,50 para R$ 6, em vigor desde domingo. Os empresários destacam que o aumento impacta no poder de compra dos trabalhadores, consequentemente afetando negativamente a atividade econômica. A Prefeitura de Manaus afirma que o reajuste se fez necessário para manter o sistema operando. E ainda: que não poderia ampliar o subsídio que já mantém no transporte público da cidade sob o risco de comprometer o custeio e investimentos em outros serviços públicos essenciais.
Ex-vereadores em busca de protagonismo na gestão municipal
Os vereadores de Manaus não-reeleitos incorporados à gestão municipal estão apagados, até mesmo aqueles que assumiram o comando de secretarias. O desconto que pode ser dado é o início de gestão, período em que cada um busca se adaptar às novas funções e responsabilidades. Na secretaria de Empreendedorismo (Semtepi), Alonso Oliveira começa a tirar do papel as primeiras ações mais substanciais. Na secretaria de meio ambiente, Fransuá investe na distribuição de mudas e conscientização ambiental. De qualquer modo, já se passaram os emblemáticos 100 primeiros dias de gestão e as medidas até aqui foram tímidas e de baixo impacto social.
RAPIDINHAS
Polícia prende suspeito de ameaçar neta do prefeito
A Polícia Civil prendeu Wendell Nascimento, de 35 anos, suspeito de fazer ameaças à neta do prefeito David Almeida. O delegado do 19° distrito policial, Ivo Martins, informou que ele utilizou a rede social do irmão para espalhar mensagens de ódio. A polícia investiga se outras publicações e perfis estão ligados ao suspeito. O caso teve grande repercussão e reacende a discussão sobre a regulamentação das redes sociais e a punição aos crimes praticados no ambiente virtual.
Arthur acena para a direita, mas é ignorado pelo clã Bolsonaro
O ex-prefeito de Manaus Arthur Neto insiste em ter alguma atenção do clã Bolsonaro. Mesmo após publicar quatro vídeos nas redes sociais, desejando recuperação ao ex-presidente da República, internado após realização de cirurgia, Arthur segue sendo ignorado. Nos comentários às postagens, o apoio de bolsonaristas e críticas daqueles que relembram o combativo político, de posicionamentos progressistas e que já foi referência nacional.
Município discute políticas de fomento às startups
A Prefeitura de Manaus reúne, na próxima sexta-feira (25/4), representantes de startups e do ecossistema de inovação para discutir demandas do setor. O Startup Conecta acontece no Casarão da Inovação Cassina, no Centro histórico da capital amazonense, onde o Município desenvolve projetos voltados à inovação.
AGENDA AMAZÔNIA
Cheia 2025 já afeta 23 mil famílias no Amazonas
Dos 62 municípios amazonense, nove estão em situação de emergência, 17 em alerta e 32 em atenção com relação à cheia dos rios da região neste ano. Ao todo, 23 mil famílias já foram impactadas pela cheia, o equivalente a 92,4 mil pessoas, segundo balanço divulgado pelo Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais do Governo do Amazonas. Na semana passada, o Estado deu início às ações da Operação Cheia 2025, com o envio de 160 toneladas de ajuda humanitária às famílias isoladas pela cheia na calha do Rio Madeira, com cestas básicas, purificadores, água potável e caixas d’água. Os picos de cheia começaram mês passado, historicamente se estendendo até julho.
FRASES DO DIA
DOM LEONARDO STEINER, ARCEBISPO DE MANAUS
“Isso não dá nem para responder, porque não sou eu não”
(Sobre a possibilidade de ser escolhido o novo Papa)
OTTO ALENCAR, PRESIDENTE DA CCJ DO SENADO
“O Brasil já tem dificuldades de fazer andar as pautas no Congresso, imagina só pensando em eleiç ão”
(Crítica ao atual regime, em que o País tem eleição a cada dois anos)