Idade põe dúvida sobre qual suplência filha de David pode se candidatar
Em entrevista ao podcast do Jornal A Crítica, o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou a filha, Fernanda Aryel, pré-candidata a vice-governadora ou primeira suplente de um dos candidatos que ele apoiará nas eleições majoritárias de 2026. “…eu já tenho até o nome do vice, é a Aryel… é a minha coringa, também pode ser primeira suplente”. Segundo a Constituição Federal, sobre as condições de elegibilidade, a idade mínima que um candidato a governador ou vice deve ter é 30 anos, requisito que Aryel atende – ela fez 30 anos em agosto de 2024. Já para o Senado, a exigência é ter pelo menos 35 anos, o mesmo critério para candidatos a presidente e vice-presidente da República. Para deputado federal, a idade mínima é 21 anos. A questão que fica é: Aryel será candidata a suplente de federal ou de senador? No segundo caso, poderá ser eleita aos 32 anos, a serem completados em agosto de 2026, para eventualmente assumir o cargo a partir de agosto de 2029, quando terá 35 anos? A dúvida também exige atenção do grupo político para a segunda suplência.
Semana Santa: data para distribuir peixe e de se aproximar do povo
Nada como a Semana Santa para estreitar a relação dos governantes com a população, sobretudo a de baixa renda. Nos últimos dias, Estado e Prefeitura de Manaus distribuíram aproximadamente 500 toneladas de tambaqui, uma das iguarias mais apreciadas pelo “amazonense raiz”. Nos pontos de entrega, o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida fizeram a festa da população. O ato, até mesmo pela motivação cristã, reaproxima do povo aqueles que precisam melhorar a popularidade e fortalece a identidade de quem faz das ruas parte diária do estilo de governar. Na política local, esse é um exercício anual que vem dos anos 1980, habilidosamente praticado pelos falecidos ex-governadores Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes. A distribuição do pescado era um grande evento, exibido em frente a um dos mais populares locais daquela Manaus, o então Estádio Vivaldão, hoje Arena da Amazônia.
Oposição à Prefeitura une conservadores e esquerda na CMM
Fenômeno raro está ocorrendo na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e que merece ser estudado. O Partido Liberal, o PL, maior representante da linha ideológica conservadora, está unido aos partidos de esquerda, como o PT. Vereadores de ambos espectros políticos têm demonstrado alinhamento no discurso, sobretudo quando a pauta é a oposição ao Executivo municipal. O movimento, por outro lado, esbarra na força da maioria situacionista. Tem sido comuns discursos proferidos por representantes do PL serem repercutidos ou apoiados por vereadores mais à esquerda ou mesmo pelo representante petista na casa legislativa, o ex-deputado federal José Ricardo.
Adail Pinheiro anuncia investimento de R$ 500 mi e diz contar com Wilson Lima
O prefeito do município amazonense Coari, Adail Pinheiro, anunciou projeto urbanístico na cidade: R$ 500 milhões em obras viárias e na construção de espaços de lazer e para a prática esportiva na área do Igarapé Espírito Santo. A proposta é transformar a região em um novo cartão postal da cidade. Durante ação emergencial de limpeza de mananciais que cortam a sede municipal, iniciada pelo Igarapé Espírito Santo, o prefeito disse que em conversas com o governador Wilson Lima, o Município espera contar com a parceria do Estado para obras de infraestrutura. Segundo Adail Pinheiro, os investimentos em parceria com o Estado devem ser anunciados em junho. Coari é o município mais rico do interior amazonense, abastecido com os royalties da exploração de petróleo e gás natural na região.
Ministério público fiscaliza uso de decreto de emergência na cheia de rios
O Ministério Público do Estado (MPE-AM) instaurou procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar ações da Prefeitura de Manicoré diante da cheia do Rio Madeira. A instituição vai apurar se as ações necessárias ao atendimento das famílias isoladas pela cheia serão adotadas e mais que isso, se serão realizadas dentro dos trâmites legais. A ação em Manicoré sinaliza para a mesma atuação do MPE nos demais municípios que já enfrentam os impactos da cheia dos rios neste ano, que se anuncia acima da média histórica. Pelos decretos de emergência, as prefeituras ganham velocidade nos trâmites para a contratação de produtos e serviços, mas em muitos casos, a desburocratização é usada para o desvios de recursos públicos.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
AGENDA AMAZÔNIA
Fundos setoriais discutem novas linhas de financiamento na Amazônia
O fundo setorial CT-Amazônia e os programas estratégicos vinculados ao Fundo Nacional Científico e Tecnológico estudam financiar projetos sobre: transição energética e mobilidade; prospecção e desenvolvimento de medicamentos e fármacos a partir da biodiversidade e do patrimônio genético da Amazônia; além do apoio à pesquisas em saúde e vigilância epidemiológica frente às mudanças climáticas. As sugestões foram apresentadas pelos integrantes do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), colegiado que analisa o financiamento de projetos com recursos federais, incluindo da Lei de Informática gerados no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM). Durante a reunião foram apresentados os recursos que estarão disponíveis aos fundos setoriais, conforme a Lei Orçamentária Anual do Governo Federal. Oito milhões de reais já estão aprovados para o CT-Amazônia.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
1.000
crianças aguardam registro de nascimento nos consulados brasileiros nos Estados Unidos. A realidade reflete o temor das famílias com a possibilidade da deportação, uma das bandeiras do Governo Donald Trump, de combate à imigração ilegal.