Indústria eletroeletrônica, motor da ZFM, em alerta com invasão chinesa
A indústria eletroeletrônica está em alerta com a possibilidade do mercado brasileiro ser inundado por produtos chineses. A preocupação se acentuou após a Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgar relatório, no qual aponta redirecionamento de parte das exportações chinesas para a América do Sul, em especial ao Brasil, pela influência do País na economia da região. Esta seria uma alternativa da China ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que inviabilizou o principal mercado chinês, justamente o norte-americano. O país asiático revidou, mas Trump ampliou para 245% a taxação aos produtos chineses, algo nunca visto na história e que agora ameaça colapsar a economia global. Para o Brasil, a OMC estima que a China amplie as vendas em 9%. O cenário que se desenha exigirá reposicionamento da indústria nacional para se defender de uma concorrência predatória.
Maria do Carmo troca o Novo pelo PL de Bolsonaro mirando 2026
A empresária Maria do Carmo deu mais um importante passo rumo ao sonho que ela já declarou publicamente: disputar o Governo do Amazonas. Ao lado dos presidentes nacional e estadual do PL, Valdemar Costa Neto e Alfredo Nascimento, ela anunciou filiação ao partido de Bolsonaro. O PL tem a maior bancada da Câmara dos Deputados, consequentemente, o partido com o maior tempo de rádio e TV no horário eleitoral gratuito. Além disso, Maria do Carmo se coloca como opção real da direita no Estado, como candidata em chapa que deve ter o deputado federal Capitão Alberto Neto como candidato ao Senado em 2026. A empresária ganhou visibilidade ao ser candidata a vice de Alberto Neto na eleição de 2024 para prefeito de Manaus. O desafio agora é maior, ser conhecida do eleitorado do interior do Estado. Nos bastidores, especula-se que Alfredo Nascimento deva ser o candidato a vice de Maria do Carmo.
Sindicato denuncia Salazar e Coronel Rosses ao Conselho de Ética da CMM
O Sindicato dos Feirantes de Manaus anunciou que vai protocolar na Câmara Municipal, perdido investigação contra os vereadores do PL Sargento Salazar e Coronel Rosses por quebra de decoro parlamentar. Segundo a denúncia, que deverá ser analisada pelo Conselho de Ética da Casa legislativa, os vereadores teriam agido com truculência e dificultado o cumprimento de medida administrativa da Prefeitura de Manaus contra permissionária na Feira da Banana que estaria comercializando a concessão de um box. Se for comprovada a infração, a entidade defende que as medidas cabíveis sejam adotadas, podendo resultar, em caso extremo, na cassação do mandato. O caso foi parar na Justiça, a permissionária alega inocência e os parlamentares prometem revide.
Bancada do PL responde ao que chama de perseguição política
Vereadores, deputados e o comando do PL no Amazonas prometem colocar os pingos no “is” na movimentação pela cassação dos mandatos dos vereadores de Manaus Sargento Salazar e Coronel Rosses. Em vídeo veiculado nas redes sociais, o deputado estadual Delegado Péricles disse que a ação contra os vereadores é uma perseguição política devido à atuação oposicionista de Salazar e Rosses. O presidente do PL no Amazonas, o ex-prefeito de Manaus e ministro dos Transportes Alfredo Nascimento também estará em coletiva de imprensa marcada para esta quinta-feira (17/4) para tratar do entrevero.
Datas-base
Wilson Lima e as forças de segurança apertam as mãos
Após anos de data-base atrasadas, o Governo do Amazonas deu importante passo para regularizar os vencimentos das forças de segurança. Em reunião com as associações, o governador Wilson Lima anunciou acordo para reajuste das data-base de 2024 e 205: 9,41% sobre os vencimentos: 3,93% a ser pago na folha deste mês de abril, regente a 2024; e 5,48% a partir de dezembro, referente à data-base de 2025, com efeito retroativo. Em nota, as entidades representativas da segurança pública do Amazonas destacam a mediação dos deputados estaduais Felipe Souza, Cabo Maciel e Comandante Dan Câmara pela mediação do acordo. Para o governador, a medida ajuda a pavimentar o projeto de disputar o Senado em 2026 ao atender o pleito da categoria.
Amom aponta aprendizados e diz que buscará novos eleitores no interior
O deputado federal Amom Mandel levou boas lições das eleições passadas, quando concorrreu ao cargo de prefeito de Manaus: de que teve parte do eleitorado dele desgastado, seja de direita ou de esquerda; e que precisa chegar a outros públicos, se fazer conhecer principalmente no interior do Amazonas. Foi o que disse o parlamentar em entrevista ao Programa Meio Dia, apresentado pelo jornalista Jefferson Coronel, na Rede Onda Digital de Rádio e Televisão. Na entrevista, ele confirmou que será candidato à reeleição em 2026. Amom se elegeu vereador de Manaus como um fenômeno das redes sociais. Dois anos depois conquistou vaga de deputado federal como, proporcionalmente, o mais votado do País. As últimas eleições mostraram, por outro lado, a diversos políticos revelados pela internet, que também é preciso estar no meio do povo, visitando as bases e fidelizando e ampliando o eleitorado com ações concretas.
Criador de conteúdo incita crime e é indiciado pela polícia do Amazonas
O criador de conteúdo digital Jardel Progenio precisou gravar vídeo pedindo desculpas públicas pela incitação ao crime. No Instagram, afirmou que ao invés de roubarem tampas de bueiro, os bandidos deveriam furtar os fios de cobre dos radares eletrônicos de controle de velocidade que a Prefeitura de Manaus está instalando. Pela incitação, Jardel foi indiciado e vai responder pela ação deliberada nas redes sociais. O episódio mostra que nem sempre a internet é terra de ninguém e que infratores podem responder pelos atos, mesmo escondidos atrás de celulares e computadores.
CHEIA 2025
Estado inicia ajuda humanitária pela Calha do Rio Madeira
O Governo do Amazonas inicia nesta quinta-feira (17/4) as primeiras ações da Operação Enchente 2025 com o envio de 160 toneladas de alimentos às famílias já afetadas pela cheia deste ano, com maior proporção neste momento no Rio Madeira. Receberão cestas básicas, água potável e purificadores de água os municípios da Calha do Madeira Humaitá, Manicoré e Apuí, que já decretaram Situação de Emergência. Em paralelo, a Defesa Civil do Estado, informou o governador Wilson Lima, está ampliando o monitoramento da cheia, com 50 estações fluviométricas, capacitação de técnicos e uso de novas tecnologias (aplicativos). Com relação à saúde dos ribeirinhos já isolados pela cheia, o Estado enviará kits com medicamentos. Além disso, o Barco Hospital atenderá em Anamã, município que anualmente é inundado
RAIO X
WhatsApp bomba no Brasil
Em 2024, os brasileiros foram os que mais utilizaram o recurso mensagem de voz da plataforma, enviando quatro vezes mais do que qualquer outro País.
O Brasil é o segundo com mais adeptos do aplicativo, atrás apenas da Índia, com população 5 vezes maior que a brasileira.
Os principais países que utilizam o WhatsApp são Brasil, Índia e México.